Tendências do home office que impactam sua incorporadora

Home office foi um dos termos que ficou na boca do povo com a pandemia do Covid-19. À época, poucas eram as empresas que instituíam a modalidade e, verdade seja dita, muito se questionava sobre a eficácia da prática. 

Eis que surgiu, então, a necessidade primordial de que todos nós, salvo raríssimas exceções, ficássemos em casa. E, para não fechar as portas, muitas organizações se viram numa guerra pela sobrevivência comercial: ou as pessoas trabalhavam em casa, ou os negócios viriam à falência. 

Pois bem, instituiu-se o home office em diversos setores da economia. Em 2021, estima-se que 8,2 milhões de brasileiros estivessem atuando na modalidade, segundo o G1 Economia.

Agora, com a amenização de casos da doença e retorno gradativo ao que se conhece por normalidade, muitas empresas estão satisfeitas com os resultados durante a pandemia. Assim, o modelo de home office tem se mantido em muitos lugares, mesmo após a suspensão do lockdown

Hoje, vamos compreender de perto algumas das muitas tendências do Home Office. Entenda como sua incorporadora pode tirar o melhor proveito possível da situação, fomentando as vendas e incentivando equipes. 

Venha comigo!

Reuniões por videoconferência 

As videochamadas já são senso comum no mundo dos negócios. Através delas, conseguimos nos reunir com outras pessoas, debater, realizar gravações de imagem e som, conversar via chat, dentre outras coisas. 

Talvez você se questione sobre a necessidade de manter as videoconferências agora que estamos de volta aos escritórios, mas a verdade é que elas ainda são super necessárias. Seu vendedor com certeza está mais confortável em casa, em seu próprio ambiente. Mas quem também se sente melhor em casa é ele, o cliente. Então a videoconferência acaba sendo conveniente para ambas as partes. 

E se você acha que sua empresa está perdendo alguma coisa por atuar remotamente, pode pensar duas vezes. O novo consumidor, conhecido como consumidor 4.0, precisa se sentir bem atendido, cuidado e não atrapalhado. Desse modo, entregá-lo uma boa experiência de atendimento via videoconferência pode ser a receita perfeita para uma venda incrível. 

Contratação sem limite geográfico

Imagine poder contratar ótimos profissionais de todo o país. 

A modalidade home office te permite fazer isso. Sem os impeditivos geográficos, seus colaboradores podem vir de diferentes lugares, contribuir com suas diversidades e estimular o seu mercado.

Além disso, seus próprios funcionários poderão ter mais liberdade para morar mais afastados da empresa, uma vez que estar presencialmente no local já não será tão relevante. 

Fim do tempo de deslocamento

Entre as pessoas com renda per capita de meio a um salário mínimo, 17% passam mais de uma hora no deslocamento casa/trabalho (IPEA). Isso contabiliza cerca de 260 horas gastas anualmente apenas em translado. Para o colaborador, esse é um precioso tempo que pode ser otimizado com o home office. 

Não será mais necessário acordar absurdamente cedo, encarar o trânsito e por vezes chuva para chegar ao trabalho. O cômodo ao lado é o mais novo escritório!

Instituição do auxílio home office

O auxílio home office também foi uma política fortemente instituída em inúmeras empresas. E, num primeiro momento, isso pode parecer um custo a mais para a empresa. Na verdade, trata-se de um investimento necessário. 

Pense bem: se seu colaborador está trabalhando em casa, ele não está mais utilizando energia, água e outras amenidades da empresa. Todos esses gastos estão saindo de sua própria residência, antes inutilizada durante as horas de trabalho. 

Então oferecer um auxílio home office faz todo sentido. Através dele, é possível criar uma maior produtividade no trabalho, aumentar a moral do seu time e mostrar que você se importa com o bem estar de cada um deles. 

Priorização de espaços bonitos

Verdade seja dita, a estética muito nos atrai. Gostamos de ambientes bonitos, bem pensados, e isso não foi diferente durante o home office. Qual de nós não se esforçou para deixar o enquadramento da câmera bonito nas reuniões? Quem não colocou um livrinho a mais na prateleira ao fundo para harmonizar o background da videochamada? 

Nós estamos priorizando a beleza porque ela também comunica muito aos colegas e clientes. Um ambiente bem organizado e bonito, para o cliente, passa a sensação de profissionalismo, de uma pessoa bem sucedida e de confiança imediata. Assim, até mesmo as chances de fechar negócio são maiores, e tudo isso graças aos detalhes.

Flexibilidade de horas trabalhadas

Por fim, falamos sobre o antigo “bater ponto”. Hoje, tendo em vista as proporções que o home office alcançou, sabemos que metrificar entrada e saída de pessoas não é simples à distância. Dessa forma, é preciso se familiarizar à ideia de que, de longe, você simplesmente não tem como saber cada passo do seu funcionário. 

E está tudo bem! Isso estimula contratações mais assertivas, com processos seletivos mais enfáticos e eficientes. Além disso, passamos a confiar mais nos nossos colaboradores, bem como perceber se o que eles entregam é compatível com as horas trabalhadas. 

Confiando no colaborador para ter mais flexibilidade no trabalho, você automaticamente assegura mais conforto dentro da empresa, de modo que cada um saiba exatamente o que precisa fazer e adeque seu tempo conforme achar melhor. 

Considerações finais

Você já deve ter lido muitos textos sobre os impactos e tendências do home office nos seus clientes, nas tendências do mercado imobiliário e nos novos perfis de consumidor. No entanto, talvez ainda não tenha parado para pensar nos impactos dele sobre seu próprio corpo de funcionários. 

Pois bem, o home office não chegou apenas para o público: chegou para nós também! Assim, temos que nos adaptar à nova realidade e entendê-la pelo que é: uma oportunidade de crescimento e reestruturação dos modelos de trabalho na construção civil. 

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