Que tecnologia é importante para qualquer setor de mercado isso é fato. Por isso, muito provavelmente você já deve ter parado para pensar em tecnologia de obra, isto é, a tecnologia voltada para a indústria da construção civil, certo?
Pois é, por diferentes motivos, construtoras, incorporadoras e fabricantes de materiais têm feito cada vez mais uso da tecnologia. Mesmo assim, a indústria da construção é uma das que menos investe em produtos inovadores no Brasil.
Se comparada com o segmento automotivo, por exemplo, a construção deve melhorar – e muito – quando se trata de tecnologia.
A expectativa, no entanto, é que esse fato fique no passado o mais breve possível.
Mas existe outro problema. Ainda que a construção civil tenha sido o ramo que mais demitiu em 2017 no país, é evidente a falta de mão-de-obra qualificada.
Por isso, é preciso que os trabalhadores estejam mais bem preparados para o mercado de trabalho.
Não basta apenas que as empresas se mantenham sempre atualizadas sobre o que há de mais novo. É necessário que os profissionais também se informem sobre as tendências do setor. Assim, fica mais fácil garantir um emprego, além de melhorar a qualidade da indústria da construção.
Diante de impasses como esses, vale a pena ficar de olho no tema para não continuar para trás e perder a competitividade de mercado.
Em virtude disso, preparamos este post para que você conheça:
- O que é tecnologia de obra
- Importância da sua aplicação
- Como ela pode ajudar a desenvolver a construção civil
- Tendências da área
- E a tecnologia como ferramenta de sustentabilidade nas obras
Boa leitura!
O que é tecnologia de obra?
A tecnologia de obra pode ser resumida de acordo com os seguintes critérios:
- Desenvolvimento de materiais resistentes e leves ao mesmo tempo;
- Produtos com vida útil prolongada;
- Materiais econômicos;
- Objetos que agilizam o processo de construção de uma obra;
- Ajudam a reduzir custos;
- De preferência, que sejam sustentáveis.
Na construção civil, setor em que o não cumprimento de prazos de obras é frequente, a tecnologia chega para tentar diminuir esse quadro.
Outro benefício é que se uma construtora se torna conhecida no mercado pelas suas entregas sempre em dia e pela qualidade do seu serviço, ela é vista com mais atenção no momento de ganhar a confiança do público.
No fim das contas, a tecnologia de obra melhora por consequência a qualificação dos trabalhadores, ajuda a criar um bom planejamento e é responsável por diminuir os riscos de possíveis acidentes no canteiro.
Vantagens do investimento
Fora os benefícios já apresentados neste post, a tecnologia de obra possui outras importantes vantagens. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, esses são alguns dos principais aspectos positivos:
- Diminuição do tempo de construção da obra: o uso da tecnologia ajuda a diminuir possíveis atrasos na entrega, um dos dilemas mais discutidos.
- Redução de retrabalhos: produtos de qualidade e trabalhadores qualificados cometem menos falhas.
- Contenção de desperdícios: caso os profissionais da construção tenham maior controle sobre seu estoque de materiais, haverá menos desperdício.
- Trabalhos padronizados: nada melhor que uma construção que segue o mesmo padrão de qualidade do início ao fim de sua execução. A tecnologia é uma excelente ferramenta para que os trabalhadores exerçam suas tarefas seguindo o mesmo padrão.