Fazer um acompanhamento de obra é algo que deixa qualquer profissional de engenharia ou arquitetura fascinado, não é mesmo? É incrível ver como um terreno vazio vai sendo ocupado até o espaço se transformar numa edificação.
Pensando nisso, o Buildin e a CCDI firmaram uma parceria inédita para realizar um acompanhamento de obra do começo até o final! Assim, ao longo de todo o período de execução o Buildin apresentará novidades relacionadas a uma obra executada pela CCDI.
Além de fotos e vídeos, você terá a oportunidade de conhecer também os bastidores da obra. Isso significa entender os motivos que estão por trás de cada decisão técnica.
Para tanto, vamos entrevistar engenheiros, arquitetos, executivos, prestadores de serviço, dentre outros profissionais!
Tudo para trazer o máximo de informações sobre o empreendimento para você!
Vamos conhecer um pouco sobre o projeto?
O empreendimento
A CCDI (Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário) é a construtora responsável por toda a concepção e execução do EPIC.
Como proposta, o empreendimento procura atender a clientes que procuram por exclusividade e estilo ao morar. São apenas 23 unidades, sendo uma por andar, com 152 m² de área cada.
Além disso, cada um dos apartamentos tem três suítes e três vagas de garagem, com dois terraços: um gourmet e um lounge. É possível, ainda, optar por apenas duas suítes e living ampliado.
O EPIC fica localizado no número 821 da Rua Quatá, no bairro da Vila Olímpia, na cidade de São Paulo.
Como principais diferenciais, o empreendimento oferece:
- Gerador que atende a 100% da edificação, incluindo todos os cômodos dos apartamentos;
- Piso dos terraços nivelados ao living;
- Sistema de telefonia interna por imagem e som;
- Fechaduras biométricas;
- Portaria totalmente blindada;
- Hall social privativo para o elevador para todas as unidades;
- Tomadas de parede USB;
- Academia;
- Wi-Fi nas áreas comuns;
- Bicicletário no subsolo.
Características técnicas
Devido a questões contratuais, o estudo de viabilidade econômica do EPIC impôs restrições relacionadas ao prazo de obra. Assim, o cronograma de execução do empreendimento prevê entrega em 26 meses a partir da mobilização. Com execução iniciada em dezembro de 2017, a entrega está prevista para junho de 2019.
Com isso, uma das principais premissas do cronograma é a velocidade de execução. Na prática, isso significa que será necessário concretar uma laje a cada três dias. Veremos detalhes sobre o concreto, o projeto estrutural e a logística envolvida ao longo do acompanhamento de obra.
Detalhes técnicos do EPIC
- Altura do prédio: 82,45 m
- Dimensões em geral: 15,88 x 15,91 m
- Pé-direito:
- Piso a piso: 3,06 m
- Nível acabado até fundo da laje: 2,85 m
- Pavimentos:23 pavimentos-tipo, dois subsolos, térreo, casa de máquinas e barrilete
- Fechamentos: Vedação em bloco cerâmico; revestimento interno de paredes e tetos (áreas secas) em gesso liso taliscado; revestimento interno de paredes e tetos (áreas molhadas) em cerâmica e forro de gesso, respectivamente; fechamento de shafts com drywall; revestimento externo argamassado com acabamento texturizado e porcelanato em alguns panos; esquadrias de alumínio
- Características da estrutura: Estrutura reticulada em concreto armado (ERCA)
- Fundações e contenções:
- Contenção com paredes diafragma atirantada em algumas lamelas
- Fundação profunda em estaca tipo hélice contínua
- Cota de fundo do subsolo: 720,5 m
- Principais inovações incorporadas:
- Lava rodas com reuso de água;
- Tela eletro soldada para armação de lajes;
- Rede de proteção com vedação total dos vãos;
- Fôrma trepante;
- Escoramento tipo drop-head;
- Sistema de silos para armazenamento e bombeamento de argamassa;
- Sistema ViaWMS de gestão de estoque;
- Agente de cura química.
Logística afinada
A localização e as características do terreno também impuseram restrições à CCDI, conforme veremos no acompanhamento de obra. Com 1.531 m² de área, o terreno do EPIC faz divisa com edificações presentes nas duas laterais e ao fundo.
Essa configuração demandou cuidados especiais com os processos de escavação para terraplenagem e, principalmente, contenção. Esta realizada no fundos e nas laterais com uso de parede-diafragma atirantada.
Para não comprometer ainda mais a logística da obra a CCDI optou por não colocar as áreas administrativas e de convivência dentro do canteiro. A saída foi alugar uma casa a cerca de 100 m do canteiro. Esse local abriga o escritório da obra, vestiários, refeitório, dentre outras instalações. Teremos detalhes sobre essa solução em postagem futura deste acompanhamento de obra.
Relacionamento com a vizinhança
A vizinhança do EPIC, por sua vez, é densamente povoada. Além de questões técnicas relacionadas ao confinamento do terreno, a execução do EPIC demanda intenso trabalho de relacionamento com a vizinhança.
Uma das evidências mais nítidas da preocupação com a vizinhança é o lava-rodas instalado no canteiro. Automático, o equipamento está sendo usado pela primeira vez. A finalidade é eliminar a sujeira das ruas do entorno causada por terra carregada pelos caminhões.
Entretanto, isso está longe de ser a única frente de relacionamento com o entorno. A equipe responsável pela Qualidade realizou um mapeamento num raio de 100 m do terreno. Todos os vizinhos dentro desse raio fazem acompanhamento de obra por meio de notificações enviadas pela CCDI.
Assim, qualquer novidade ou movimentação mais delicada a ser realizada é comunicada com antecedência.
Conclusão
Como podemos ver, assunto não vai faltar ao longo desse acompanhamento de obra. O empreendimento EPIC da CCDI é um projeto repleto de inovações e questões técnicas interessantes.
Teremos muitas oportunidades de explorar diversas questões fundamentais para a engenharia, a arquitetura e a gestão ao longo desse acompanhamento de obra.
Se você ficou interessado, não deixe de se cadastrar para receber as novidades sobre o EPIC assim que elas forem postadas!
Também não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse post com seus amigos! Vamos fazer juntos esse acompanhamento de obra.