Num evento recente, no CREA-BA, conheci duas startups do mundo da construção civil, ou seja, construtechs. O evento debateu inovação sob um ponto de vista empresarial e pedagógico, envolvendo questões sobre como o currículo das Engenharias será inevitavelmente adaptado e como as empresas investem atualmente em pesquisa & desenvolvimento.
Na parte “jovem” do debate, eu assisti a duas interessantes apresentações de startups baianas: 4i Engenharia e Interakt e convidei seus desenvolvedores, respectivamente Túlio Cerviño e Víctor Cavalcanti, a gravarem uma rápida entrevista sobre construtechs.
O que eu mais admiro nessa dinâmica das startups é perceber que, pelo porte e pela vocação, elas conseguem rapidamente mudar de rumo, trocar de tecnologia, adaptar conceitos e dar novo rumo ao produto — o que se chama de pivotar — numa rapidez que uma empresa tradicional não consegue.
Assista às entrevistas. Captação de investimento, aceleração de startup e prototipagem são alguns dos assuntos tratados.
Espero que você goste!