Você sabe, alavancar as vendas é a grande meta da construção civil, que ainda tem um bom estoque de produtos em oferta nesta época do ano.
Um bom plano de cadastro, crédito e cobrança pode ser o que está faltando às empresas
que ainda encontram dificuldades para negociar seus imóveis.
Nisto, um item que merece atenção especial é o controle das contas a receber. De nada adianta fechar muitos negócios se não se refletir diretamente no lucro da empresa.
Por este motivo, resolvi apresentar a você um roteiro simples, com dicas quentes de como montar uma estratégia de crédito, transformar isso em comercialização e dinheiro em caixa.
Vamos lá, eu vou lhe mostrar o caminho.
Ousadia com cautela
A oferta de crédito é uma estratégia que facilita as vendas à prazo, mas que se adota com ousadia e cautela, ao mesmo tempo. Ela deve servir como um chamariz para atrair a clientela que você precisa.
Mas, de maneira nenhuma, pode comprometer o equilíbrio financeiro da sua construtora ou incorporadora.
Porém, enfrentar esta dificuldade requer, também, uma política eficaz de cobrança, que passa pelo controle permanente das contas a receber.
E a previsão de medidas quando se verificarem atrasos.
A empresa deve contar com boas planilhas ou até um sistema ERP, com um módulo específico que organize toda essa operação para você.
Faça a coisa certa. Não transforme isso numa dor de cabeça.
O fundamental é ter sempre sob controle o total da dívida dos clientes, os valores vencidos e não vencidos.
A propósito, tenho uma dica na medida para você. O nosso Ebook “Controle de Contas a Pagar e a Receber”, para ser baixado gratuitamente AQUI.
O Sebrae recomenda também:
- Contate o cliente assim que for diagnosticada a dívida, perguntando-lhe o motivo do atraso e negociando uma nova data para o pagamento;
- Anote: o motivo do atraso, nome e cargo das pessoas contatadas, nova data negociada;
- Peça que o devedor lhe envie, via fax/e-mail, solicitação de novo prazo de pagamento, indicando o motivo do atraso. Tente obter um cheque pré-datado com o novo vencimento;
- Se o seu cliente não puder pagar de uma só vez o débito, procure negociar um novo plano de liquidação da dívida, ponderando a aplicação de juros.
Atenção para essa recomendação:
“Não deixe a situação piorar e tenha um plano de ação. Se o plano de liquidação do débito que foi negociado com o devedor não está a ser cumprido ou se não houve um acordo, devem ser tomadas medidas mais drásticas.”
Entre elas, pedir ao seu advogado para entrar em contato com o cliente. Protestar as dívidas no cartório e comunicar ao devedor esta providência;
Além disso, executar as garantias ou responsabilizar os fiadores. Mas, antes, tente chegar a um acordo, é sempre melhor reaver parte da dívida, imediatamente, do que arriscar um longo e desgastante processo.
Resumindo tudo:
Tenha política de crédito para Construção Civil
Não há dúvida de que se trata de uma forma muito eficaz de fazer decolar suas vendas. É claro que não há sistema cem por cento perfeito.
Mas seguindo o roteiro que mostrei para você, tomando as precauções indicadas, os resultados serão compensadores, não há dúvida.
E, se tiver alguma dúvida, caso precise de orientação, pode nos procurar. Teremos prazer em ajudá-lo, pois queremos muito que você tenha sucesso.
Espero que tenha gostado do nosso conteúdo e, por favor, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário.
Muito obrigado pela leitura e até o próximo artigo.