Historicamente, o ofício de construir evoluiu muito para atender as demandas militares, e a engenharia civil surgiu com a missão de aplicar estes avanços tecnológicos a favor da sociedade. A inovação está na raiz desta indústria e talvez por isso ela tenha tanta afinidade com o uso de softwares.
Hoje, a aplicação de um software para construção civil é parte do dia a dia da indústria, os aplicativos CAD já substituíram a prancheta há algum tempo, mas ainda podemos ganhar muito em produtividade e assertividade apoiando outras atividades com o uso de ferramentas de software.
E a aplicação dos softwares da construção civil não se restringe ao projeto, temos uma infinidade de opções para as diversas áreas da indústria. A seguir vamos expor algumas das ferramentas mais utilizadas por área de atuação:
Projetista
Archicad: este software possibilita a edição 2D e 3D em um único produto. Tem muitas ferramentas auxiliares, como o roofMaker para auxiliar no desenho de telhados e o ArchiTerra para modelar terrenos, o que pode acabar complicando um pouco o uso, mas quando dominadas podem facilitar muitas operações para você.
Autocad: o Autocad foi lançado em 1982 com o propósito de rodar em computadores pessoais, a ideia deu certo e ele virou um sinônimo de software para construção civil. Com diversas evoluções em mais de 30 anos de estrada se tornou um software muito completo. Se você não necessita de uma visualização 3D pode ser uma boa opção.
SketchUp: muito simples de usar, o SketchUp traz uma produtividade muito grande para o usuário. Não tem ferramentas para desenhar objetos específicos ou detalhes de edificações, mas é ideal se você precisa fazer uma representação rápida para validar uma ideia.
Orçamentista
Excel: o Excel não é especificamente um software para construção civil, porém, sua flexibilidade e a infinidade de possibilidades de cálculo que ele permite o tornaram muito popular para a orçamentação. Se você fizer seus orçamentos no Excel tome cuidado com o gerenciamento dos arquivos, uma célula editada por descuido pode alterar completamente seu orçamento.
Sienge: é um ERP, software de gestão, cujo sistema de orçamentos permite o cadastro de serviços e suas composições, que podem ser copiadas de outras obras ou de um repositório. O fato de ser acessado pela internet facilita o seu acesso ao orçamento de qualquer lugar. É ideal se você precisa orçar e acompanhar os valores orçados em comparação com o que foi executado na obra.
Coordenador de projetos
Primavera: o Primavera é um gerenciador de projetos muito robusto, que possibilita muito controle, com diversas configurações, e por isso a curva de aprendizagem é um pouco lenta. É indicado para projetos mais complexos.
Engenheiro de obras
BIM
Hoje, não podemos mais falar sobre software para a construção civil sem falar de BIM (Building Information Modeling). O BIM é uma metodologia que permite integrar as informações relativas a uma obra em um só projeto. Por isso é interessante citarmos alguns softwares que trabalham com essa tecnologia.
A adoção de um software para a construção civil pode trazer mais confiabilidade e produtividade para as atividades que você já executa na administração e execução das obras. É importante avaliar as opções antes de adotar uma solução, uma ferramenta muito complexa para apoiar um processo simples pode prejudicar o seu desempenho.
Dependendo das funções desempenhadas pela sua empresa você pode precisar de mais de uma ferramenta, nessa situação uma solução integrada pode diminuir o ruído na troca de informações entre as áreas.
É claro que existem muitas outras atividades na indústria e muitos outros ótimos softwares para a construção civil, mas achamos que poderíamos ajudar você com essas dicas. Espero ter colaborado para que você encontre uma ferramenta para melhorar o seu dia a dia. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário para tentarmos te ajudar.