Entenda os diferenciais competitivos de médias empresas

Giseli Barbosa Anversa

Escrito por Giseli Barbosa Anversa

6 de maio 2021| 10 min. de leitura

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Entenda os diferenciais competitivos de médias empresas

Quanto mais um mercado amadurece e evolui, mais importantes se tornam os diferenciais competitivos. E dá para dizer, sem medo de errar, que a construção civil já é um setor muito bem estabelecido no mercado nacional e mundial.

Além disso, o setor não para de evoluir, ainda mais depois da transformação digital. Por isso, nunca foi tão importante saber se diferenciar dos concorrentes. E esse trabalho tem de acompanhar o tamanho da empresa.

Por exemplo, quais são os diferenciais competitivos das médias empresas? Essa pergunta pode mudar a forma como você conduz seus negócios.

Assim, no artigo de hoje eu vou te mostrar os diferenciais competitivos das médias empresas, como encontrar um diferencial único e explorar bem ele.

Os 3 diferenciais competitivos de médias empresas

Sempre é possível explorar algumas vantagens naturais que vêm com o porte da empresa. Isso acontece também com as pequenas e grandes, mas quais são os diferenciais competitivos naturais das médias empresas?

Podemos destacar ao menos três deles. Veja quais são na lista a seguir:

1. Mistura de estrutura com agilidade

Enquanto falta certa estrutura para as pequenas empresas, falta agilidade para as grandes. Aí é que entra o primeiro diferencial das médias empresas, que ficam no meio do caminho, por assim dizer.

Médias empresas são ágeis, mas têm estrutura

Ou seja:

Elas têm mais estrutura que uma empresa pequena, e assim pode cuidar de obras maiores. Ao mesmo tempo, são mais ágeis que empresas grandes, o que pode ser importante para certos projetos.

2. “Fome” de grandes projetos

Outra questão importante é a “fome”, ou desejo, de projetos grandes, que façam a empresa crescer.

Em geral, o cenário é o seguinte:

Enquanto as pequenas empresas não têm condições de realizar o serviço, as grandes, em muitos casos, já têm vários outros projetos grandes que dividem sua atenção.

Por outro lado, as médias empresas são o parceiro ideal para clientes que estão expandindo rápido e buscam um parceiro de longo prazo, com atenção total.

3. Visão estratégica do mercado

Outra questão que ajuda as médias empresas é a visão estratégica do mercado imobiliário. Primeiro, elas passaram recentemente pelas dores das empresas pequenas, e sabem como explorar suas fraquezas.

Além disso, elas ainda não têm uma estrutura tão engessada quanto uma empresa grande, e podem fazer mudanças com mais velocidade e a um custo menor. Por sua vez, isso pode se refletir em estratégias de vendas mais próximas dos clientes.

Mas aqui fica um alerta:

Essas vantagens pertencem a todas as médias empresas. Ainda assim, você precisa saber se destacar da concorrência, e isso exige encontrar diferenciais únicos. Mas, como fazer isso? É o que nós vamos ver a seguir.

Veja 5 diferenciais competitivos em potencial para adotar na sua empresa

Primeiro, você faz o arroz com feijão, ou seja, aproveita bem os diferenciais que todas as outras médias empresas deveriam aproveitar. Depois disso, é hora de dar um passo além para garantir a liderança do seu nicho de mercado.

E isso significa uma coisa:

Encontrar diferenciais únicos, que mais ninguém tem. Para isso, é importante sempre pensar no longo prazo e em como servir os clientes de maneira exclusiva.

Pensando nisso, aqui estão 5 opções de diferenciais em potencial que você pode explorar ao máximo para se tornar único no seu nicho de mercado:

1. Atendimento

Ainda são poucas empresas que atendem o cliente de maneira brilhante. Então, isso significa duas coisas:

Primeiro, uma oportunidade enorme de crescer por adotar um atendimento de qualidade incrível como grande diferencial competitivo. Aliás, chega a ser impressionante o fato de que uma coisa tão importante para o cliente seja tão ignorada pelas empresas.

Segundo, se você quiser adotar o atendimento como diferencial, precisa ir além do básico. Muitas empresas pensam que oferecem um ótimo atendimento quando, na verdade, fazem apenas o mínimo obrigatório.

2. Método construtivo

Com tanta inovação nos anos recentes, surgiram muitos métodos construtivos que têm chamado a atenção dos clientes. Além disso, novos materiais de construção apresentam opções cada vez maiores e mais interessantes para novos imóveis.

Nunca houve tantos métodos construtivos no mercado

Por que não se especializar em um método construtivo, ou em um tipo específico de materiais?

É claro que isso exige alguns cuidados, mas com equilíbrio pode ser um cartão de visitas e tanto para a sua empresa se destacar no mercado.

3. Rede de parceiros

Outra opção é usar suas conexões ao longo do tempo e criar uma rede de parceiros que sirva como diferencial competitivo. E sabe o que torna essa opção tão interessante?

Ela é mais difícil de imitar do que as outras. Afinal, leva anos para construir uma reputação e relações de confiança com profissionais, fornecedores e instituições. Então, se você tem essa rede de contatos forte, use isso a seu favor.

4. Sustentabilidade

Outro ponto que ganhou muita força no mercado da construção civil nos últimos tempos é a sustentabilidade.

Sustentabilidade pode ser um grande diferencial competitivo

Pense no seguinte:

As chamadas construções verdes são o futuro. Então olhar para todas as suas obras dessa forma é um ótimo modo de se colocar à frente de empresas mais tradicionais e resistentes a mudanças.

Mas tome o cuidado de mostrar para os clientes que a mudança para construções sustentáveis vale a pena também do ponto de vista financeiro, não só ecológico.

5. Design

Por fim, outra peça-chave da construção civil, que faz toda a diferença para um imóvel ser funcional e bonito, é o design. Cada vez mais, as pessoas estão percebendo o papel de um bom design na parte funcional dos imóveis, em vez de enxergá-lo apenas como estética.

Então, você pode adotar o diferencial como design e dominar um nicho de mercado que talvez nem exista ainda na sua região.

Aliás, um dos segredos da diferenciação é esse:

Quando você sabe explorar bem esses diferenciais, consegue até criar novos subnichos e dominá-los de forma isolada. Mas como fazer isso? Veja a seguir.

Como explorar seus diferenciais competitivos ao máximo

Depois de encontrar e estabelecer seus diferenciais competitivos, ainda resta uma questão a resolver: como explorar ao máximo esses diferenciais para conseguir vendas e lucro?

A resposta está em 2 pontos essenciais da sua estratégia de comunicação:

1. Foque seu marketing no seu maior diferencial

Existe um conceito dentro do marketing de resposta direta que se chama Proposta Única de Vendas (PUV).  Essa proposta consiste em promover o seu maior benefício, de um modo que ele pareça único e desejável.

Então, depois de definir o seu diferencial competitivo, é nele que você deve concentrar todo o seu marketing. Toda a comunicação da sua empresa deve girar em torno dessa PUV, para que os clientes entendam que não há ninguém igual naquele aspecto em todo o mercado.

2. Fale a língua do seu cliente ideal

O segundo ponto é falar de um modo que o cliente entenda e oferecer o que ele mais deseja comprar. Como assim?

Por exemplo, se o seu diferencial for o atendimento, você deve promover a noção de que ao fazer negócios com você, o cliente virá em primeiro lugar.

Se escolher como diferencial uma rede de parceiros, venderá para o cliente a possibilidade de contar com uma rede exclusiva de contatos trabalhando para ele.

Se o design for seu diferencial, você não venderá apenas beleza, mas imóveis que  funcionam melhor e que precisam de menos reformas. E assim por diante.

Assim, fica evidente que existem vários diferenciais competitivos para as médias empresas adotarem, mas eles ainda são pouco explorados. Se aplicar as dicas desse artigo na sua empresa, você estará muito mais perto de dominar sua porção do mercado e crescer.

Por fim, é impossível se destacar se a sua empresa não tem uma gestão competente. Veja como resolver isso com uma plataforma integrada de gestão voltada para a construção civil!