Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela Gerdau, o evento é considerado o mais importante da engenharia estrutural do País.
Até hoje, mais de 64 projetos já foram premiados dentre aproximadamente 250 finalistas.
O concurso é aberto a empresas ou profissionais projetistas de estruturas sediados no território nacional (associados ou não à ABECE).
Além disso, uma das novidades para esta edição é a categoria destinada exclusivamente a jovens profissionais.
Dessa maneira, a categoria “Jovens Talentos”, que contempla projetos elaborados por profissionais nascidos a partir de 1º de janeiro de 1984, registrado no CREA e não inscritos em nenhuma das outras categorias.
Os interessados em participar da 17ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural podem inscrever quantas obras distintas desejarem em cada uma das cinco categorias:
Infraestrutura
Serão considerados projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, túneis, terminais, pontes, viadutos, passarelas, obras de saneamento, portos, barragens etc.;
Edificações
Serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam a utilização residencial, comercial, escolar, industrial, entre outras, com área construída maior que 3.000 m²;
Pequeno Porte
Serão consideradas as estruturas de residências unifamiliares, de qualquer porte, e pequenos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, com área construída de até 3.000 m²;
Obras Especiais
Serão considerados projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados como antenas de telecomunicações, bases de equipamentos, esculturas, monumentos, escadas, reforços estruturais, obras de “retrofiting”, reformas, ampliações, coberturas etc.;
Entre os aspectos avaliados em cada obra inscrita estão a concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, a originalidade, a monumentalidade, sua implantação harmônica em relação ao ambiente, e a esbeltez/deformabilidade.
Assim, a estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenarias ou, ainda, mista;
Jovens Talentos
Serão considerados projetos elaborados por profissionais nascidos a partir de 1º de janeiro de 1984, registrados no CREA. Poderão ser inscritos trabalhos de quaisquer das categorias anteriores
Votação on-line e premiação
Depois de inscritos, os projetos serão avaliados e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau.
Além disso, também será aberta no site do Prêmio uma área de votação, na qual o visitante poderá escolher um dos trabalhos, dentre todas as categorias. Por isso, o resultado desta votação será online e estará aberto a todos os visitantes.
Dessa maneira, os vencedores de cada categoria ganharão troféu alusivo ao evento. Os segundos colocados receberão placa alusiva de menção honrosa, além de diplomas de participação no concurso.
Além disso, a comissão julgadora selecionará também uma obra merecedora do prêmio “Destaque do Júri”. Assim, trata-se de uma menção honrosa para a obra que se destacar em Sustentabilidade. Além disso, o júri poderá, ainda, definir critérios para valorizar os trabalhos melhor avaliados na votação pública online.
Afinal, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil. Assim, os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 31 de outubro de 2019 no ENECE 2019. Ou seja, o 22º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que será realizado em São Paulo (SP).
Então fique atento, pois as inscrições ao 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural vão até 12 de agosto de 2019. Caso você precise de mais informações acesse o site www.premiotalento2019.com.br.
Vencedores da 16ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural
Em 2018, os vencedores e os ganhadores das menções honrosas do Prêmio Talento Engenharia Estrutural foram:
Construção Industrializada
Vencedor: Francisco Paulo Graziano – Shopping Parque da Cidade – São Paulo (SP)
Menção Honrosa: Cesar Lopes Pereira – Hospital Nove de Julho – Ampliação – São Paulo (SP)
Edificações
Vencedor: Ricardo Leopoldo e Silva França – São Paulo Corporate Towers – São Paulo (SP)
Menção Honrosa: Wanderlan Paes FIlho – Ed. Mansão Wildberger – Salvador (BA)
Infraestrutura
Vencedor: Leonardo Perazzo Barbosa – Terminal Olímpico – Rio de Janeiro (RJ)
Menção Honrosa: Geraldo Filizola e Gilberto Filizola – Viaduto de Deodoro em Balanços Sucessivos – Rio de Janeiro (RJ)
Obras Especiais
Vencedor: Jairo Fruchtengarten – SESC 24 de Maio – São Paulo (SP)
Menção Honrosa: Jéssica Tarenzi Ramos e Virgílio Augusto Ramos – Retrofit Escola Americana Avenues São Paulo – São Paulo (SP)
Pequeno Porte
Vencedor: Nicolas Pfeuti – Residência Condomínio Fazenda Boa Vista – Porto Feliz (SP)
Menção Honrosa: Dirk Mader – Saint Gobain – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – São Paulo (SP)
Destaque do Júri
Fabrício Gustavo Tardivo – Projeto Sirius – LNLS – Campinas (SP)
Votação Online
Leonardo Bruno Martins – Estação Maracanã da Supervia – Rio de Janeiro (RJ)