O Construsummit se tornou um dos principais eventos da indústria da construção civil e está de volta em 2021. Ainda no formato online, o evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro e reunirá os principais nomes do nosso setor.
Se você atua em alguma das pontas da cadeia da construção – seja na construção, incorporação ou no fornecimento de produtos e serviços -, você não pode perder essa chance de atualização. Afinal, em um cenário cada vez mais desafiador e em transformação, é essencial se atualizar constantemente e aprender com quem tem enfrentado os mesmos desafios que você.
Por meio da Grua Conteúdo, eu pude fazer parte da curadoria do Construsummit e selecionei, dentre vários destaques, 5 motivos principais para você participar do evento. Continue a leitura e saiba mais!
1. O futuro da indústria no Construsummit: o que vem pela frente?
O evento se propõe a trazer reflexões sobre o atual momento do setor e também as perspectivas futuras. Ao mesmo tempo em que temos uma projeção otimista de crescimento de 4% no PIB do setor ao final de 2021 – a maior desde 2013, quando a alta foi de 4,5% -, há também uma certa imprevisibilidade.
Por isso, a palestra de abertura na plenária, realizada pelo diretor-executivo do Sienge, Ionan Fernandes, vai mostrar a importância da gestão estratégica de dados para garantir previsibilidade e maior integração na cadeia da construção.
Na sequência, entrando um pouco mais na área econômica, o Construsummit recebe a coordenadora de projetos no FGV/IBRE, Ana Maria Castelo, uma das referências no assunto no Brasil. Ela vai apresentar, do ponto de vista de cenário e perspectivas, o que podemos esperar para os próximos meses.
No painel seguinte, o evento receberá nomes de peso para responder a uma questão muito importante: “como superar os desafios para crescer ainda mais?”. E dentre esses desafios está, inevitavelmente, o custo e o fornecimento de insumos no país.
“Hoje, o principal fator que está impedindo o avanço das atividades do setor é o alto custo e a falta da matéria-prima. As empresas não sabem quando e por quanto terão os materiais”, explica Ieda Vasconcelos, economista da CBIC e assessora econômica do Sinduscon-MG.
A Ieda é presença confirmada no painel, ao lado do presidente da Abrainc, Luiz França, e do presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.
Trilha Gestão
Além disso, a trilha Gestão, que acontece no dia 23/09, dará atenção especial a esses temas, com palestras e painéis sobre:
- Perspectivas da indústria de materiais de construção para o 2º semestre de 2021
- Importação de aço como estratégia para driblar a alta dos preços no mercado nacional
- A importância dos dados para a saúde financeira da sua empresa: dicas e boas práticas
- Perspectivas para os preços de imóveis residenciais no Brasil
2. Trilhas temáticas e desafios atuais
Além da plenária e da trilha Gestão, citada acima, o Contrusummit conta com mais 3 trilhas temáticas:
- Construção
- Comercial por CV
- Ecossistema e integração
Dessa forma, o evento abrange os principais temas da cadeia produtiva e atende aos diferentes públicos.
Construção
Na trilha Construção, por exemplo, o foco está nos engenheiros e gestores de obras. Por isso, vamos discutir, entre outros temas,, os esforços para ampliar a disseminação do BIM no Brasil, as possibilidades da “hiperautomação” na tomada de decisões em canteiros de obra, métodos construtivos e construção modular.
A trilha conta também com a apresentação de dois estudos de casos, mostrando:
- como a Dimas Construções faz a digitalização do canteiro de obras;
- e como a G2Base, da Gerdau, está aumentando a produtividade na fundação através de novos processos, tecnologias e gestão personalizada.
Comercial por CV
Na trilha Comercial, que é promovida CV – Construtor de Vendas, o evento discute temas como:
- O novo comportamento do consumidor imobiliário
- Vendas 100% digitais: do marketing pré-vendas ao atendimento pós-vendas
- Como novos hábitos, valores e comportamentos de consumo transformaram os empreendimentos do mercado imobiliário
- Os 10 principais erros nas estratégias de vendas no mercado imobiliário
- Estratégias de lançamento de imóveis: dicas e boas práticas
- Como fidelizar o cliente através de uma experiência única de vendas e pós-venda
Ecossistema e Integração
Na terceira trilha, sobre Ecossistema e Integração, há temas e desafios que até pouco tempo atrás não faziam parte do dia a dia das construtoras. Por exemplo: como conciliar e expandir a integração de soluções e aplicativos na construção civil. Afinal, hoje mais do nunca, existem cada vez mais soluções para as obras, em todas as suas fases.
Na prática, isso demonstra o crescimento de construtechs e proptechs no Brasil. Segundo dados da Terracotta Ventures, o setor cresceu 235% em apenas 5 anos. Por isso, vamos debater os impactos desse crescimento e as possibilidades para um incremento ainda maior.
3. Palestrantes de mercado
Após um longo trabalho de pesquisa e seleção, o Construsummit reuniu os principais nomes do setor, mais de 50 ao todo. Muitos deles são profissionais de mercado – de construtoras e incorporadoras – que enfrentaram ou estão enfrentando os mesmos desafios que você na sua empresa.
Nessa linha, podemos destacar nomes como:
- Alexandre Mangabeira, Diretor de Incorporação Comercial e Marketing da Tecnisa
- Antônio Setin, CEO da Setin Incorporadora
- Bianca Setin, Diretora de Operações da Setin Incorporadora
- Breno Prestes, CEO da Prestes Construtora
- Caio Bonatto, CGO na Tecverde Engenharia
- Eduardo Parente, Diretor-Geral da Construtora Gavilla
- Fábio Villas Bôas, Vice-presidente da Tecnisa
- Gilberto Gaspar Junior, Gestor de TI da Inloop
- Jonathan Degani, Gerente de Pós-Obra da Brasil ao Cubo
- Maria Natalia Villagran de Dios, Gerente de Obras da Dimas Construções
- Rafael Passos Valadares, Diretor Técnico da Direcional Engenharia
- Ramon Roberto Deschamps, Gerente de Engenharia e Processos da RDO Empreendimentos
- Ronaldo Cury, Diretor Institucional e de Relações com Investidores da Cury Construtora
- Sabrina Ribeiro, Diretora de Operações da Cury Construtora
Além desses, o Construsummit recebe diversos outros especialistas renomados. A lista completa você encontra no site do evento.
4. Ajudar mais famílias a terem um lar
O Construsummit é um evento com um propósito que vai além da transformação do setor da construção. O evento vai ajudar famílias a terem um lar. Isso porque o Sienge doará a arrecadação em ingressos para Construide.
A Construide é uma organização que constrói e reforma casas para famílias em situação de vulnerabilidade. Eles já realizaram mais de 40 obras, beneficiando cerca de 7 mil pessoas.
5. Muito networking no Construsummit 2021
A pandemia impactou fortemente os eventos, em todos os setores. Na construção civil não foi diferente. Então, o Construsummit é a oportunidade para colocar os contatos em dia e fazer novas conexões. Afinal, o evento receberá cerca de 5 mil pessoas.
O evento utilizará uma plataforma 3D que simula a participação real em um evento, com direito a salas paralelas de conteúdos e espaço com estandes virtuais. Dessa forma, é uma oportunidade para conhecer as últimas novidades da indústria, conectando-se com os patrocinadores do Construsummit.
Portanto, não fique de fora! E se você é cliente Sienge, há um motivo a mais para participar: sua empresa tem direito a 3 ingressos gratuitos, que podem ser resgatados diretamente no site do evento.