Muito mais que uma simples ferramenta, a automação de marketing tem ganhado espaço dentro do mercado imobiliário e se mostrado uma otimizadora de atividades. Atuando através da tecnologia para agilizar processos, a automação trabalha de mãos dadas com a modernidade e busca, sempre, a inovação comercial através da digitalização.
Basicamente, é o uso de diferentes tecnologias, ferramentas e plataformas para realizar determinada atividade de marketing. Dentro de mercados competitivos e escaláveis, isso pode significar mais tempo útil para equipes, maior precisão na execução de tarefas e mais assertividade no relacionamento com o cliente.
Na construção civil, a automação de marketing já atua fortemente rumo à reinvenção da jornada de vendas. Agora, ela é uma parte importante da trajetória comercial, e já apresenta resultados expressivos dentro do setor.
O artigo de hoje irá se debruçar sobre a automação de marketing no mercado imobiliário. Aqui, você aprenderá seus conceitos, benefícios e diferentes formas de aplicação para sua incorporadora ou urbanizadora.
Quer saber mais? Acompanhe este artigo, feito numa parceria entre CV e Sienge!
O que é a automação de marketing?
A automação de marketing é o uso da tecnologia para realizar determinadas ações dentro de uma empresa. Assim, o que se busca é tirar certas tarefas da responsabilidade humana e transferi-las para as máquinas.
Com a automação, uma empresa imobiliária pode se tornar muito mais eficiente e escalável. Para tanto, o processo procura dar mais personalização e alcance de campo às estratégias de marketing de uma organização.
Certo, mas como uma incorporadora pode se tornar melhor por meio da automação? Comentamos no parágrafo anterior sobre duas variáveis, eficiência e escalabilidade.
Agora, para entender como a automação pode ser benéfica, falaremos sobre cada uma dessas duas áreas e sobre a forma como elas se ligam à automação de marketing.
- Eficiência
A automação de marketing propõe mais eficiência empresarial através do uso da tecnologia. Assim, de modo geral, suas equipes têm um braço a mais dentro das atividades cotidianas, e podem se ver mais livres para inovar e utilizar a tecnologia em seu favor.
- Escalabilidade
Da mesma forma, a automação de marketing preza pela escalabilidade de processos. Ou seja, o crescimento constante, orgânico e metrificável de uma empresa. E esse crescimento é fruto das muitas técnicas que a automação utiliza para fazer uma organização buscar sempre o atingimento de metas e superação de resultados.
Diferentes Tipos de Automação de Marketing
Não é que a automação de marketing seja simples, mas ela sem dúvidas simplifica uma jornada comercial. Tarefas que levariam dias ou mesmo semanas para metrificar podem ser analisadas e visualizadas em poucos minutos.
Dentre as atividades mais comuns de automação de marketing, algumas recebem destaque especial. São elas:
- Automação de campanhas via e-mail
- Automação de redes sociais
- Lead Scoring
- Automação de campanhas digitais
Automação de campanhas via e-mail
O e-mail, por vezes, é o único contato que sua empresa tem com o lead por um bom tempo. Diferente do telefone, o contato por e-mail não é invasivo, pode ser aberto quando quiser e não requer resposta imediata. Sendo assim, é o formato perfeito para qualificar aquele lead que ainda não está no momento certo de compra.
Automatizando suas campanhas via e-mail, sua equipe consegue disparar e-mails específicos para leads que realizaram determinada ação, como por exemplo acessar seu site imobiliário ou preencher uma ficha de simulação de pagamento. Isso agiliza o contato e aumenta as taxas de resposta.
Automação de Redes Sociais
Com as redes sociais, conseguimos entender o que nosso público consome, quais suas preferências de horários, linguagem e muito mais. No entanto, outra coisa é essencial dentro do universo das mídias digitais: a produção de conteúdo de valor.
Claro, não é sempre que você estará disponível para postar, responder mensagens e compartilhar conteúdo. E é por isso mesmo que a automação de marketing existe.
Plataformas como o Buffer, MLabs e o próprio Business Suite do Grupo Meta permitem agendar postagens para horários específicos. Além disso, esses sistemas ainda te oferecem indicadores como horário ativo, melhores publicações, dias da semana com mais engajamento etc.
Lead Scoring
O Lead Scoring é uma extensão do que a ferramenta de automação de marketing pode fazer. Essa é a estratégia que atribui individualmente aos seus leads pontuações para cada atividade que ele realiza dentro do seu universo digital.
Ou seja, se ele baixou um e-book, ganhou 5 pontos, se comentou na postagem, ganhou mais 5. Se clicou em botões como “solicitar orçamento”, 10. E assim por diante. A ideia é que quanto mais próximo ele estiver do 100, mais qualificado para compra ele é.
E como isso pode te ajudar? Analisando esse simples e objetivo número, seus SDRs e corretores podem escolher para quem ligar naquele dia, aumentando muito suas chances de sucesso.
Automação de Campanhas Digitais
Conhece os famosos anúncios do Google? Aqueles anúncios que vez ou outra aparecem e que coincidentemente são referentes a um de seus interesses foram criados sob medida para você. Com base num estudo de público, cookies e perfis, o buscador te apresenta exatamente o anúncio que você precisa ver.
Também é possível fazer isso na sua incorporadora. Grandes nomes como Google e Facebook permitem o disparo contínuo de anúncios para seu público-alvo. Esses anúncios podem falar sobre sua empresa, sobre um empreendimento recentemente lançado, sobre quantas pessoas já compraram com você e muito mais.
Elas aparecerão com base no recorte geográfico que você pontuar e durarão o tempo que quiser (e enquanto sua verba permitir). Assim, é possível captar novos públicos por um preço muito mais baixo do que outdoors e outras mídias tradicionais.
Os benefícios da Automação de Marketing
Apesar de trabalhar diretamente através da tecnologia, essa estratégia busca humanizar e personalizar o relacionamento com o cliente, aumentando o sucesso da sua empresa.
Veja mais alguns benefícios da automação de marketing:
Redução de custos
É seguro dizer que o primeiro benefício da automação de marketing é também aquele que mais atrai nossa atenção. Afinal, quem não ama reduzir os gastos, não é verdade?
Pois bem, a boa notícia é que a automação pode te ajudar muito com isso. Por meio dela, você investe em formas mais rentáveis de acompanhar, nutrir e qualificar seus leads: com a tecnologia! Isso diminui bastante o consumo de horas dos seus funcionários e, consequentemente, reduz gastos eventuais.
Mas, além de reduzir gastos, a automação também aumenta os ganhos! É isso mesmo, ela possibilita uma qualificação muito mais eficaz dos seus clientes, gerando lucratividade para empresa e fluxo de caixa positivo.
Produtividade de colaboradores
Trabalhar em tarefas monótonas pode ser muito desmotivador. Mas a automação de marketing pode te ajudar demais com isso. E, dessa vez, quem agradece são seus colaboradores.
Ao delegar atividades repetitivas (como disparo de e-mails, por exemplo) para a ferramenta de automação, seus colaboradores têm mais tempo para trabalhar em outras atividades, exercitar a criatividade e aumentar sua produtividade.
Funil de Vendas mais eficaz
O Funil de Vendas é a estratégia usada para gerir a trajetória de compra de um ou mais leads dentro da sua empresa. Com ele, você pode ter mais conhecimento sobre falhas e oportunidades no seu processo comercial.
Sendo assim, o funil de vendas atua diretamente com o cliente. Ele define os caminhos que o lead pode seguir até chegar na finalização da compra, e é por isso que ter eficiência nesse trajeto é tão importante.
A automação pode, sim, trazer mais eficiência ao seu funil. Ela possibilita que suas equipes atinjam os potenciais clientes no momento certo, com a frequência adequada e com a linguagem mais compatível para cada base. Assim, você garante maior qualidade no seu funil de vendas, bem como um ciclo comercial menor (e mais ágil).
Menos falhas
Quando realizadas manualmente, é normal que algumas atividades apresentem falhas. Podemos deixar de enviar um e-mail importante, enviá-lo duas vezes ou até mesmo mandá-lo para a base errada de clientes.
Mas a automação evita essas falhas humanas e nos permite checar várias vezes antes de agendar um disparo de e-mail como esse. Ainda por cima, auxilia outras demandas eventuais como, por exemplo, guardar o histórico de informações de um determinado lead.
Modernização
Por fim, podemos dizer que automatizar o marketing é modernizar sua empresa.
Sem sombra de dúvidas, as atividades manuais ainda são de extrema importância para o mercado imobiliário. É o contato humano, afinal, que impulsiona um cliente rumo à tão sonhada compra.
Contudo, a automação de marketing é uma grande amiga do marketing. Através dela, conseguimos destinar mais esforços a outras atividades e humanizar aquelas que são automatizadas. Dessa forma, conseguimos nos comunicar melhor com nossos clientes, gerar um rapport seguro e, enfim, concluir o negócio.
Automação de marketing e CRM: qual usar?
CRM e automação de marketing não são a mesma coisa. Por outro lado, a notícia boa é que eles também não são concorrentes. Na verdade, são estratégias que, juntas, podem fazer ainda mais pelo negócio imobiliário.
O CRM se refere ao Customer Relationship Management. É uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente que busca gerenciar todos os pontos de contato entre lead e incorporadora durante o processo comercial imobiliário. Além disso, o CRM também ajuda a criar um ecossistema de soluções tecnológicas em torno de sua empresa.
Bem, é precisamente nesse ponto que a automação entra. Os maiores CRMs do mercado imobiliário oferecem a possibilidade de integração com ferramentas de automação como RD Station, SharpSpring e outras. Isso faz com que sua incorporadora tenha todas as soluções necessárias para pré-venda, venda e pós-venda numa única plataforma: o CRM.
Dessa forma, as principais informações são compartilhadas entre sistemas e acabam de vez com o retrabalho.
Como aplicar a automação de marketing na sua empresa?
Finalmente, chegamos ao momento mais importante deste material. A partir de agora, ensinaremos a você as melhores formas de aplicar a automação de marketing dentro da sua incorporadora ou urbanizadora. Existem duas principais formas, são elas:
Utilizando as ferramentas de automação
A primeira forma de assegurar uma boa automação de marketing na sua empresa imobiliária é através das ferramentas de automação. Essas ferramentas são vendidas geralmente na forma de plataforma ou aplicativo, e têm como objetivo realizar uma automação eficiente do marketing contido no seu processo comercial.
Existem muitas ferramentas úteis de automação de marketing no mercado atualmente. Algumas delas são as seguintes: RD Station, SharpSpring, HubSpot e MailChimp são alguns exemplos.
Essas e outras ferramentas realizam automação de diversas atividades. Lançamento de campanhas, criação de landing pages, disparo de e-mail marketing, entre outros.
Adquirindo um bom CRM
Ter um CRM de qualidade é, de longe, a melhor forma de automatizar seu marketing, sabe por quê? Um bom CRM te permite integrar com as melhores plataformas de automação do mercado. Seja automação de chat, e-mail, campanha ou outros, o CRM possibilita a criação de um ecossistema que resolva todas as suas necessidades em marketing.
Mas, atenção, não é qualquer CRM que possui essas qualidades. Geralmente, esses benefícios são encontrados com mais facilidade no chamado CRM 5.0, o modelo de CRM mais completo do mercado.
Um dos cinco grandes pilares dessa nova classe de plataforma é a criação dos “Ecossistemas de Tecnologia”, grandes integrações que podem revolucionar o nome de uma empresa.
E não acaba por aí: o CRM 5.0 também possui outros quatro pilares, além do Ecossistema: Pré-venda, Venda, Pós-venda e Gestão. Tudo isso tem o objetivo de trazer à organização uma gestão comercial completa e crescente, com muita modernidade e digitalização.
Conclusão
Se estar sempre em dia com a tecnologia é importante para você, eu recomendo fortemente que aposte nas ferramentas de automação de marketing. Você pode fazer isso de maneira independente ou integrando-as ao seu CRM para mais praticidade e eficiência.
É necessário compreender que o mercado imobiliário está ampliando seus horizontes e abrindo portas para a inovação. Sendo assim, a melhor estratégia para se manter relevante é buscar as novidades e se apropriar delas para o seu negócio.
E aí, está pronto para dar espaço às máquinas e revolucionar seu funil de vendas imobiliário?
Hoje foi o dia de conhecer os benefícios por trás da aplicação da automação de marketing.
Como dissemos anteriormente, a automação passou de uma simples ferramenta para um verdadeiro braço direito do marketing empresarial. Seja dentro ou fora do mercado imobiliário, sua relevância é notável em diferentes setores, e merece ser reconhecida.
Você gostou de conhecer mais sobre a automação de marketing e suas possibilidades para o setor da construção? Então compartilhe esse material com outras pessoas interessadas no tema!