Consumidor digital: qual é o seu perfil e comportamento?

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

29 de outubro 2021| 12 min. de leitura

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Consumidor digital: qual é o seu perfil e comportamento?

O cliente é a base de qualquer negócio. Nós, empresas, existimos com o objetivo primordial de satisfazê-lo, encaminhá-lo à compra e nutrir com ele um relacionamento duradouro. Mas, para que possamos fazer isso, é importante que entendamos, afinal, quem é o comprador que domina o mercado. Hoje, esse é o consumidor digital, sobre quem falaremos agora.

Muito mais que uma simples parte do processo comercial, o consumidor digital é o verdadeiro protagonista da compra. Suas necessidades de consumo básicas exigem atendimento de qualidade, experiência de compra única e outras coisas que veremos a seguir.

Assim, não basta apenas trabalhar seu serviço para oferecer o que o consumidor digital precisa. É essencial também conhecê-lo e apostar nas ferramentas que podem te diferenciar da concorrência rumo à realização do negócio.

Quer descobrir mais sobre o consumidor digital e suas características? Acompanhe agora no Blog do Sienge!

Quem é o consumidor digital?

O consumidor digital é um dos frutos da era digital. Por isso, ele não deixa a desejar quando o assunto é tecnologia: ela é sua grande aliada, tanto no processo comercial quanto no cotidiano. Sendo um ávido consumidor dos novos veículos de comunicação, esse consumidor é também extremamente ágil e muito pouco paciente.

Em síntese, o consumidor digital é composto pela geração Millennial, nascida entre as décadas de 80 e 90. Superinformada e amiga do universo virtual, essa geração foi altamente impactada pelo surgimento das novas tecnologias e, hoje, faz uso das mais diversas plataformas digitais.

Dentre os principais diferenciais do consumidor digital, também conhecido como consumidor 4.0, podemos destacar:

  • Curiosidade
  • Sede de conhecimento
  • Independência intelectual
  • Exigência

Ou seja, é possível perceber que o consumidor digital não é qualquer um. Ele sabe o que quer e está disposto a lutar pelos seus direitos. Conhecedor e informado, ele precisa ser muito entendido antes de prospectado, pois um simples erro durante a pré-venda pode te custar um forte cliente.

O perfil do consumidor digital

Não coincidentemente, o consumidor digital tem um perfil bastante único. Seus gostos, preferências e particularidades são bastante diferentes dos perfis de público anteriores a ele. Isso, ao mesmo tempo em que nos causa certo receio sobre como agir, abre portas para novas possibilidades de entrega para um tipo de consumidor completamente novo.

Vamos acompanhar, agora, as características do consumidor digital!

Alto nível de pesquisa

Falou em pesquisa, é com ele mesmo! Diferente de outros públicos, o consumidor digital tende a pesquisar exaustivamente sobre um tema até encontrar a melhor solução para o seu problema.

Além disso, essa tendência se torna ainda mais proeminente em compras de alto valor agregado, como as que acontecem no mercado imobiliário. Nesses momentos, a presença online será de extrema relevância para o consumidor decidir qual empresa realizará seu sonho.

Jornada de consumo consciente

Compras impulsivas ainda são uma realidade, claramente. Mas, acredite, o consumidor agora está muito mais consciente de suas atitudes e ações. E isso se deve bastante ao alto nível de independência que os millennials possuem.

Assim, sua jornada de consumo é muito pensada e calculada. Portanto, é essencial que seu esforço de vendas imobiliárias seja frequentemente calibrado para atingir às altas expectativas desse tipo de público.

Necessidade de um bom atendimento

Nós já falamos sobre como o novo consumidor está ciente de seus direitos? Pois bem, com isso surge a necessidade de um atendimento de qualidade. Em qualquer setor isso é aplicável, mas no mercado imobiliário deve ser levado bastante a sério.

Sua incorporadora é aquela encarregada por trazer a esse consumidor a certeza de um futuro agradável, seja com sua primeira casa, ponto comercial ou terreno. Portanto, é importante atender o cliente com todo o respeito, amizade e transparência possíveis.

Busca jornadas altamente digitalizadas

Chegamos, finalmente, à característica que dá nome ao consumidor digital: a preferência por jornadas o mais virtualizadas possíveis. Internet é o novo grande universo comunicacional do mundo. Por lá, podemos comprar dentro e fora do Brasil, sem sair do conforto de casa. Acredite, seu consumidor sente a mesma coisa.

Por conta disso, ele opta por jornadas altamente digitalizadas! Grande parte das suas compras passa pela internet em algum momento, durante a pesquisa, negociação, atendimento pós-venda, etc. Ou seja: estar fora da internet não é uma opção se a sua incorporadora deseja prospectar o cliente que comanda o mercado.

Por que compreender a jornada do consumidor digital?

Gostou de conhecer mais sobre o consumidor digital? De fato, ele tem muitas características singulares. E aprender cada uma delas pode ser uma grande oportunidade para sua empresa, sobretudo porque esse consumidor já está em idade de consumo e estabilização financeira. Assim, as chances de ele querer comprar um imóvel são ainda maiores.

Mas, além disso, existem muitos outros motivos para compreender sua jornada. Sabendo mais sobre ele, sua incorporadora ou urbanizadora consegue:

Aumentar sua autoridade no mercado

Prospectar um público altamente informado e conhecedor pode te dar a autoridade necessária para ganhar o mercado. Isso acontece porque, além de ser um tipo de consumidor bastante requisitado, ele também é altamente divulgador.

Através das mídias sociais ou até mesmo no boca a boca, o consumidor 4.0, quando encantado, possui altas chances de se tornar um fã da sua marca. Assim, você aumenta sua taxa de indicação de clientes e ganha ainda mais renome no setor.

Descobrir novas maneiras de agradar ao público

Entendendo os pormenores do consumidor digital, você consegue descobrir maneiras de agradar todo o público da sua empresa. Das pequenas atitudes cotidianas a grandes ações de marketing de relacionamento, muitas são as oportunidades de conquistar as pessoas que desejam fazer negócio com você, e conhecer o público pode te ajudar muito.

Modernizar seus processos internos

Uma palavra que define o consumidor digital é modernidade. De tal maneira, entendê-lo é- necessariamente, apostar na modernidade dentro da sua empresa.

Quando você o conhece, entende a necessidade de aplicar determinadas estratégias, a maior parte delas envolvendo o ambiente digital. Assim, você consegue digitalizar ainda mais sua jornada de venda e consequentemente modernizar seus negócios internos.

Como satisfazer o consumidor digital?

Finalmente, chegamos à grande questão: se o consumidor digital é tão exigente e diferenciado, como a minha empresa pode satisfazê-lo sem dispender mais dinheiro que o necessário?

Bem, a resposta é relativamente simples! É sobre isso que falaremos agora no nosso último capítulo. Acompanhe:

Aposte nas redes sociais

Ter uma rede social oficial é uma estratégia que dispende muito pouco dinheiro e que pode trazer resultados incríveis. Uma presença digital torna sua empresa mais visível e influente dentro do ramo de atuação, além de chamar a atenção de um público altamente digitalizado.

Contudo, fique atento: não basta apenas ter uma ou duas redes sociais. Para que sua estratégia seja certeira, é necessário nutrir essas mídias com conteúdos relevantes e muita informação. Dessa forma, o público voltará a atenção para você, consumirá seus materiais e confiará mais na sua empresa.

Tenha site e blog imobiliários de qualidade

Além das redes sociais, sites imobiliários e blogs são estratégias super relevantes. Lá, você pode expor seu serviço, criar materiais ricos para qualificação de leads e aumentar o tráfego orgânico nas suas páginas.

Tudo isso funciona como impulsionador do seu nome dentro do mercado, bem como uma nova fonte de confiança no seu serviço por parte do cliente.

Capacite seu time de atendimento

Uma das grandes medidas para conquistar o consumidor digital que não estão relacionadas à tecnologia é a capacitação das equipes de atendimento.

A verdade é que seus times devem estar preparados para não apenas atender o cliente, mas fazer dele um grande amigo. Para tanto, todos devem se capacitar nas melhores formas de atender um consumidor digital. Desde o atendimento rápido até o tipo de linguagem, tudo deve ser estudado e trabalhado da melhor forma nos seus colaboradores.

Isso irá motivá-los e aumentar sua produtividade, nutrindo também os números da sua empresa.

Digitalize ao máximo seus processos

A última dica do dia é também a que mais se relaciona ao consumidor: digitalize seus processos tanto quanto for possível para a realidade da sua incorporadora. Mas como fazer isso?

Hoje, muitas são as plataformas que resolvem esse problema. O CRM, por exemplo, é um software de gestão do relacionamento com o cliente desenvolvido e evoluído conforme as necessidades do cliente mudaram. Sendo assim, hoje a plataforma realiza a gestão comercial e foca suas soluções na experiência do cliente e no aumento de lucros.

Uma ferramenta como essa pode ser exatamente aquilo de que a sua empresa necessita. Através dela, você pode conhecer mais o seu consumidor, ampliar a atuação do seu marketing e melhorar os seus resultados de venda.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo!

Hoje, você pôde aprender mais sobre o consumidor digital, suas características e as principais formas de satisfazê-lo na sua incorporadora. Aqui, foi possível perceber como o mundo se encaminha para a era da digitalização, e como nossos processos não podem se perder na tradicionalidade. Para resistirmos dentro do mercado, precisamos estar aptos a dizer “olá” para a tecnologia e, assim, fazer dela nossa grande amiga.

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