Habilidades comportamentais: 4 dicas para uma gestão de obras eficiente

Gabriel Andrade

Escrito por Gabriel Andrade

21 de março 2022| 7 min. de leitura

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Habilidades comportamentais: 4 dicas para uma gestão de obras eficiente

No âmbito da gestão de obras, existem diversos fatores que precisam ser gerenciados para que o resultado de alta performance seja, de fato, alcançado. Dentre eles, podemos dizer que as habilidades comportamentais fazem toda a diferença. Mas o que significa possuir ou não tais habilidades?

Habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais são o conjunto de habilidades que você e sua equipe devem explorar para utilizar plenamente as suas competências e alcançar os melhores resultados. E um ponto que você precisa entender é que essas habilidades vão muito além da técnica. Elas dizem respeito ao tipo de profissional que você demonstra ser e é o que vai diferenciar o seu trabalho do de outros profissionais.

Colaboração, comunicação, desempenho e adaptação são alguns exemplos de habilidades comportamentais que devem estar presentes no dia a dia de todo líder ou gestor e sua equipe.

1. Colaboração dentro de um trabalho em equipe é essencial

Colaborar, quer dizer, trabalhar com uma ou mais pessoas de forma cooperativa e participativa. Sendo assim, toda a equipe – desde os engenheiros, pedreiros, carregadores, gestores de obras – deve desenvolver o papel de colaboradores.

Essa habilidade vem em primeiro lugar, tendo em vista a sua relação de importância entre a execução e o planejamento. Quando um gestor possui essa habilidade, os colaboradores automaticamente se sentem parte do projeto, ficando à vontade para expor suas opiniões e criando um ambiente de trabalho mais positivo e conjunto. E quando todos trabalham juntos, a empresa cresce junto, não é mesmo?

Sendo assim, a colaboração é essencial para que os objetivos definidos sejam alcançados por todos, e tudo isso acontece através do impulsionamento da equipe, reuniões semanais para compartilhamento de ideias e feedbacks, e o consequente envolvimento de todas as partes com um objetivo em comum.

2. A importância de uma comunicação clara e acessível

Uma comunicação clara e acessível deve fazer parte da rotina de qualquer empresa e no âmbito da gestão de obras não poderia ser diferente. Para lidarmos com demandas dentro e fora do canteiro de obras, precisamos entender que a comunicação é primordial e se traduz de várias formas: a forma como agimos diante de um problema, como nos vestimos, a qualidade das atividades, a forma como exteriorizamos nossas opiniões, tudo faz parte da comunicação.

Ou seja, além de saber usar as ferramentas ao seu redor, um bom gestor também sabe lidar com a comunicação da equipe, buscando ouvir opiniões, sugestões, informações e compreender qual a visão de todos para um mesmo objetivo em comum. 

Um exemplo claro disso são as discussões para eliminar as restrições, que só são possíveis através do diálogo e da oitiva da equipe como ponto chave para elaboração do plano de ação e de estratégias que serão tomadas diante dos imprevistos.

Para aplicar essa segunda habilidade deve ser estabelecido um canal de comunicação direto entre a equipe, por meio de rotinas, reuniões semanais, assim como murais de indicadores, quadros, e-mails, entre outros. Afinal, o controle de restrições e programações semanais fazem parte do canal de comunicação.

3. Um bom desempenho gera um bom resultado

O desempenho é responsável por nortear o caminho que deve ser seguido, pois é através dele que as metas serão traçadas para que o produto final seja entregue. Sendo assim, o desempenho deve ser contínuo, com metas coerentes, elaboração de cronogramas e consequente potencialização de resultados.

Dessa forma, para controlar o desempenho é preciso elaborar um controle de indicadores, no qual devem ser estabelecidos requisitos no domínio do projeto, da obra e da equipe, suas forças e fraquezas. Afinal, é fundamental o desenvolvimento de indicadores estratégicos que trarão o potencial de decisão para o gestor e um bom resultado para a equipe.

4. Adaptar-se pode ser o segredo 

Na construção civil, o profissional precisa entender que o seu trabalho depende de uma adaptação constante, afinal, terá que lidar com tipos de obras diferentes, equipes diferentes, e saber usar as suas habilidades comportamentais a seu favor pode trazer resultados que irão te diferenciar no mercado.

Então, a adaptação é a aplicação de todas as demais habilidades, permitindo a flexibilidade e resiliência para atuar em diversos campos, com diferentes colaboradores e dinâmicas. Como falamos anteriormente, isso não promove somente o diferencial da carreira, mas a celeridade que o setor nos exige no processo de adaptação

Para aplicar isso de forma prática, você pode: 

  • realizar um controle de lições aprendidas, ou seja, sempre registrar os dados e aprendizagem de projetos anteriores, para embasar com técnica o próximo projeto; 
  • ser resiliente, saber ouvir e inovar em cada projeto;
  • e, por fim, buscar consumir conteúdos da construção civil, com o intuito de estar em constante desenvolvimento.

Conclusão

Podemos concluir que essas quatro habilidades comportamentais são essenciais no desenvolvimento de uma gestão de obras de alta performance. E se você ainda não está aplicando-as da forma correta na sua gestão, você está perdendo tempo! 

Sua opinião é importante para nós. Deixe seu feedback e compartilhe com outros profissionais para fazer essa mensagem chegar mais longe! Nos vemos em breve!