As redes sociais são uma parte expressiva da nossa rotina. Nós as usamos para entreter, informar e até mesmo vender. Instagram, Facebook, Tiktok… muitas são as redes que já dominam o mundo. E no mercado imobiliário as coisas não são diferentes: o LinkedIn para corretor de imóveis é uma oportunidade interessante de fazer negócios e criar conexões.
Nosso uso de redes sociais tem crescido. Prova disso é a seguinte: segundo o portal DGABC, em 2021, o Brasil já somava mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. A taxa, pelo total populacional, representava 70,3% do país, com tendência a evoluir.
Mas o que isso nos diz?
Simples: nosso público não está apenas na frente da TV, contemplando um outdoor a caminho do trabalho ou folheando páginas de revista no tempo livre. O consumidor 4.0 está na internet, pronto para consumir conteúdo e criar novas formas de relacionamento.
E, se isso é mesmo verdade, o que nós, empresas, estamos fazendo fora desse ambiente?
Hoje, quero conversar com você, corretor, sobre o poder de uma das redes sociais profissionais que mais crescem na atualidade: o LinkedIn. Saiba como criar networking e vender mais sem sair da plataforma.
Saiba mais sobre o LinkedIn
Linked: conectado, ligado, entrelaçado.
O nome que a rede leva define bem seu objetivo: conectar seus usuários dentro dela, entre eles e também ao mercado. Isso porque o LinkedIn não é uma rede como Facebook ou Instagram, por exemplo.
Na verdade, o LinkedIn tem um objetivo muito mais profissional e mercadológico que as demais redes. Tanto é que hoje desponta como a maior do segmento, contando com cerca de 575 milhões de usuários, dos quais 260 milhões são ativos mensalmente (KINSTA).
Assim, é de se compreender por que dancinhas e memes não costumam funcionar na rede. O LinkedIn é um ambiente estratégico e com alto foco profissional. Usando-o da maneira correta, o corretor de imóveis tem chances de se destacar e construir uma plataforma de marketing pessoal e vendas.
Sou corretor de imóveis: consigo me beneficiar do LinkedIn?
Sem sombra de dúvidas. Lembre sempre que seu trabalho inclui muito marketing pessoal, antes de tudo. É importante que seu cliente sinta confiança em você e no seu trabalho para que, assim, opte por fechar negócio.
E, além disso, também é importante saber divulgar bem o seu produto. Quando feito da forma correta, o LinkedIn pode criar uma bela vitrine de imóveis e te dar mais potência para atrair as pessoas certas.
O que o LinkedIn me oferece enquanto corretor?
O LinkedIn para corretor de imóveis não deixa de oferecer as melhores possibilidades de produção de conteúdo e geração de valor. De certa forma, ele pode ser uma espécie de currículo, onde você expõe o que há de melhor no seu serviço.
Isso serve não apenas para o público, mas também para brilhar os olhos de grandes empresas. Sendo assim, você pode, no LinkedIn:
- Adicionar interesses
- Observar quem viu seu perfil nos últimos dias
- Adicionar todas as suas experiências profissionais
- Adicionar formação acadêmica
- Adicionar licenças, certificados e diplomas que comprovem sua especialização
- Incluir diferentes competências que te diferem do concorrente
- Pedir e realizar recomendações
E essas são apenas as funcionalidades mais básicas da ferramenta. No decorrer do texto, quero te apresentar algumas técnicas mais avançadas que o LinkedIn oferece aos usuários. Mas, para isso, precisamos passar por pontos cruciais na criação de um perfil. E então, vamos lá?
Mãos à obra: criando meu perfil de corretor de imóveis
Vale dizer o óbvio: não é porque você tem uma conta ativa no LinkedIn que suas vendas automaticamente chegarão. Mais que simplesmente criar um acesso, é preciso pensá-lo estrategicamente e fazer uso de boas práticas para impulsioná-lo. Agora, mãos à obra!
Criando uma conta memorável
Quando falo que você deve criar uma conta memorável, quero dizer: o simples é o que melhor comunica. Ou seja, não adianta encher seu nome de usuário de ícones, letras maiúsculas e minúsculas, pontuações… guarde esses itens para criar uma senha forte.
Seu nome deve ser simples de ler e escrever, além de fácil para memorar.
Exemplo: troque “/c0rret0r_Luci4no” por “/corretorlucianoalves” ou “/lucianoalvescorretor”
Caprichando na bio
Diferentemente do Instagram, por exemplo, o LinkedIn oferece uma bio bastante completa. Lá, existe espaço para adicionar instituições de ensino e experiência, além de uma aba de “Sobre” com espaço para até 2.600 caracteres.
Sua bio é o que há de mais básico sobre você. Então é de se esperar que o cliente queira ver tudo preenchido e informativo.
Para tanto, adicione sua formação escolar e acadêmica, adicione sua experiência profissional com foco no seu cargo atual. Por fim, escreva sua aba “Sobre”, fazendo uso da norma culta padrão e sendo sucinto.
Na aba “Sobre”, você deve destacar:
- Um breve histórico de carreira
- Suas maiores conquistas
- Seus objetivos profissionais
- Quantidade de clientes que já passaram por você
- Suas prospecções de futuro
Usando boas fotos de perfil
Novamente, cabe o lembrete: o LinkedIn para corretor de imóveis não é como outras redes. Nela, fotos de tom pessoal não geram tanta retenção de pessoas, por um simples motivo: quem está no LinkedIn, está ali com um objetivo comercial: seja comprar, vender, fazer networking, contratar ou procurar emprego.
Sua foto deve vender sua imagem profissional, o que não significa que ela não possa ser descontraída. Você pode dar o tom que quiser à sua foto, desde que ela transmita um ar de profissionalismo.
Publicando e compartilhando as coisas certas
Antes de tudo, você deve entender, corretor, que por trás de toda publicação existe uma intenção. Então não adianta movimentar a rede com postagens e compartilhamentos que pouco enriquecem o perfil. Uma estratégia mal sucedida nesse momento pode não apenas perder efeito como também impactar negativamente a sua imagem.
Sempre se pergunte: o que eu quero que meu público saiba sobre meu trabalho hoje?
Isso guiará sua produção de conteúdo dentro do LinkedIn por dois motivos: o primeiro é que essa frase segmenta o tema de todas as suas futuras postagens, “meu trabalho”, evitando que você foque em assuntos muito pessoais. O segundo é que ela segmenta o consumidor do seu conteúdo, “meu público”. Afinal, você não quer dispender esforços em quem não cumpre com o seu perfil de público-alvo.
Algumas dicas de publicação e compartilhamento são:
- Pequenos textos informativos sobre seu segmento de atuação
- Fotos de alguns clientes em frente aos imóveis comprados
- Dados e infográficos sobre o mercado imobiliário
- Certificados de conclusão de algum curso de especialização, palestra etc.
- Enquetes para conhecer melhor o público
- Textos sobre suas recentes experiências no mercado
- Dicas práticas para o público que deseja comprar um imóvel
Participando de grupos e aumentando sua amplitude
Um ótimo feature do LinkedIn para corretor de imóveis é a possibilidade de fazer parte de grupos. Esses grupos são constituídos por pessoas com interesse em temas comuns, e você pode fazer parte tanto de grupos com outros corretores quanto de grupos feitos para o seu público.
Atenção: para participar de um grupo, você deve realizar uma solicitação e aguardar retorno.
Usando o Sales Navigator
Sales Navigator é uma proposta paga do LinkedIn para impulsionar os negócios de empresas e profissionais. Ela entrega alguns benefícios que a conta gratuita deixa de lado, como a busca de leads e contas no seu público-alvo, estatísticas em tempo real para ajudar o contato inicial com leads e outros.
Gerenciando campanhas
Essa é outra estratégia para quem está disposto a pagar pelos melhores resultados. O LinkedIn oferece a possibilidade de veicular, rastrear e gerenciar campanhas na plataforma, caso você tenha uma página (além de um perfil, claro).
Aprendendo com o LinkedIn
Por último, o LinkedIn também disponibiliza uma plataforma paga para estudos. Lá, você aprende a se desenvolver dentro da rede e construir uma presença de qualidade com base em dados, informação e estratégia.
O LinkedIn para corretor de imóveis é a melhor opção para o futuro?
Tudo depende de qual o seu objetivo. Verdade seja dita, existem mil e uma opções para o corretor de imóveis quando o assunto é rede social. Você pode estar no Insta, no Facebook, no Tiktok, nos blogsites…
Mas o LinkedIn sem dúvida é a rede com o maior número de leads qualificados do mercado. Os leads captados lá possuem uma taxa de conversão muito mais alta, pois eles já sabem o motivo pelo qual estão lá.
Por isso, sim, eu diria que o LinkedIn para corretor de imóveis, embora não seja a única, é uma das melhores apostas para a prospecção de leads no futuro. Mas e você, concorda com o texto? O que acha da ideia de se voltar para o LinkedIn?
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