É muito comum alguns gestores acharem que, para que as coisas funcionem bem, é necessário centralizar todas as tarefas e decisões em suas mãos. No entanto, esse pode ser um dos maiores erros que acabam impedindo o andamento da obra, e a entrega de resultados.
E você não quer continuar cometendo esse erro, não é mesmo?
A solução é virar a chave e ter em mente que o equilíbrio para o seu gerenciamento de obras está em formar novos líderes dentro da sua equipe, capazes de tomar decisões e delegar funções através de uma descentralização planejada.
Esse artigo é pra você, gestor, entender como aumentar a capacidade de realização da sua equipe e não perceber que está cometendo esse erro quando já estiver sobrecarregado, frustrado e engolido por tarefas a resolver. Boa leitura!
Assumir responsabilidades através da descentralização planejada no canteiro de obras
De forma objetiva, uma boa prática é delegar funções. Mas lembre-se que delegar não implica somente em atribuir uma tarefa a alguém da equipe. Realizar uma descentralização planejada vai muito além disso.
Saber delegar funções quando necessário é importante, mas ter uma equipe pronta para receber essas novas tarefas é fundamental.
Por isso, você deve capacitar a sua equipe para que seja possível estabelecer novos líderes, para que eles sejam também responsáveis por serviços e áreas específicas, afinal uma pessoa só não é capaz de dar conta de tudo.
Você pode dividir esses líderes gestores em mestres, técnicos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço específico e através dessa descentralização você conseguirá alcançar os resultados almejados.
Lembre-se: delegar não é abdicar das suas responsabilidades. Afinal, a liderança compartilhada revigora os membros da equipe para fornecer resultados diferenciados no local de trabalho.
Depois de descentralizar as tarefas é importante entender como os novos líderes podem expandir a sua gestão
Uma pessoa só não é capaz de dar conta de tudo, não é mesmo? Principalmente no que diz respeito à gestão de obras, que é composta predominantemente por um trabalho em equipe, feito por pedreiros, engenheiros, mestres de obras, marceneiros, dentre outros.
No mínimo, você pode tentar centralizar todas as decisões e tarefas para si mesmo, mas no final isso não vai dar certo e você não conseguirá ampliar os seus horizontes. Não conseguirá, por exemplo, iniciar novas obras, pois uma pessoa sobrecarregada tende a não produzir como deveria.
A solução para esse tipo de problema começa com uma descentralização planejada, conforme falamos no tópico acima, e continua através do aprimoramento dos líderes da sua equipe.
Imagine que uma pessoa só dá conta de gerenciar apenas uma obra, mantendo a qualidade dos pilares essenciais da gestão de obras: custo, qualidade e segurança e lucrando x%.
Agora, se em um time existem 10 líderes qualificados, imagine quantas obras essa empresa seria capaz de pegar, mantendo esses mesmo parâmetros de qualidade, e quanto o x% de lucro aumentaria?
Como identificar um bom líder em potencial no seu gerenciamento de obras
Certo, você já entendeu a importância da descentralização planejada e do potencial que novos líderes podem ter no seu empreendimento. Agora, você precisa saber como identificar um bom líder em potencial.
Foque em observar se as pessoas que compõem a sua equipe têm: conhecimento, seja ele técnico ou prático, habilidades pessoais e atitude na hora de atuar em campo.
Esses são três elementos importantes que todo bom líder deve ter, mas, além deles, podemos citar também proatividade, capacidade de realização e desenvolvimento, comunicação e habilidades comportamentais.
As habilidades, conhecidas também como soft skills, complementam as habilidades técnicas e influenciam diretamente na entrega de resultados. Saber conduzir a equipe com propósito em prol de um objetivo comum, utilizando de metodologias capazes de motivar e potencializar a criatividade e execução são fatores essenciais.
A liderança é algo a ser desenvolvido. Aquela história que a liderança é um dom e só é possível de ser alcançada por uma pequena parcela dos profissionais é algo totalmente errado. Em geral, não nascemos líderes, mas precisamos construir essa jornada através do entendimento dos elementos certos que compõem uma liderança efetiva e isso só é adquirido através de conhecimento e prática.
Implementando a cultura de aprendizagem na capacitação da equipe na construção de obras
Já entendemos que um bom gestor de equipes sabe delegar funções, quando necessário, não é mesmo?
Sendo assim, estabelecer novos líderes em cada área, para que eles também sejam responsáveis por serviços específicos dentro da obra, é um ponto extremamente importante.
Afinal, o campo de batalha da construção civil não é, de maneira alguma, formado por uma pessoa só.
Para que essa descentralização ocorra de uma forma eficiente, é preciso que você capacite a sua equipe. E isso, você só vai conseguir fazer de forma efetiva e com bons resultados quando começar a aplicar a cultura de aprendizagem seja na sua empresa ou diariamente no canteiro de obras.
A cultura de aprendizagem nada mais é que um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e colaboradores, aprimorando suas habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si.
Outro ponto importante: treinar está totalmente relacionado à cultura de aprendizagem. Afinal, treinamentos, congressos, atualizações em técnicas profissionais e comportamentais são extremamente importantes para o crescimento do seu grupo.
Conclusão
Descentralizar o serviço de forma planejada, treinando líderes e explorando o seu potencial de conhecimento, habilidades, liderança e atitude, pode mudar o rumo da sua gestão e, consequentemente, dos seus resultados. Está esperando o que pra aplicar essas dicas na sua gestão?
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