Sobreviver no mundo da construção civil depende de uma única coisa: capacidade de inovação. E essa capacidade pode ser potencializada quando se entende que a tecnologia nos leva além: por isso mesmo o sistema de ERP é amplamente utilizado no setor.
No entanto, como prega o ditado, “andorinha sozinha não faz verão”. Ou seja, o sistema de ERP, para se tornar ainda mais potente e completo, faz associação a outras ferramentas, que o integram e garantem uma gestão mais assertiva. Esse conjunto coeso de soluções cria um ecossistema de tecnologia, muito importante para a modernização do setor.
Se você tem alguma dúvida sobre o que é ou o que faz um ERP, sugiro que confira:
- Como um sistema ERP pode melhorar a produtividade da incorporadora?
- ERP para Construção Civil: o que é, qual a importância e como integrá-lo
- Quais as diferenças entre CRM e ERP para sua incorporadora?
No artigo de hoje, oferecido pelo CV CRM – Construtor de Vendas para o leitor do Blog Sienge, vou te explicar com clareza quais são as integrações mais importantes num sistema de ERP e por que sua incorporadora, construtora ou urbanizadora deveria apostar nesse ecossistema.
Qual a importância de ter um sistema de ERP integrado?
Ter um ecossistema de tecnologia na sua incorporadora é essencial para a modernização da empresa e do setor, como um todo. Um ERP integrado faz parte desse ecossistema, podendo trazer os mais diversos benefícios, tais como:
- Centralização de informações
- Transição segura e rápida de dados
- Aumento de produtividade interna
- Redução de custos
- Diminuição de retrabalho
- Agilidade nas tomadas de decisão
Principais integrações de um sistema de ERP
Assinatura eletrônica
As assinaturas eletrônicas passaram por um “boom” em reconhecimento com a pandemia do Covid-19. O isolamento social decorrente da crise acabou freando os processos de assinatura manual por questões sanitárias, e foi ali que a assinatura eletrônica encontrou espaço para se estruturar.
Atendendo a uma demanda latente do mercado pela desburocratização da assinatura de contratos, a assinatura eletrônica encontrou no setor uma oportunidade de crescimento com grandes frutos. Tanto que seus resultados já conseguem ser mensurados: 49% das empresas levam menos de 15 minutos para assinar eletronicamente.
Além do mais, até os próprios cartórios sentiram o impacto da digitalização de processos e documentos. A partir da lei 14.382, de 27 de junho de 2022, atos e negócios jurídicos e de incorporações imobiliárias devem ser registrados e consultados eletronicamente (Imprensa 24h).
Ou seja: o cenário atual aponta para o crescimento da demanda por digitalização, e uma assinatura eletrônica integrada ao ERP assegura a caminhada rumo a essa nova tendência.
Chatbots
Os chatbots, conhecidos também como assistentes virtuais, são uma forma prática de manter a comunicação com seu cliente sempre ativa e moderna. Eles funcionam em formatos distintos, mas o mais comum deles é o bot de mensagens-padrão que facilitam ou até mesmo resolvem problemas sem a necessidade de atendimento humano.
Numa incorporadora, sobretudo em pleno 2022, quando o protagonismo do cliente atinge seu ápice, encontrar novas formas de se comunicar com o consumidor é imprescindível para o processo de gestão.
Controle de mão de obra
As plataformas de controle de mão de obra são uma grande modernização no canteiro de obras. Em poucas palavras, elas substituem o uso de fichas e planilhas de controle manuais por formatos digitalizados, por vezes até completamente online.
Essas medidas de virtualização de documentos auxilia a eficiência do trabalho no canteiro. Isso acontece porque a perda desses documentos durante o fluxo de trabalho é muito menor não (quando não totalmente eliminada). Não bastasse isso, mais de uma pessoa pode ter acesso ao mesmo documento por vez, virtualmente, em sua versão mais atualizada e editada em tempo real.
CRM
Se o ERP pudesse ter um melhor amigo, uma cara-metade, ele seria o Customer Relationship Management, carinhosamente conhecido como CRM. Muito disso se deve ao fato de que, juntos, ERP e CRM conseguem gerenciar uma empresa em sua totalidade.
Nas palavras de Toninho Garcez, COO do CV CRM, “O ERP gerencia a empresa da porta para dentro. O CRM, da porta para fora”. Ou seja, enquanto o ERP se volta para os processos internos e burocráticos, o CRM cuida da venda, do relacionamento e do processo comercial.
Um CRM, em suma, cuida de toda a jornada de pré-venda, venda e pós-venda numa incorporadora. Tudo desde a captação de leads até a prestação de assistência técnica e disponibilização de um portal de autoatendimento é trabalho do CRM. Quando conjugado a um ERP, o CRM cuida do processo de venda e devolve os recebíveis ao ERP, para cuidados internos posteriores.
A eficácia de um CRM no ecossistema de um sistema de ERP é comprovada: segundo a Salesforce, a plataforma pode ajudar a aumentar a produtividade de vendas em até 34%. E o mercado imobiliário não está imune a esse crescimento.
Você também pode se interessar por:
- A nova geração do CRM imobiliário: conheça o conceito do CRM 5.0
- O uso do CRM na gestão de produtividade empresarial
- Conheça as tecnologias que integram ao ecossistema CV CRM
- EBOOK: Tudo o que você precisa saber sobre CRM imobiliário
Gestão de obras
As ferramentas de gestão de obras monitoram de forma moderna tudo o que acontece no canteiro de obras, utilizando a tecnologia para gerar indicadores precisos e alimentar o ERP com informações contundentes sobre o processo de construção.
Considerações finais: integrações num sistema de ERP
Existem dezenas de outras ferramentas que podem e devem constituir um sistema de ERP. Cito como exemplo o BIM, portais de despesas, automações de cotações, automações de cobranças, entre outros. Assim como as integrações elaboradas no artigo de hoje, essas demais ferramentas contribuem imensamente para a eficácia de um ecossistema de tecnologia que tem o ERP como foco.
Restou alguma dúvida sobre a importância do uso de um ERP integrado para a construção civil? Conheça o ecossistema do Sienge Plataforma!
Você sabia que o autor deste texto é parceiro Sienge?
O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.
Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CVCRM – Construtor de Vendas.
Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!