A Tecnologia 5G já é uma realidade em muitos locais e tem trazido vantagens para os negócios. Uma novidade que desperta a curiosidade e promete trazer velocidades e conectividade mais rápidas para empresas e consumidores.
Quem pensa que o 5G só vai tornar a internet móvel mais rápida, está enganado. Além dessa vantagem, esse avanço da tecnologia pode impactar diretamente a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA), simplificando os processos organizacionais.
Mas será que estamos prontos para abraçar essa tecnologia? Como isso afetará o futuro da indústria? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a conectividade 5G e como a tecnologia pode impactar diretamente o chão de fábrica.
Vamos lá?
O que é a 5G?
A tecnologia 5G é a mais recente rede móvel de quinta geração para transmissão de dados que conectará quase tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos.
Ela permite baixar arquivos a 20 Gbps (gigabytes por segundo) em smartphones rapidamente, por exemplo. Segundo pesquisa da Opensignal nos EUA, este será o poder do 5G nos veículos de comunicação e empresas no geral.
Quando tratamos do 5G na indústria, a tecnologia será mais visível nos processos organizacionais do dia-a-dia. Por exemplo, o uso deste novo padrão poderá eliminar o uso de muitos cabos em uma rede Ethernet, migrando sua empresa para uma rede sem fio.
Portanto, além de aumentar a velocidade de produção, também possibilita o uso de tecnologias conectadas à fábrica (como realidade aumentada e Internet das Coisas – IoT) e ajuda a otimizar os espaços físicos dentro da indústria.
Benefícios da 5G na Indústria
Com a inovação tecnológica da Internet, é possível proporcionar mais comodidade para o dia a dia da empresa, principalmente em termos de atendimento ao cliente, velocidade de operação e produção para atender às necessidades futuras.
Confira outros benefícios que sua empresa ganhará com o 5G:
Maior velocidade de transferência
Com o rápido desenvolvimento do 5G na empresa, robôs não precisam armazenar dados capturados ou gerados em discos rígidos internos ou externos, podendo ser armazenados na nuvem. Isso aumentará a eficiência da máquina por meio de inteligência artificial e compartilhamento de informações em tempo real.
As velocidades de compartilhamento de arquivos poderão se aproximar de 15 e 20 Gbps, o que pode representar mais uso da nuvem, ou seja, os dispositivos dependerão menos da memória interna e de grandes processadores.
Outro exemplo é a possibilidade de utilizar softwares e plataformas também na nuvem, com o mesmo desempenho que se estivessem instalados em um dispositivo.
Maior número de dispositivos conectados
Através da tecnologia 5G, mais computadores ou smartphones poderão ser conectados simultaneamente sem instabilidade ou impacto na velocidade da internet por quilômetro quadrado. Os downloads de arquivos e documentos podem ser realizados rapidamente porque o tempo de resposta da Internet dessa nova rede móvel é quase zero.
Previsivelmente, a indústria terá milhares de dispositivos conectados compartilhando informações, documentos e arquivos quase em tempo real. Isso pode mudar a forma como as linhas de produção interagem e produzem.
Por exemplo, a instalação de sensores que monitoram o desperdício de matéria-prima em tempo real evitará que dinheiro seja desperdiçado, e por aí vai.
Segurança e Privacidade de Dados
A segurança e privacidade de dados também é um grande benefício da nova tecnologia 5G. Através do armazenamento em nuvem, as informações podem ser passadas de uma máquina para outra utilizando protocolos avançados de proteção de dados.
Isso torna a rede mais segura e protegida contra ataques hackers, perda de informações ou até mesmo compartilhamento involuntário de dados.
Melhor conectividade com Inteligência Artificial
A cada dia que passa a Inteligência Artificial está mais presente nas empresas, agilizando e modernizando processos. Com a 5G na indústria, essa conectividade com máquinas inteligentes será cada vez mais habitual, trazendo ainda mais praticidade para a rotina.
Tecnologia 5G nas empresas
Segundo uma pesquisa do BNDES e do CNPq, chamada “Plano Nacional de IoT”, as áreas que serão mais impactadas pela tecnologia 5G são aquelas que utilizam mais recursos da Internet das Coisas (IoT).
Isso porque, obviamente, são as mesmas que necessitam de uma conexão mais efetiva para conseguir colocar em prática seus projetos que exigem uma maior capacidade de dados.
Dessa forma, vamos ver abaixo como a tecnologia 5G afeta cada tipo de mercado.
5G na indústria
Indústrias e fábricas dependem cada vez mais de tecnologias como automação e big data. Por este motivo, a 5G impulsionará ainda mais estes projetos. Com base em tecnologia e modelos de negócios inovadores, será possível aumentar a produtividade na criação de produtos mais complexos e fortalecer a cooperação entre as cadeias produtivas.
Com maior largura de banda e latência mínima, as fábricas podem usar cada vez mais tecnologias de IoT para melhorar o gerenciamento e a produção, aumentar a eficiência da máquina e implementar uma manutenção preventiva (ou preditiva) mais eficaz.
Área da Saúde
A tecnologia 5G ajudará a ampliar o acesso à saúde de qualidade no Brasil, assim como proporcionar uma visão combinada dos pacientes e a eficiência das unidades.
O departamento lida com uma série de informações confidenciais que precisam ser mais seguras e acessíveis aos profissionais de saúde. No entanto, é uma realidade lenta para as organizações implementar a computação em nuvem nesta área.
Assim, a baixa latência, a alta velocidade de conexão e confiabilidade do 5G prometem mudar isso e melhorar o atendimento, permitindo até cirurgias remotas e outros procedimentos.
Agroindústria
Na agroindústria, não será diferente. Neste mercado, o 5G também promete aumentar a produtividade através da velocidades de transferência de dados. Muitas aplicações que exigem troca de informações em tempo real podem ser utilizadas de forma mais eficaz no agronegócio.
Dessa forma, o trabalho agrícola será auxiliado por robôs autônomos que, além de compartilhar informações, podem ser acionados para realizar tarefas repetitivas e básicas.
No Reino Unido, já existe uma coleira 5G para vacas que envia todas as informações sobre alimentação, ciclos de sono, tratamentos e etc para um aplicativo que pode ser acessado instantaneamente pelos profissionais da área.
Conclusão
A tecnologia 5G já é uma realidade nas capitais brasileiras e muito em breve estará chegando em cada canto do país. Lembre-se que para utilizar de suas vantagens, é preciso ter aparelhos compatíveis.
Portanto, aproveite este momento para analisar e verificar se a sua empresa precisa de algum tipo de atualização na infraestrutura para receber a nova conectividade.
Este é o momento certo para se preparar e começar a planejar novos projetos de inovação que tirem o maior proveito da nova tecnologia que pode trazer muitas vantagens para a indústria.