Guia de funcionalidades e recursos do GO Gestor Obras para a sua construtora

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

3 de julho 2023| 16 min. de leitura

Compartilhe
Guia de funcionalidades e recursos do GO Gestor Obras para a sua construtora

O GO Gestor Obras vem revolucionando a forma como pequenas construtoras fazem a gestão financeira e de operações das obras.

Além de oferecer 3 módulos integrados de Financeiro, Compras e Engenharia, o ERP ainda traz um dashboard completo com visualização dinâmica e simplificada das informações mais relevantes para a tomada de decisão diária dos gestores.

No artigo abaixo você encontra um guia das funcionalidades e recursos do GO Gestor Obras e ainda descobre como começar a utilizá-lo na sua construtora em 3 passos simples.

O GO Gestor Obras é feito na medida certa para as necessidades de micro e pequenas construtoras

O GO Gestor Obras é um software de gestão integrada desenvolvido na medida para micro e pequenas construtoras.

As construtoras de pequeno porte geralmente sofrem com o acompanhamento financeiro e de processos da obra, especialmente pela falta de pessoas responsáveis por essa tarefa no dia-a-dia. 

Em meio a inúmeras planilhas desconectadas, os dados não respondem às perguntas do gestor e as decisões costumam ser tomadas com base em achismos e informações superficiais.

O GO Gestor Obras é para quem:

  • Não tem o preço correto nos orçamentos de obra;
  • Não tem custo individualizado por obra;
  • Sofre com falta de tempo e organização para tarefas cotidianas da construtora;
  • Não tem fluxo de caixa definido e eficiente;
  • Faz compras emergenciais que param a obra e costumam estourar o orçamento planejado.

GO Gestor Obras é sinônimo de facilidade e integração. Você passa a ter todas as informações mais relevantes para a sua construtora a um clique de distância.

Como funciona a gestão integrada na prática?

O sistema de gestão GO Gestor Obras oferece 3 módulos integrados que possibilitam ao gestor de uma pequena construtora fazer todas operações em uma única tela: Financeiro, Compras e Engenharia.

Dessa forma, o GO Gestor Obras auxilia a compreender e coordenar de forma eficiente todas as atividades e processos que compõem a empresa, desde a administração financeira até a execução dos projetos.

Além de facilitar a gestão integrada da construtora, o GO Gestor Obras também oferece acesso simples e eficiente a dados estratégicos que vão embasar decisões assertivas no cotidiano.

Por exemplo, você tem acesso a um dashboard detalhado de todos os custos previstos e realizados em cada etapa da obra para um período de tempo de interesse.

Com essas e outras informações, o gestor de uma pequena construtora se antecipa aos imprevistos e reduz significativamente o impacto negativo de mudanças de rota ao longo de um projeto.

Conheça o Dashboard e os 3 módulos integrados do GO Gestor Obras

No GO Gestor Obras você conta com um dashboard completo e 3 módulos integrados que facilitam a gestão de todas as informações mais relevantes para o dia-a-dia da sua construtora.

Dashboard do GO Gestor Obras

O Dashboard apresenta diferentes informações que podem auxiliar você em sua gestão:

  • Total de Receitas e Despesas das obras ativas;
  • Fluxo de caixa;
  • Detalhamento Financeiro;
  • Curva ABC de Custos;
  • Gráfico de Orçado x Realizado.

Confira no vídeo abaixo todos os recursos do Dashboard dinâmico e detalhado do GO Gestor Obras

Módulo Financeiro

O módulo de sistema financeiro permite acesso e edição rápidos de todos os parâmetros que envolvem transações financeiras na construtora. Tudo separado por empresa e obra!

sienge go módulo financeiro menu
Menu do Módulo Financeiro do GO Gestor Obras

Confira abaixo os principais recursos do módulo financeiro do GO Gestor Obras

  • Cadastrar, editar e analisar Despesas, Receitas, Carteiras e Categorias.
  • Dar baixa em receitas e despesas;
  • Exportar despesas e receitas para o Microsoft Excel;
  • Analisar e exportar Carteira (extrato bancário) para o Microsoft Excel;
  • Duplicar despesas recorrentes de maneira rápida, como aluguel e salário de funcionários;
  • Transferir, parcelar e ratear contas;
  • Gerenciar o fluxo de caixa;
  • Realizar o pagamento de mão-de-obra.
sienge go módulo financeiro categorias
Categorias do Módulo Financeiro do GO Gestor Obras

Confira o passo-a-passo para utilizar os recursos do Módulo Financeiro do GO Gestor Obras

Módulo Compras

O sistema de compras do GO Gestor Obras analisa seus pedidos e avisa em poucos segundos se você está comprando um insumo por um preço mais alto do que já pagou. 

pedidos e notas para construtoras
Cadastro de edição de Pedidos e Notas no Módulo Compras do GO Gestor Obras

Além disso, você também pode consultar e exportar dados de todas as compras relativas a uma obra e em um determinado período de tempo.

Confira todos os recursos do Módulo de Compras do GO Gestor Obras

  • Cadastre pedidos, notas e despesas;
  • Pesquisa insumos por código para cadastrar pedidos de compra;
  • Adicione notas fiscais a pedidos de compra e cadastre notas fiscais sem pedidos de compra;
  • Exporte, edite e exclua pedidos de notas;
  • Panorama de Compras.

No Módulo Compras você tem acesso ao Panorama de Compras, onde você compara os valores dos insumos do orçamento realizado com os insumos do pedido de compra e os da nota fiscal. 

panorama de compras obra sienge go
Panorama de Compras no GO Gestor Obras

 

panorama de compras por etapa da obra
Panorama de Compras por Etapa da Obra no GO Gestor Obras

Assim, você consegue comparar se os custos inicialmente propostos para para obra condizem com o que foi gasto nela.

Confira o passo-a-passo para utilizar os recursos do Módulo Compras do GO Gestor Obras

Módulo Engenharia

Aproveite a Tabela Padrão de Insumos e Composições e a integração com a SINAPI, com milhares de itens cadastrados. 

Em apenas 3 cliques faça a medição da obra, e saiba em segundos o comparativo orçado vs realizado.

Confira os principais recursos do Módulo Engenharia do GO Gestor Obras

  • Pesquise insumos por código ao incluir ou editar um orçamento;
  • Edite ou insira composições e insumo sem sair da tela de orçamento;
  • Cadastre obras individuais e orçamentos;
  • Crie um cronograma de obra;
  • Faça a medição completa da obra;
  • Visualize o Orçado x Realizado geral e por etapa da obra;
  • Importe o orçamento a partir de uma planilha do Microsoft Excel;
  • Imprima um orçamento estruturado.
orçado realizado por etapa na obra no sienge go
Orçado x Realizado por etapa da obra no GO Gestor Obras

Confira o passo-a-passo para utilizar os recursos do Módulo Engenharia do GO Gestor Obras

Integração com a tabela SINAPI

Utilize a Tabela Padrão de Insumos e Composições com agilidade nas operações de cadastro e acompanhamento do GO Gestor Obras

Conte com a integração com a tabela SINAPI, com milhares de itens cadastrados. Veja abaixo!

Funcionário Digital do GO Gestor Obras

Além dos 3 módulos integrados e de um dashboard dinâmico e detalhado das operações mais relevantes da construtora, o GO Gestor Obras também oferece um Funcionário Digital.

Entenda como o Funcionário Digital ajuda a sua gestão no GO Gestor Obras

Baseado em inteligência artificial por meio da tecnologia Watson da IBM, o funcionário digital aprende constantemente para auxiliar você na gestão do seu negócio.

Ele atua de duas formas: com dicas que aparecem na sua tela e respondendo a perguntas que você faz no chat.

funcionário digital do sienge go
Insights estratégicos oferecidos pelo Funcionário Digital do GO Gestor Obras por meio de inteligência artificial

O Funcionário Digital do GO Gestor Obras acompanha suas movimentações e aprende com elas. Dessa forma, ele oferece insights estratégicos e responde às dúvidas de forma inteligente e automatizada.

funcionário digital inteligência artificial
Perguntas que você pode fazer ao Funcionário Digital do GO Gestor Obras sobre questões financeiras

Veja abaixo alguns insights e perguntas que você pode fazer ao funcionário digital!

Insights financeiros

Ao pagar ou receber uma conta, o funcionário digital retorna informações de acompanhamento sobre saldos de carteira e da empresa selecionada.

Mensagem do funcionário digital ao pagar ou receber uma conta:

“O saldo da carteira 001 – Banco do Brasil S. A. no dia 15/01/2023 é de R$ 32.126,00 e o saldo da empresa JC Construções no dia 15/01/2023 é de R$ 58. 277,00.”

Além dos insights automatizados, confira algumas perguntas que você pode fazer ao funcionário digital sobre questões financeiras:

  • Contas fora do prazo
  • Contas que não estão em dia
  • Em atraso
  • Contas atrasadas
  • Contas que deixei de pagar
  • Contas não pagas no vencimento/data/prazo
  • Contas em atraso
  • Contas que não paguei no prazo/na data
  • Contas que esqueci de pagar

Insights sobre compras

Ao cadastrar compras de materiais ou registrar valores maiores que o previsto no orçamento, por exemplo, o funcionário digital mostra avisos importantes que te ajudam a fazer ajustes necessários.

Mensagem do funcionário digital ao cadastrar o preço de um insumo no Pedido ou Nota, sendo ele superior ao preço informado para o insumo no orçamento:

“Verifiquei que o preço do insumo cimento comprado x orçado no pedido atual (R$ 23,00/m3) é 10% superior ao orçado (R$ 25,30/m3).”

Mensagem do funcionário digital ao registrar o valor para um item, sendo que este item já foi comprado por um valor menor anteriormente:

“Olá, verifiquei que o insumo tinta acrílica foi comprado antes por R$17,72/l (1 lt, fornecedor Casas D’Água Materiais de Construção) no dia 29/05/2022.”

Com esses insights fica muito mais fácil permanecer dentro do orçamento e fazer reajustes no planejado caso necessário.

Insights sobre engenharia

Ações no módulo de Engenharia também ativam insights importantes no funcionário digital.

Mensagem do funcionário digital quando o valor da medição da etapa é menor do que o esperado:

“Olá! De acordo com meus cálculos, a etapa ‘escavação’ está atrasada em 10 dias. Estava previsto 56% até 23/04/2023, mas foi registrado 32%. A nova previsão para conclusão desta etapa é 08/05/2023.”

Mensagem do funcionário digital quando o orçamento é salvo com a medição realizada e há tendência do custo ser maior que o orçado:

“Com base nas informações acima, a obra reforma da creche custará 12% a mais que o orçado.”

Consultoria especializada do GO Gestor Obras

Uma consultoria especializada facilita ainda mais a implantação de um software de gestão em pequenas construtoras, além de auxiliar você a obter o máximo que ele pode oferecer. 

Com o suporte e o apoio certo, você otimiza ainda mais seus resultados com o GO Gestor Obras

Como a consultoria especializada funciona?

  • Mapeamento de todos os processos da empresa: A consultoria especializada vai verificar as necessidades do seu negócio, as tecnologias disponíveis, e apresentar à sua empresa todo o potencial do software para que a sua equipe possa utilizar o sistema com eficiência e assertividade.  
  • Implantação completa do GO Gestor Obras na sua construtora: Fazemos a implantação do GO Gestor Obras junto com você. Nosso objetivo é que você utilize seu tempo com a gestão e o sucesso do seu negócio, por isso caminhamos ao seu lado para sanar dúvidas rapidamente e auxiliar em todos os cadastros necessários.
  • Fornecimento do suporte necessário durante e após a implantação: Depois de todas essas etapas, a equipe do Go! também oferece suporte para atualizações ou dúvidas do sistema. Além disso, acompanham e analisam a performance do uso do software na sua empresa, apoiando e orientando os usuários. 
  • Apresentação de boas práticas de mercado para a sua construtora: Boas práticas para elaboração de orçamentos, cálculo assertivo de BDI e gestão de custos diretos e indiretos. Além disso, nossa equipe vai analisar junto com você os relatórios da sua empresa para lhe auxiliar na tomada de decisão. 
  • Treinamento em vídeo para seus colaboradores: Nossos consultores também oferecem treinamento completo para tirar dúvidas e orientar seus colaboradores no uso eficiente do GO Gestor Obras e nas boas práticas de mercado para o sucesso do negócio.

Tenha uma equipe qualificada e à disposição para o que você precisar

Ao fazer a implantação do GO Gestor Obras, você tem acesso a uma equipe qualificada e especializada sempre que precisar.

  • Consultor: Seu consultor ajudará você a encontrar a melhor forma de usar o GO Gestor Obras na gestão da sua empresa;
  • Suporte: Surgiu algum problema técnico? Não se preocupe! O suporte está sempre disponível para solucionar problemas técnicos de forma ágil e definitiva;
  • Funcionário digital: No seu dia-a-dia você ainda conta com o melhor da inteligência artificial para receber dicas valiosas e insights relevantes para o sucesso da sua empresa.

Além disso, no Gestor Obras nós acreditamos que o atendimento deve ser personalizado para cada empresa parceira. 

Por isso, você recebe o contato do seu consultor e pode falar diretamente com ele caso tenha alguma dúvida ou precise de algum auxílio no uso da ferramenta.

3 passos simples para começar agora mesmo a utilizar o GO Gestor Obras na sua construtora

Para começar a utilizar o GO Gestor Obras na sua construtora basta seguir os passos abaixo, é mais simples do que você imagina!

  1. Acesse a página oficial do GO Gestor Obras
  2. Faça o cadastro para receber acesso gratuito ao GO Gestor Obras por 3 dias e ver na prática as funcionalidades que vão revolucionar o cotidiano da sua construtora;
  3. Pronto! É simples de cadastrar, acessar e utilizar.