Nenhum edifício se sustenta sem o alicerce bem feito. Mas isso não se aplica só em sentido literal, já que nos negócios vale o mesmo princípio. Do mesmo jeito que a base de uma edificação afeta a sua segurança de forma definitiva, a análise de mercado serve para fundamentar bem as decisões de negócio.
Isso quer dizer que se você souber como fazer isso, vai ficar muito mais perto de realizar empreendimentos economicamente viáveis e lucrativos.
Neste artigo, eu vou te mostrar exatamente o que é a análise de mercado, por que ele é fundamental para o sucesso da sua empresa, e como usá-lo bem.
O que é a análise de mercado
A análise de mercado é uma avaliação de todos os indicadores responsáveis por determinar se um projeto vale a pena ou não.
Pense no seguinte exemplo:
Se uma construtora planeja lançar um condomínio residencial de alto padrão, não adianta simplesmente comprar um terreno em uma área nobre da cidade. É preciso avaliar vários fatores, tanto internos quanto externos, para ver se o projeto tem chances de dar certo.
Isso evita decisões estratégicas erradas e prejuízos financeiros. E todo esse processo de estudo é impactado pela análise de mercado. Em outras palavras, a análise de mercado é que torna o estudo de viabilidade econômica possível.
Por que o estudo de viabilidade é importante para a sua empresa
O estudo de viabilidade, por sua vez, mostra qual é a probabilidade de um empreendimento ser bem-sucedido. Logo, fica claro que essa avaliação é vital para a saúde da sua empresa.
E se engana quem pensa que esse estudo diz respeito só a quanto uma obra vai custar e por quanto o projeto final deve ser vendido. Existem outros pontos a considerar, como:
- demanda existente pelo empreendimento;
- leis e normas que poderiam afetar os resultados do projeto;
- custos “escondidos” de obra que precisam ser levados em conta;
- tendências de mercado;
- e muitos outros.
Assim, uma obra realizada com base num estudo de viabilidade tem chances bem maiores de dar certo e trazer retorno financeiro no prazo estimado.
Qual é o papel da pesquisa de mercado na viabilidade econômica de um empreendimento
Enquanto o estudo de viabilidade foca na obra em si, o foco da pesquisa de mercado é o comportamento das pessoas envolvidas na compra e venda desses projetos.
Essas pessoas incluem seus clientes, concorrentes e fornecedores. Acompanhar os movimentos de cada um desses grupos é fundamental para te ajudar a tomar decisões melhores antes de começar um novo empreendimento.
Aqui estão 3 motivos para fazer isso:
Análise de histórico
A primeira fonte de ajuda da pesquisa de mercado é que ela permite analisar o histórico de comportamento dos seus clientes, concorrentes e fornecedores.
Agora, pense nisto:
Se você já sabe que, historicamente, certas ações indicam boas previsões de negócios, o que fará se observar uma movimentação similar do mercado? Naturalmente, vai investir mais para colher os frutos depois.
O mesmo vale para situações que indicam baixa no setor. Ao notar movimentos suspeitos, será mais fácil recuar antes de um grande projeto.
Situação atual
Obviamente, a pesquisa de mercado também é muito relevante para mostrar qual é o cenário atual do setor.
Isso inclui saber:
- se os clientes consideram o momento favorável a investir em imóveis;
- quais são os incentivos fiscais disponíveis para o empreendimento desejado;
- quais são os parâmetros atualizados de mercado, como valores a investir e preços de venda.
Projeções de tendências
Manter os pés no chão é essencial, e os dois pontos anteriores mostram como a pesquisa de mercado ajuda nisso. Mas ela vai além, e permite que você enxergue o futuro, ou seja, as tendências que podem ajudar a tornar os empreendimentos um sucesso.
Algumas das principais projeções de tendências que você pode fazer são:
- quais materiais construtivos usar;
- quais tecnologias vale a pena aplicar;
- que tipo de projeto tem recebido maior procura;
- e por aí vai.
Como fazer uma análise de mercado: 5 passos que você deve seguir
Vamos recapitular brevemente o que vimos até aqui:
Análise de mercado é a avaliação completa de todos os indicadores que determinam o sucesso de um empreendimento. Essa análise inclui:
- estudo de viabilidade: projeção completa dos custos, despesas, aspectos técnicos, burocráticos e projeções financeiras da obra em si;
- pesquisa de mercado: análise de comportamento do cliente final, dos fornecedores e concorrentes, e como tudo isso deve afetar suas decisões.
Agora resta a pergunta:
Como fazer essa análise de forma completa, levando em conta tudo que vimos até agora?
Aqui estão 5 passos para te ajudar:
1. Avalie o cenário do setor
O primeiro passo é avaliar o cenário em sentido econômico, ou seja, saber se vale a pena investir, levando em conta os custos e o interesse geral dos compradores.
Um ponto a observar é a condição de juros e de financiamento habitacional, para projetos residenciais. Já para os empreendimentos comerciais, é preciso ficar atento à disposição de investir do público-alvo.
2. Estude os movimentos da concorrência
O que seus concorrentes estão fazendo hoje para se destacar no mercado? Seria um erro imitar cada movimento dos concorrentes, mas acompanhar suas ações e aprender com elas é um grande acerto.
E o motivo disso é:
Ao ver como seus concorrentes se comportam, você pode descobrir informações que não tinha sobre o mercado. Daí, pode usá-las, tanto para proteger seus recursos quanto para explorar oportunidades novas.
3. Entenda como o cliente se comporta
Conhecer profundamente o cliente é uma das melhores maneiras de criar produtos que se esgotam rapidamente. Mas o contrário também é verdade: um empreendimento que não tem demanda é prejuízo na certa.
E aqui vai uma palavra de cautela:
É sua missão encontrar o ponto de equilíbrio entre inovar e criar algo dentro da realidade do mercado. Fugir demais dos padrões, a não ser que isso seja um desejo claro dos seus clientes, pode ser bem perigoso.
4. Projete as receitas
Não há como investir em um novo empreendimento se você não tiver receita suficiente em caixa. Então, é fundamental projetar as receitas com exatidão, para não cair no erro de dar um passo muito grande e depois não ter condições de continuar com a obra no prazo.
Também é importante projetar qual será a receita obtida com o novo projeto, depois que ele for vendido. Procure sempre aportar seu capital em investimentos que causem grande impacto positivo para a empresa.
5. Projete as despesas
Depois de projetar as receitas, é hora de analisar todas as despesas relativas ao empreendimento. Isso engloba tudo o que você vai gastar, não só na obra, mas também na divulgação e venda do projeto.
Depois de comparar os resultados das duas projeções, você terá uma boa noção do tempo e valor do retorno financeiro, e saberá se vale a pena ou não construir.
A análise de mercado é um passo estratégico essencial para o sucesso de um empreendimento. Então não deixe de usar o passo a passo que vimos aqui. Se alinhar isso a uma boa ferramenta de gestão, você terá tudo que precisa para fazer sua própria análise com confiança e precisão.
Se estiver na dúvida sobre qual ferramenta usar, veja como é possível usar o Sienge na sua análise de viabilidade econômica!