Certamente, uma das principais notícias dessa semana é o aumento da confiança do empresário da construção!
De acordo com a Sondagem da Construção, da FGV, o setor está mais otimista e prevê melhora significativa!
Isso se deve à melhora da economia como um todo, conforme pontuou a coordenadora de Projetos da Construção da entidade, Ana Maria Castelo. “O índice apresentou alta devido à expectativa de recuperação do cenário macroeconômico. Além disso, o mercado imobiliário começou a dar sinal de melhora com a abertura do crédito e a redução dos juros”, afirma a economista.
Quer saber mais sobre a expectativa do empresariado da construção?
Então não deixe de conferir o acompanhamento dos indicadores setoriais que o Buildin traz mensalmente para você!
Lá você vai saber mais sobre a retomada dos empregos na construção e a volta do pró-cotista, da Caixa!
Relacionamento com os clientes
Essa semana tivemos alguns posts que fizeram muito sucesso entre nossos leitores. E um ponto em comum entre eles foi o foco em relacionamento com os clientes.
Cada um à sua maneira, os textos falam sobre como a interação entre cliente e fornecedor é fundamental para o sucesso da construção.
Aliás, sucesso do cliente é o tema do post que fala sobre a expectativa do cliente!
Nesse texto falamos sobre como descobrir o que espera o cliente de incorporadoras e construtoras. E mais do que isso, falamos sobre como atender à essa expectativa.
Um outro ponto de vista sobre a interação comercial na construção foi levantado pelo engenheiro Marcos Monteiro, sócio da Planear Engenharia e colunista Buildin.
Em seu artigo dessa semana ele levanta um tema delicado: precificação de projeto.
De acordo com ele, é muito comum as empresas contratarem projetos considerando apenas o preço cobrado pelo projetista.
Não é preciso dizer que isso é um erro, não é mesmo?
No texto ele demonstra porque uma construtora ou incorporadora não deveria se basear apenas nesse fator.
Para conseguir seguir as dicas do Marcos Monteiro, no entanto, talvez engenheiros e arquitetos precisem voltar às aulas.
Talvez o que lhes falte seja um conhecimento maior sobre marketing profissional. E é nesse ponto que toca o texto publicado em parceria com a Construa Resultados.
O artigo fala sobre como usar o marketing digital para a construção.
Tecnologia em voga
O Buildin tem o interesse de expandir cada vez mais o universo de engenheiros e arquitetos. Por isso, demos início a uma série de conteúdos voltados à importância da TI na construção.
O primeiro texto fala sobre como a Tecnologia da Informação é uma aliada imprescindível para o profissional da construção. A TI contribui direta e indiretamente com o desenvolvimento do trabalho do setor.
Exemplos disso trazem os textos sobre Como otimizar processos de proposta comercial e Como escolher um sistema para aumentar vendas.
Confira!
Conclusão
Como vimos, estar bem informado é uma necessidade cada vez maior para profissionais de engenharia e arquitetura, certo?
É preciso que engenheiros e arquitetos desenvolvam uma visão holística sobre diversos temas. Afinal, quando você pensou que um engenheiro projetista precisaria pensar em estratégias de marketing?
Principalmente se você quiser ser um profissional globalizado!
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