Pioneirismo no certificado de recebíveis imobiliário gerou mais eficácia e transparência para a Patriani

Escrito por Redação Sienge

2 de outubro 2024| 6 min. de leitura

Compartilhe
Pioneirismo no certificado de recebíveis imobiliário gerou mais eficácia e transparência para a Patriani

Com presença sólida em um raio de 100 km da capital São Paulo, a construtora Patriani acumula mais de 12 anos de história voltada para inovação, sustentabilidade e alto padrão de entrega. Já cliente do Sienge, a empresa buscou a parceira CERC para alcançar mais uma vez o pioneirismo, desta vez com o certificado de recebíveis imobiliário. Com essa solução, conquistou: 

  • Adequação às diretrizes do Banco Central; 
  • Mais transparência e governança;  
  • Centralização e automatização dos certificados; 
  • Otimização do tempo e trabalho da equipe.   

 

 

Confira o histórico de inovação da Patriani, o projeto pioneiro e mais resultados dessa iniciativa.  

 

Patriani: inovação da sustentabilidade aos processos  

A missão de construir prédios inovadores de médio e alto padrão levou a Patriani ao título de Pentacampeã do Master Imobiliário, o “Oscar” da construção civil brasileira. Para além da qualidade dos imóveis, um destaque da empresa é a sua visão ousada de futuro, autodenominada “Jeito Patriani”. É o que motiva a implementação de soluções arrojadas, e ao mesmo tempo econômicas, nos seus prédios.     

Como consequência, já é a construtora mais digital entre as brasileiras na faixa de R$ 1 bilhão de VGV (Valor Geral de Venda). E almeja mais: ser referência também em tecnologia, inteligência artificial e processos. 

Na Patriani, tecnologia e sustentabilidade andam juntas, alinhadas à ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Desde 2021, por exemplo, a cobertura de seus prédios abriga fazendas solares, que reduzem o consumo e valor da energia para todos os moradores. De forma semelhante, a empresa foi responsável pela primeira árvore solar do Brasil a ser instalada no passeio público. O feito hoje sobressai imponente na fachada da Serafina Corporate, a sede em Santo André onde tudo começou. 

O luxo e a inovação se encontram ainda nas muitas regalias criadas para condôminos: delivery room para compras online, espaço influencer, beach arena, elevadores regenerativos, vaga para carro elétrico e até casa de campo privada. Seguindo esse modelo, já foram mais de 58 empreendimentos comercializados (6.988 unidades).   

Não é surpresa portanto, que nos processos da própria empresa esses valores e ideias também resultassem em iniciativas pioneiras. “Da mesma forma que pensamos para fora de casa, também pensamos para dentro, trazendo automatização para os nossos processos, fazendo inteligência de dados, buscando sempre o que há de mais novo e eficiente para o nosso mercado”, reforçou o CEO Mauricio Soler. 

 

Pioneirismo no certificado de recebíveis imobiliário 

Logo que surgiu a resolução do Banco Central que exige certificado de recebíveis imobiliário oriundo do financiamento da produção, a construtora Patriani se mobilizou para a adequação, vislumbrando também uma oportunidade de melhoria. Isso porque o novo modelo traz garantias para todos os envolvidos.  

“É uma segurança para a Patriani, para o banco e segurança para o cliente que compra o imóvel que estejam enquadradas nessa resolução porque sabe que o dinheiro vai ser destinado para a obra”, comentou o CEO Mauricio Soler. 

A resolução ainda não está em vigor, mas a Patriani já concluiu a atualização, se tornando a pioneira no mercado a usar esta tecnologia para certificados de recebíveis imobiliário. Tudo começou quando a construtora que é cliente Sienge Plataforma buscou auxílio para se ajustar às novas diretrizes e recebeu a indicação da parceira CERC. A registradora é integrada ao Sienge, permitindo centralizar as unidades e contratos de empreendimentos imobiliários em desenvolvimento. 

Transformações e resultados 

O cenário passado permitia que cada banco tivesse a sua planilha e exigisse sua formatação para a liberação das operações e do financiamento mês a mês. O trabalho era específico para cada instituição financeira, envolvendo horas de diversos integrantes da equipe Patriani. Anteriormente, bancos também não tinham acesso direto a esses registros, verificando documentos somente por meio do envio por cada agente.  

Com a ajuda da CERC, foi possível levar governança para a gestão da empresa e de seus recebíveis. Mauricio comenta que esse desafio exigiu muito trabalho, pois a implantação era algo novo e era preciso formatar os códigos, mas que tudo valeu a pena. Juntos, conseguiram modular processos e planilhas em um formato único com dados padronizados e automatizados no sistema. Já é perceptível a economia de tempo e a maior eficiência no processo.  

“Hoje em um clicar a gente extrai todas as planilhas necessárias que o banco precisa enxergar e o banco também tem acesso ao sistema e ele próprio enxergar os nossos recebíveis online”, destacou o CEO.  

A iniciativa promete dar ainda mais frutos. A Patriani espera que a adequação faça reduzir as taxas do financiamento de produção das obras, já que os certificados diminuem o risco do crédito e a incerteza do banco sobre os recebíveis. O mais importante, no entanto, é a perspectiva de um mercado mais saudável, correto e transparente no futuro que segue.