Como preparar sua construtora para pequenas obras: o guia

Ricardo Nacarato

Escrito por Ricardo Nacarato

5 de outubro 2023| 7 min. de leitura

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Como preparar sua construtora para pequenas obras: o guia

Não sabe como preparar sua construtora para pequenas obras? Não se preocupe!

No artigo abaixo você entenderá:

  • Os benefícios da organização em uma construtora de pequenas obras;
  • Como preparar sua construtora para pequenas obras;
  • O que é e como funciona um sistema de ERP para pequenas construtoras.

Confira!

 

Os benefícios da organização em uma construtora de pequenas obras

A organização precisa ser uma palavra-chave em qualquer construtora, especialmente as que lidam com pequenas obras.

Os principais benefícios da organização são:

  • Maior eficiência operacional;
  • Redução de desperdícios de recursos;
  • Cumprimento de prazos com mais facilidade;
  • Melhoria na qualidade do trabalho;
  • Melhor controle de custos;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Tomada de decisões precisa;
  • Redução do risco de problemas legais;
  • Melhor gestão de pessoal e recursos humanos.

 

Como preparar sua construtora para pequenas obras

Analise seus recursos

Desde o primeiro momento é importante considerar os recursos da sua empresa.

Mesmo as pequenas obras precisam de recursos específicos para o seu bom funcionamento.

Nesse sentido, compare os requisitos do projeto aos recursos que sua empresa já tem.

Alguns pontos de atenção são:

  • Sua empresa tem a mão de obra necessária para o projeto? Se não, tem recursos financeiros para contratar mais funcionários, mesmo que temporariamente?
  • Sua empresa tem os equipamentos adequados para a obra?
  • Sua empresa tem experiência ou os conhecimentos vitais para esta pequena obra?

Aqui, é importante lembrar de não subestimar as pequenas obras. Ainda que menores, elas podem demandar conhecimentos mais específicos.

É o caso das pequenas obras de quadras esportivas, por exemplo.

Leia também o Guia de construção de quadra poliesportiva – Sienge.

 

Entenda as obrigações legais

De pouco adianta um bom projeto sem suas garantias legais.

Mas também entendemos a dificuldade de lidar com essas especificações, afinal, são mais de 900 normas no setor da construção civil.

Entre as novas normas, podemos listar, por exemplo:

  • NBR 16280: Sistema de gestão de reformas;
  • NBR 15965-3: Sistema de classificação da informação da construção, processos da construção;
  • Nova NBR ISO 9001:2015: Sistema de Gestão da Qualidade
  • NBR 16337: Gerenciamento de riscos em projetos, princípios e diretrizes gerais;
  • Nova NBR 9050:2015: Acessibilidade a edificações, mobiliários, equipamentos e espaços urbanos;
  • NBR 8953: Concreto para fins estruturais, classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência;
  • NBR 16366: Qualificação de pessoas para a construção civil, perfil do profissional telhadista.

Mas não precisa se preocupar!

Acesse o Guia de normas da construção civil e entenda quais legislações se aplicam ao seu projeto de pequena obra.

 

Elabore um orçamento realista

A organização de um orçamento não é só vital para o cumprimento do projeto, como também é para gerar credibilidade.

De forma resumida, um orçamento para pequenas obras precisa cumprir pelo menos 4 requisitos:

  1. Poder de representação: o orçamento deve refletir a matriz de decisões de obra;
  2. Exclusividade: o orçamento precisa considerar as especificidades da obra, incluindo seu tamanho;
  3. Valoração estimada: o orçamento precisa estimar a valoração da pequena obra, considerando variáveis;
  4. Validade temporal: o orçamento precisa ser atualizado conforme as mudanças ocorridas ao longo da execução.

Confira como fazer orçamento de obra: um guia sem mistérios.

 

Siga um cronograma estruturado

Com um bom orçamento e o aceite da obra em mãos, chega a hora de começar as etapas práticas.

Mas construir sem registrar etapas e mudanças pode ser um risco.

No seu cronograma, considere:

  • As atividades necessárias e as etapas para o projeto;
  • Os responsáveis por cada parte da obra;
  • Possíveis imprevistos.

Lembre-se ainda que existem cronogramas físicos, cronogramas financeiros e cronogramas físico-financeiros (mais completos).

Avalie continuamente o seguimento do cronograma, criando planos de ações em caso de problemas.

Entenda como fazer um bom cronograma de obras para pequenas construtoras.

 

ERP para pequenas construtoras

Para fazer e seguir um cronograma estruturado, o ERP é a melhor ferramenta.

ERP significa Enterprise Resource Planning. Ou seja, um ERP é um planejamento de recursos da sua empresa.

Em um sistema de gestão integrado (ERP) para construtoras, você acessa todas as informações que precisa para fazer o acompanhamento diário de cada obra.

Dessa forma, é possível acompanhar dashboards dinâmicos e detalhados com todas as informações necessárias para planejar, evitar prejuízos e garantir a lucratividade dos seus projetos.

Mas, isso, claro, precisa ser adaptado para o porte da sua empresa.

Muitas tecnologias de ERP são feitas considerando empresas maiores, confundindo e encarecendo os serviços para as pequenas construtoras.

Por isso, dê preferência a um ERP especializado para pequenas empresas.

 

Conte com o Sienge Go!

O Sienge Go! é um sistema ERP construído na medida para pequenas construtoras:

  • Dashboard dinâmico feito na medida para as necessidades de pequenas construtoras;
  • Fácil de usar, com layout intuitivo e dinâmico para você encontrar rapidamente todas as informações que precisa;
  • 3 módulos integrados: Financeiro, Compras e Engenharia;
  • Funcionalidades para gestão eficiente de custos de orçamento: apropriação de custos por etapa da obra, controle Orçado x Realizado, e muito mais!
  • Relatórios completos e automatizados para você acessar a qualquer instante todas as movimentações em todas as áreas da construtora.

 

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