Imagine uma abordagem que permita olhar para o resultado positivo antes mesmo de inovar. Ela existe e tem nome: Design Thinking.
Este conceito de trabalho foi desenvolvido para revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas, com alternativas criativas focadas nas necessidades reais do mercado e do cliente. E não em pressuposições estatísticas.
É difícil de acreditar?
Mas é algo real e tem mostrado resultados muito positivos em alguns casos.
Pensando em ajudar você a alcançar esses pontos também, hoje vamos explicar o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ajudar sua construtora.
Vamos começar explicando…
O que é Design Thinking
A primeira coisa que precisa ficar bem esclarecida para você compreender o conceito de Design Thinking é que não se trata de uma metodologia, mas sim de uma abordagem. Isso porque quando pensamos em método, criamos a expectativa de ter em mãos uma fórmula, quase que matemática, que pode ser aplicada em qualquer situação.
E este não é o caso!
… tem um ótimo custo-benefício!
Comparado ao benefício que gera dentro da empresa, a ferramenta e seus conceitos têm um valor muito baixo. Trata-se de uma filosofia muito simples, que não exigirá altos investimentos.
O maior custo, talvez, seja o de modificar a cultura organizacional para aderir às práticas do design thinking, pois só assim algum resultado será alcançado. As possibilidades de sucesso são gigantes, mas é necessário um esforço diário;
… oferece respostas!
O design thinking estimula diferentes estados mentais, o que pode ajudar a resolver a raiz dos problemas. O desenvolvimento de pensamentos divergentes é essencial para quem deseja chegar a pensamentos convergentes. Utilizando critérios práticos, é possível comparar alternativas e testar cada uma delas;
… incentiva a criatividade!
O design thinking gera soluções. A criatividade não é um dom que se aplica a certo tipo ou grupo de pessoas. Ela está em todos nós e deve ser constantemente alimentada. A criatividade pode ser a chave para uma solução inusitada, inesperada e totalmente eficaz;
… estimula a empatia!
Empatia é a aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja e aprendendo da maneira como ele aprende. O design thinking busca por práticas que incentivem a solução de problemas sob uma ótica mais empática. Essa pode ser uma das maiores contribuições para a sua construtora;
… se baseia na pluralidade!
Pensar diferente é um dos principais caminhos para a inovação, e o design thinking incentiva um novo olhar sobre coisas e situações.
Além dessas vantagens, vale destacar que ao aplicar o Design Thinking na sua construtora, seus clientes estarão mais satisfeitos, afinal suas necessidades poderão ser compreendidas com mais assertividade.
Com isso você pode gerar um efeito cascata positivo: cliente satisfeito + bons negócios + aumento na produtividade + aumento na lucratividade = SUCESSO!
Para concluir…
Viu só como o Design Thinking pode ser uma solução interessante para você e sua construtora?
Aplicando essa abordagem no dia a dia, você poderá notar todas as mudanças que pontuamos no post e ainda terá um diferencial competitivo frente ao mercado. O que pode fazer toda a diferença na hora de conquistar novos clientes.
Caso este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre Design Thinking, não deixe de curtir e compartilhar nas suas redes sociais! E também, não deixe de dividir conosco sua opinião sobre o tema.