Garantir que todos os processos que acontecem simultaneamente em uma obra ocorram dentro da qualidade exigida não é tarefa fácil. A solução pode ser mais simples do que você imagina e cabe na palma da sua mão: o registro fotográfico.
Com a popularização de câmeras digitais, principalmente em smartphones, o registro fotográfico de obra ganha espaço e se prova um grande aliado no controle de qualidade, para identificação de problemas, defeitos em materiais e serviços e não-conformidades, bem como uma forma de acompanhar o progresso do projeto.
Da vistoria aos acabamentos, a fotografia trabalha a serviço da qualidade da obra e dos serviços no canteiro. Mas não é só isso. Confira 5 benefícios que o registro fotográfico pode trazer para sua obra.
1. Economia de tempo
Um processo disciplinado e padronizado para a documentação fotográfica no local de trabalho pode ser a diferença entre a entrega do projeto no prazo e atrasos ou excessos de custos. Mas, infelizmente, pode ser difícil manter o registro fotográfico sempre em dia.
Como toda documentação, o registro fotográfico também depende de atenção constante da supervisão. No canteiro de obra, há muitas tarefas para serem realizadas em poucas horas e o “trabalho real” ganha prioridade sobre transferir, fazer upload, nomear e organizar relatórios de fotos.
A solução para este conflito de tempo é eliminar 80% do trabalho desnecessário que torna a gestão de imagens uma verdadeira dor de cabeça.
2. Acompanhamento em tempo real
O acompanhamento em tempo real é uma busca constante por muitos contratantes e o registro fotográfico pode proporcionar isso ao profissional.
Por meio das fotos, quem contratou o serviço pode analisar como está o andamento, o uso de suprimentos e até mesmo dar sugestões, caso sinta necessidade. Essas informações constam no diário de obras e são muito úteis.
3. Redução de desperdícios
Como as fotos proporcionam um acompanhamento em tempo real da obra, é possível evitar desperdícios. Essa é uma grande questão da construção civil, a respeito do reaproveitamento de materiais.
O registro fotográfico proporciona o conhecimento sobre possíveis materiais excedentes. Assim, a equipe de projetos pode redirecionar o material para outros setores e evitar desperdícios.
4. Documentação para o diário de obras
O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) tornou obrigatório livro de Ordem da Obra, similar a um diário de obra, por meio da Resolução 1.024.
Sendo assim, o registro do que acontece diariamente nas obras deve ser feito com relação à condições climáticas, evolução, suprimentos e mão-de-obra. Nesse sentido, o registro fotográfico funciona como uma comprovação das atividades descritas no diário de obras e facilita a visualização do andamento pelo contratante.
5. Melhor comunicação
Outro aspecto importante do registro fotográfico é a melhoria na comunicação entre o pessoal de obra e o escritório, ou contratante. Afinal, com a documentação em fotos fica mais fácil a visualização do que está acontecendo.
Conclusão
Os imprevistos na construção civil são muitos e é responsabilidade de todos os envolvidos no projeto evitá-los. Uma mensagem eficiente, com imagens, contextualização e informações precisas pode diminuir ao máximo os riscos e melhorar a comunicação entre canteiro e escritório.
Portanto, adote o registro fotográfico para seu canteiro de obras e otimize todo o processo de comunicação, além de obter mais satisfação do contratante.