Neste post mostraremos que um software para construção pode ajudar muito na gestão de imóveis próprios da sua empresa
Colocar uma parte ou o todo do imóvel próprio para alugar pode ser uma boa fonte de renda para empresas que estão com espaço sobrando ou precisam levantar capital. Em meio à crise, o preço do aluguel caiu cerca de 3,6% no ano passado, mas a gestão de imóveis próprios continua sendo uma fonte de renda segura. Índices como o IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial) demonstram que o retorno do capital investido diminuiu no último trimestre de 2015, mas que alugar o imóvel próprio ainda é um negócio lucrativo.
A boa notícia para quem quer fazer negócios com o imóvel próprio é que o Sienge possui um sistema completo e integrado para garantir a gestão de locações próprias, residenciais ou comerciais. Após meses de pesquisas e contato com clientes-chave, iniciamos a reestruturação do sistema de Locação de Imóveis Próprios. O projeto de evolução deste sistema do Sienge se amparou no crescimento do mercado de locação de imóveis e na necessidade de tornar o sistema mais aderente ao negócio.
Com este novo sistema, você registra o fluxo completo de uma locação, desde o cadastramento dos dados para a geração automática dos contratos até a aprovação da gerência. Os recebimentos são gerados automaticamente no sistema de Contas a Receber do Sienge, permitindo todo o controle de recebimentos, boletos ou arquivo de cobrança, renegociações e inadimplência. Durante a vigência do contrato, qualquer alteração é cadastrada através de aditivos, mantendo o histórico com reflexo automático no fluxo financeiro e disponibilidade de unidades.
O novo sistema também permite a configuração personalizada do período e forma de reajuste dos contratos, possibilitando a atualização automática pela variação de índices financeiros ou por percentual informado. Adicionalmente, trabalha com a filosofia de pró-atividade, avisando aos envolvidos quando um contrato está próximo do término ou do período de reajuste. Todas estas funcionalidades integradas ao ERP facilitam a obtenção de informações gerenciais específicas e alimentam automaticamente os sistemas de Contabilidade e SPED, eliminando retrabalho e gerando as obrigações com o fisco de forma ágil e mais assertiva.
Destacamos abaixo as alterações mais importantes realizadas no sistema Locações de Imóveis Próprios:
- Múltiplas unidades ao contrato de locação.
- Reajuste do contrato manual ou automaticamente, conforme parametrização.
- Inclusão ou exclusão de unidades por aditivos de alteração do contrato.
- Finalização do contrato por término de vigência ou rescisão.
- Emissão de um boleto único por agrupamento de boletos.
- Notificação de reajuste e de término de contrato no mural de avisos do Sienge e por e-mail.
- Autorização e renovação de contrato;