Sempre falamos por aqui sobre a importância de uma gestão de obras planejada, organizada e principalmente alinhada com toda a equipe. Mas, para falar a verdade, a gestão de obras é muito mais simples na teoria do que na prática.
Quando recebemos um projeto e nos comprometemos a embarcar na missão, seja a implementação de construção residencial, comercial ou até mesmo obras públicas, precisamos estar dispostos a dar o nosso melhor para fazer as coisas acontecerem, e de fato saírem do papel para a prática.
A gestão não é como um botão de “liga e desliga”, onde você é capaz de controlar tudo e todos os envolvidos. Existe um caminho a ser percorrido que envolve método, pessoas e ações a serem desenvolvidas no momento correto, para que os resultados de fato cheguem.
E quando você entende que a única forma de alcançar o sucesso é percorrer o passo a passo da gestão de obras, implementando uma metodologia de gestão, pautada na realização de monitoramento de controle de eficiência, descentralização planejada e comunicação transparente, as coisas começam a mudar!
Gestão de Obras na prática: desafios e barreiras encontrados no dia a dia
Um dos desafios encontrados por grandes gestores de obras é a dificuldade em entender que investir em capacitação para a sua equipe não é gasto, mas sim economia de tempo e mão de obra.
Ao implementar qualidade no seu projeto, você precisa ter um time preparado para as mudanças e tecnologias que vêm surgindo. Afinal, não adianta nada fazer tudo em BIM se você vai levar um CAD impresso lá na obra.
O processo de cultura de aprendizagem é um processo que detém o seu próprio tempo e esse tempo de desenvolvimento está diretamente relacionado ao tempo que você, gestor, tem pra ensinar.
Entenda: quanto mais tempo e mais disposto você estiver para ensinar e capacitar a sua equipe, as coisas vão fluindo de forma mais rápida, assim como os resultados.
Em qualquer metodologia de gestão, vai ser necessário capacitar o seu time e implementar a visão de toda a sua equipe, tornando-se necessário investir principalmente na capacitação do pessoal que está ali, dia a dia no canteiro de obras, independente do tipo de obra e do desafio construtivo.
Quem executa a obra? A equipe! Então é a partir daí que você deve ir, aos poucos, implementando a sua metodologia de gestão, trazendo toda a sua equipe para o seu lado, para que todos estejam alinhados em um mesmo objetivo.
Sendo assim, se você ainda não acredita que um dos segredos da Gestão de Obra de Alta Performance é a capacitação da equipe, junto com uma descentralização planejada, você está errando feio e esse artigo serve pra abrir os seus olhos para que você não continue cometendo esse erro.
Rotinas de gerenciamento como uma decisão acertada dentro da obra
Implementando rotinas de gerenciamento, você conseguirá realizar um mapeamento do fluxo de processos, ou seja, de tudo aquilo que está acontecendo dentro do seu projeto, trazendo a equipe para perto de você e fazendo com que sua média liderança esteja alinhada com os objetivos do empreendimento. Mapeou o fluxo dos processos? Ótimo! Agora é chegada a hora de implementar rotinas de gerenciamento.
Planejar dentro da engenharia civil vai muito além do cronograma físico. Planejar é você pensar no seu projeto com visão abrangente, principalmente no que diz respeito aos 4 pilares da gestão de obras: controle de prazo, custo, qualidade e segurança.
A gestão acontece quando você sabe o que precisa fazer, consegue mensurar aquilo que está sendo feito, consequentemente, tornando possível analisar de fato os resultados que estão sendo obtidos.
Já parou pra pensar que o problema pode não estar nos materiais, e sim no fluxo e na forma como você o gerencia? Não está na documentação técnica, mas na sua organização na hora de providenciá-los e estabelece-los?
Educação, capacitação e metodologia de gestão são palavras-chave na gestão de obra
Não adianta você trazer a melhor tecnologia ou o melhor processo do mundo se as pessoas ao seu redor ou o próprio dono da empresa não estão alinhados e conectados com essa nova tecnologia ou esse novo processo.
Sendo assim, a importância do treinamento, da educação e da capacitação precisa ser ressaltada. Um erro comum cometido pelos gestores, por exemplo, é implementar um software que a equipe não sabe utilizar. Isso irá acarretar atraso ao invés de facilitar e trazer benefícios para o projeto.
Imagine passar horas e horas realizando visita na obra para saber como estão indo as coisas, e se está tudo fluindo dentro do prazo? Imagine agora poder substituir essas visitas, otimizando tempo, pelo simples fato de já saber qual o plano de ação a ser seguido, e os próximos passos a serem tomados? Maravilhoso, não é mesmo?
Você pode fazer isso, e a resposta para essas perguntas é simples: basta implementar uma metodologia de gestão pautada em controle de obras, monitoramento do fluxo e planejamento.
Conclusão
No final do dia, implementar uma gestão de obras através de metodologia assertiva, exige primeiro uma jornada a ser percorrida. Na prática, muitas vezes não é falta de compromisso do Gestor, mas na verdade uma falta de conhecimento e ausência de implementação de uma gestão de forma correta.
Não é fácil dominar todas as ferramentas de um dia para o outro. É preciso conexão entre o Gestor e toda a equipe, bem como capacitação, educação e implementação de rotinas de gerenciamento.
Você quer ser um gestor de fato ou apenas um tocador de obra? Vire a chave! Vamos juntos em busca de uma Gestão de Obras de Alta Performance.
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