A indústria da construção civil terá que construir 13 mil prédios por dia, até 2025, para sustentar uma população de 7 bilhões de pessoas. É o que mostram dados da Statista.
Para dar conta deste volume é essencial que as construtoras direcionem olhares para as boas práticas de gestão de projetos na construção civil. Esta informação é corroborada por dados do Future-Ready Index, de que apenas 14% das empresas no mundo estão com seus projetos dentro de 90% do cronograma planejado.
É preciso começar a organizar os processos desde já para aumentar a eficiência da obra, reduzir desperdícios e minimizar os impactos financeiros para o negócio. Veja, neste artigo, como implementar uma gestão de projetos eficiente na sua obra!
O que é um projeto na construção civil
Projeto é definido como um esforço com um período determinado para ser realizado e um resultado que deve ser alcançado. Para isso, conta com recursos específicos, que vão ajudar os envolvidos e responsáveis a atingir os objetivos.
Para uma boa gestão de projetos na construção civil, é preciso que eles sejam: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Esses fatores fornecem a base necessária para que o projeto seja definido. Entenda melhor a seguir:
- Específico: define exatamente o que é o projeto e o que precisa ser feito;
- Mensurável: permite que o projeto seja avaliado e medido para acompanhar seus avanços e atrasos;
- Atingível: as etapas e o resultado do projeto são possíveis de serem atingidos;
- Relevante: todo o esforço dedicado no projeto é em torno de algo realmente importante;
- Temporal: o projeto tem um ciclo de vida, com início, meio e fim.
Projetos que não atendem a alguns desses critérios precisam ser reavaliados. Isso porque há chances de causarem custos e transtornos que não vão ter um resultado efetivo no final.
Depois dessa análise e a partir da definição de objetivo e prazos, é possível começar o escopo inicial do projeto. Em seguida, entra a gestão de projetos na construção civil, com todas as atividades que devem ser conduzidas para garantir sua execução.
A importância do planejamento para a execução do projeto
O passo inicial para começar um projeto é o planejamento. Por meio desse processo, serão estabelecidas as etapas a serem desenvolvidas. Desde as definições de início e fim, bem como outros fatores citados anteriormente.
No planejamento, definimos o que precisa ser feito para que o projeto seja executado e concluído. Isso inclui:
- a quantidade de profissionais que serão contratados e quais serão suas atividades;
- os materiais que precisam ser comprados e quantidades;
- equipamentos que precisam ser alugados
- e em qual momento cada tarefa será realizada e concluída.
Desse momento em diante, o gestor passa acompanhar cada fase, buscando garantir que:
- as atividades estão sendo concluídas nos prazos;
- os materiais foram entregues;
- a mão de obra está sendo suficiente para realizar os serviços.
A garantia de que o planejamento está sendo executado conforme foi definido é a grande função da gestão de projetos na construção civil. Diante de qualquer imprevisto, atraso ou serviço não realizado, o planejamento precisa ser revisto. Todas as atividades a seguir serão impactadas, por isso a importância deste cuidado.
Além de interferir no prazo de entrega final, falhas no planejamento ou projeto causam impactos financeiros para a construtora. São materiais desperdiçados, matéria-prima que precisa ser comprada novamente e custos que prejudicam todo o orçamento.
Ou seja, a gestão de projetos na construção civil influencia diretamente no custo final da obra. Com essa gestão em dia, a construtora poderá mais facilmente obter lucro.
Gestão de projetos na construção civil: passos necessários para o desenvolvimento e execução do projeto
1. Início
O início do projeto é o momento em que deve ser definida a sua motivação e objetivo. Além disso, também deve ser feita uma descrição preliminar. Este recurso dará origem ao Termo de Abertura de Projeto (TAP).
2. Escopo do projeto
No escopo do projeto, deve ser definida qual será a estrutura necessária de planejamento para que a sua execução seja conduzida. Nessa etapa, também é necessário definir quais são os requisitos detalhados do projeto.
3. Definição de cronograma
Na definição de cronograma, são considerados os custos e recursos que serão necessários para executar todas as tarefas, mantendo o fluxo contínuo de trabalho.
4. Documentos de apoio
Toda documentação necessária, aprovações, licenças de prefeitura e órgãos ligados ao meio ambiente, entre outros, devem ser reunidos em um local de fácil acesso. Caso seja necessário consultar ou apresentar algum deles durante a obra, será fácil de encontrá-los.
5. Controle
Depois que o projeto estiver em execução, ter o controle sobre tudo que está acontecendo será fundamental. Em alguns momentos, o processo não sairá totalmente como o que está no planejamento, devido a diversos fatores, inclusive externos.
No entanto, tendo o controle do que está sendo feito, será mais fácil replanejar, tomar decisões rápidas e corrigir as falhas. Por isso, é importante saber como está o progresso, acompanhar os indicadores e mudanças inesperadas.
6. Encerramento do projeto
Na fase de encerramento, os principais objetivos são conferir o que foi entregue e garantir que o projeto cumpriu com o que foi definido e vendido para o cliente.
Como usar a Linha de balanço no controle de prazos do projeto
A Linha de Balanço é uma técnica de planejamento e controle utilizada para organizar a obra no tempo. A metodologia é aplicada, principalmente, em projetos com padrão de repetição de serviços, mas não se restringe a eles.
Funciona da seguinte forma: o planejamento é desenvolvido, com a definição das tarefas e suas dependências. Na sequência, os serviços começam a ser realizados. Conforme o controle é feito e as informações são atualizadas em uma plataforma de planejamento, a Linha de Balanço atualiza o que foi realizado.
De acordo com o cumprimento ou não do prazo, a ferramenta ajusta automaticamente também os próximos prazos. Assim, se uma tarefa foi entregue antes do previsto, a Linha de Balanço atualiza todas as tarefas seguintes, promovendo folgas entre elas. Se uma tarefa atrasou, o cronograma é atualizado com a sinalização do atraso como um ponto de atenção.
Com base nessas atualizações, as lideranças conseguem visualizar se a gestão de projetos na construção civil está atendendo ao que foi planejado. Isso, reforçando novamente, permite que ele tome decisões de forma rápida e estratégica.
Desde a etapa de pré-obra, passando pela elaboração do projeto, até sua execução, é possível contar com ferramentas para ter sucesso. A construtora LYX, do Paraná, tem uma história de sucesso neste sentido que pode ajudar a inspirar a sua empresa. Confira e continue acompanhando o blog da Prevision para mais conteúdos como este!
