Invista no seu negócio para fazer sua construtora crescer

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

9 de setembro 2016| 8 min. de leitura

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Invista no seu negócio para fazer sua construtora crescer

Investir no negócio é um passo muito importante para descobrir como fazer sua construtora crescer de forma profissional e sustentável. E o grande desafio do empresário é descobrir quais são as melhores frentes de investimento que devem ser adotadas pela construtora.

Para se ter uma ideia, o ramo de serviços especiais de engenharia tiveram o melhor desempenho no Ranking da Engenharia Brasileira, divulgado pela revista O Empreiteiro. São construtoras que prestam serviços altamente especializados, cujas soluções contribuem para o bom andamento de obras complexas, como por exemplo, a gestão de resíduos sólidos. Como estimular a vocação da sua empresa para abraçar uma oportunidade como esta e crescer também?

A resposta é uma só: investimento! Para saber como fazer a sua construtora crescer é preciso investir em capacitação, contratação de bons profissionais, participação em eventos de mercado, tempo para melhorar processos, e novas tecnologias. Dessa forma, será criado um ambiente de alta produtividade, no qual cabeças pensantes estarão sempre conectadas ao objetivo do negócio.

Confira os principais investimentos para realizar este cenário dentro da sua construtora:

# Capacitação da equipe

Investir na equipe é investir na empresa. Envolver os colaboradores da sua construtora em cursos e treinamentos de atualização traz excelentes resultados, pois eles tendem a se sentir mais valorizados e contribuem para a melhoria dos processos. Ter uma equipe motivada também reduz a rotatividade de funcionários e aumenta a qualidade dos projetos entregues. Na área de construção civil, a questão das atualizações é de grande importância, afinal, atividades como o trabalho em altura e outros procedimentos de obra, exigem treinamento constante.  

Vale destacar o ganho de produtividade também: uma pesquisa realizada nos Estados Unidos,  divulgada pela Rede Globo, aponta que os trabalhadores que estão satisfeitos com o ambiente de trabalho produzem cerca de 12% a mais, ampliando o faturamento da empresa.

# Contratação eficiente

Na busca de como fazer sua construtora crescer a contratação de profissionais qualificados é um investimento que não pode deixar de ser feito. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, afinal, uma contratação feita às pressas pode captar o talento errado e trazer prejuízo de tempo e dinheiro para a empresa.

Para ter sucesso na contratação, defina previamente quais são as competências que a empresa precisa para cada função e busque profissionais com base nessa demanda. Veja aqui dicas para recrutar funcionários qualificados e evitar que a sua empresa fique com equipes inchadas ou desqualificadas.

# Participação em eventos de mercado

É importante estar presente em eventos profissionais como feiras, convenções e palestras, porque são locais propícios para fortalecer e aumentar a sua rede de contatos e também onde são apresentadas as tendências de mercado. Para Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, trocar experiências é “a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo”. Assim como na vida pessoal, as relações precisam ser cultivadas, essa é premissa básica do relacionamento empresarial.

Você pode conferir a agenda de eventos do setor pesquisando nos sites das associações comerciais da sua região, fóruns ou eventos nacionais dos líderes da construção civil. O Portal Feiras Industriais e o AEC WEB – Portal da Arquitetura,

Engenharia e Construção trazem algumas opções. Você que acompanha o blog do Sienge, em breve receberá aqui um calendário com o resumo dos principais eventos para 2016.

# Incentivo à inovação

O bom desempenho dos serviços especiais de engenharia citados no início deste post reflete como a inovação pode gerar mais lucratividade e, consequentemente, oportunidades de crescimento para sua construtora. O setor da construção civil precisa de empresas dispostas a encararem situações difíceis com otimismo e criatividade.

Como ter ideias é importante, mas transformá-las em produtos e serviços reais é o objetivo, existem metodologias desenvolvidas especialmente para ajudar na identificação da solução de problemas. A Triz (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) e a Six Sigma são dois exemplos de metodologias que pode ajudar você a promover a inovação e a busca por novas alternativa de trabalho na sua construtora.

Ao apresentar para seu time alternativas como essas você incentiva a criação de um ambiente propício para que os colaboradores sintam-se desafiados a criar novos produtos ou serviços, e a encontrar novas formas de como fazer uma construtora crescer.

A criação de um ambiente positivo e que estimule a geração de novas ideias amplia o comprometimento do time e estimula o sentimento de real participação na construtora. Isso faz com que cada profissional se sinta parte da sua empresa e igualmente responsável pelo seu sucesso. Precisando de inspiração? Confira três cases de empreendimentos imobiliários para você se inspirar e buscar inovações para as suas obras.

# Adoção das tecnologias certas

Um estudo do uso da tecnologia e mobilidade na construção, realizado pela McGraw-Hill Construction, aponta que 67% das empreiteiras entrevistadas identificam melhorias com a utilização de fluxos de informação. Ainda de acordo com o estudo, 76% das empresas, indicam uma melhor integração entre as equipes e 68% constatam uma melhora na produtividade.

Portanto, ao investir em tecnologia para otimizar os processos da construtora (como a comunicação interna, a definição do custo global da obra e a aplicação de inovações como o BIM), os profissionais se tornam mais produtivos e alcançam muito mais resultados.

Ter um sistema de gestão especializado na indústria da construção, é um forte fator de impulsão para o crescimento da empresa. Com base nas informações integradas que ele oferece, é possível direcionar todos os passos de um projeto, desde o início no primeiro orçamento até o momento final da obra. Por meio de um sistema especializado a construtora pode ainda gerenciar as vendas, a assistência técnica e o pós-venda dos projetos. Todo o processo produtivo pode ser facilmente acompanhado e supervisionado, garantindo ainda:

  • Redução de custos trabalhando com informações confiáveis;
  • Cumprimento dos prazos, apoiado em um cronograma real das obras;
  • Acompanhamento da obra, agilizando as tomadas de decisão;
  • Previsão orçamentária com indicações de custo e viabilidade dos projetos;

A tecnologia, mais do que nunca, é uma grande aliada para ajudar a descobrir como fazer a sua construtora crescer!

Investir no crescimento da sua empresa demanda esforço, conhecimento e um pitada de atitude inovadora. São esforços que resultam em muitos benefícios que podem ser os grandes diferenciais para o sucesso de uma organização.