Desenvolver moradias de custo acessível, que sejam inteligentes, alinhadas a um estilo de vida contemporâneo, sustentáveis e que ocupem pouco espaço nas cidades. Pois esse vem sendo o foco do trabalho do professor Jeff Wilson, empresário, acadêmico e artista, fundador da Kasita. Sua empresa, criada em 2015, foi considerada uma das 25 companhias mais disruptivas do mundo em 2017.
Personalidade conhecida nos Estados Unidos, com destaque em publicações como NY Times e The Washington Post, Wilson será um dos keynote speakers do Construsummit.
Assim, nesse post, você poderá conhecer um pouco mais sobre a atuação desse empreendedor. Ele tem percorrido o mundo com suas animadas palestras sobre inovação e criatividade.
Por isso, fique conosco que vamos te contar essa história!
Conheça o Professor Lixeira
Saiba que a Kasita, assim como acontece com muitos negócios disruptivos, não surgiu de modo convencional.
Em 2014, Jeff Wilson, então professor de ciências ambientais na Universidade Huston-Tillotson, decidiu buscar resposta a uma pergunta bastante simples. “Quanto espaço as pessoas realmente precisam para viver confortavelmente?”
Afinal, Wilson já havia concluído seu pós-doutorado em Harvard e estava determinado a explorar as possibilidades de um estilo de vida minimalista.
Sendo assim, ele então comprou um contêiner de 33 pés quadrados (o equivalente a pouco mais de 3 m²), do mesmo tipo usado como lixeira. Logo, com pequenas adaptações na estrutura, Wilson instalou o módulo no campus da universidade em Austin. E, assim, mudou-se para lá com pouquíssimos itens, incluindo alguns livros e roupas.
A experiência rendeu a Jeff Wilson mais do que o apelido de Professor Lixeira. Mostrou que, de fato, 33 pés quadrados são insuficientes para acomodar as conveniências básicas de uma residência. Afinal, o contêiner tinha cozinha, banheiro e eletrodomésticos.
Dessa maneira, o tempo vivido na lixeira adaptada também ofereceu inspiração a Wilson! Tal experiência levou ao desenvolvimento de um modelo de habitação modular de baixo custo! E isso sem deixar de lado o design inteligente e muita tecnologia.
Como são as mini casas produzidas pela Kasita?
As casas produzidas por Jeff Wilson são completas, com 350 pés quadrados (pouco mais de 32 m²). Projetadas para serem fabricadas industrialmente, podem ser transportadas em caminhões de 18 rodas.
A um custo de US$ 139 mil, as moradias contam com muito vidro para entrada de luz natural e pé-direito alto. Tais recursos ajudam a dar mais amplitude aos ambientes.
Da mesma maneira, as casas também dispõem de soluções inteligentes de armazenamento, equipamentos como lavadora e secadora de roupas, além de automação avançada.
Mais do que isso, os módulos podem ser instalados em quintais ou coberturas. Outra possibilidade é empilhar os módulos, formando apartamentos.
Se quiser saber mais sobre as casas produzidas pela Kasita no vídeo abaixo (em inglês).
Por que a Kasita é um negócio inovador?
Nos últimos anos, a aquisição de casas nos Estados Unidos vem caindo drasticamente.
Assim, diferente do que aconteceu com seus pais e avós, os millennials (conhecidos também como geração Y) não estão comprando casas. Isso sobretudo por conta dos custos envolvidos.
Especialmente cidades densamente urbanizadas como São Francisco e Nova York vêm sofrendo com a especulação imobiliária. Logo, enfrentam um grave problema de acesso à moradia.
“Desenvolver casas de custo mais acessível é imperativo nesse cenário”, defende Wilson. Assim, ele reforça que com design, tecnologia e industrialização é possível atingir esse objetivo.
Curiosidades sobre Jeff Wilson
Sabia que o entusiasmo com o estilo de vida minimalista levou Jeff Wilson a criar o projeto “Sem bagagem”?
Junto com a escritora Clara Bensen, ele se aventurou em uma viagem por oito países ao longo de 21 dias. Tudo isso sem qualquer mala, apenas com a roupa do corpo e uma bolsa tira-colo.
Insólita e engraçada, a experiência de Bensen e Wilson rendeu o livro “No Baggage: A Minimalist Tale of Love and Wandering”. Por isso, a história teve os direitos adquiridos pela NewLine Studios e será transformada em filme brevemente.
Conclusão
O professor Jeff Wilson vem ao Brasil em novembro para participar do Construsummit 2018. Saiba que este é um dos eventos mais importantes da indústria da construção no Brasil!
Assim, ao longo de dois dias será discutido como a tecnologia e a inovação impactam o setor.
Portanto, ao público do Construsummit, no auditório do Holiday Inn Anhembi, o fundador da Kasita falará sobre:
- O futuro da habitação e tendências no mercado imobiliário
- Construção modular e inovação em habitação
- Casas inteligentes e com automação avançada
- Estilo de vida minimalista
- Blockchain e criptomoedas no mercado imobiliário
Certamente, você não vai querer perder a oportunidade de assistir in loco a apresentação desse empreendedor, não é mesmo? Faça sua inscrição para o Construsummit 2018 aqui. As vagas são limitadas e os ingressos para os primeiros lotes estão esgotando rapidamente!