As lajes protendidas são também conhecidas como lajes com armadura ativa, é um tipo de técnica que faz uso de concreto protendido, visando aumentar a resistência.
Dessa forma, a laje protendida pode ser usada em grandes espaços e vãos, para garantir que a armadura suporte carga, apresentando ótima resistência.
Nós vamos explicar com mais detalhes o que são lajes protendidas e quais são os seus diferenciais em relação ao concreto armado tradicional.
O que é laje protendida?
Antes de mais nada, é importante compreender todos os detalhes sobre o que realmente é uma laje protendida.
A técnica construtiva de uma laje protendida visa aumentar a resistência do concreto. Dessa forma, é possível ter uma laje com armadura ativa, que suporta mais tensão aplicada, oferecendo aumento significativo de sua resistência.
Geralmente esse tipo de laje é indicado para estacionamentos, hospitais, shoppings e estabelecimentos onde a laje tem mais espaço.
Protensão é um termo que vem de protender, que significa justamente alongar ou estender. Por isso, a laje protendida leva esse nome. Uma vez que, na construção civil ocorre a aplicação de uma força momentânea tracionando o aço para que ele alonga e aumenta a resistência da estrutura.
Dessa forma, é possível fazer uma laje grande, sem que ela apresente fissuras com o passar do tempo. Justamente por ter utilizado técnicas que aumentam a resistência da estrutura como um todo.
A laje protendida tem características específicas
Um aspecto importante de observar é que, a laje protendida é uma construção com características bem específicas, como:
- Utiliza concreto e aço, que é presente na armadura ativa e também na armadura passiva;
- A estrutura pode ser pré-moldada ou moldada na obra;
- A aplicação de tensão no aço pode ser feita antes da concretagem da laje ou após.
Com a proteção, é possível aumentar a resistência do concreto, garantindo maior capacidade de suportar a carga sobre a edificação. Em média, uma laje protendida consegue alcançar vãos de até 13 metros.
Outro ponto interessante da técnica é que, apesar de ser uma laje usada em obras com grandes vãos, não existe necessidade de usar uma espessura maior para a laje.
É possível ter uma espessura menor, que usa menos concreto e consequentemente reduz o próprio peso.
Existem diferentes tipos de lajes protendidas
Também é importante saber que, existem 3 tipos de lajes protendidas, que podem ser usadas em diferentes cenários, entenda:
1. Laje protendida maciça
Trata-se de um modelo que tem espessura constante em toda a sua extensão. Geralmente é o modelo mais usado.
Tendo em vista que, a laje protendida maciça é um modelo mais fácil de executar e consequentemente entrega agilidade na execução da obra.
2. Laje protendida nervurada
Muito parecido com a laje nervurada de concreto armado, é um tipo de modelo que tem a espessura de cobrimento maior. Dessa forma, é possível garantir a proteção da armadura.
3. Laje protendida pré-moldada
A versão pré-moldada vem ganhando espaço nos canteiros de obras, por ser uma opção que reduz desperdício de materiais.
Além disso, oferece como vantagem o fato de ter uma execução mais ágil. Diante disso, é possível otimizar processos e até mesmo reduzir custos dependendo de uma série de fatores que precisam ser considerados obra a obra.
Cada obra tem suas especificidades em relação à laje, sendo importante escolher o que é mais compatível com as demandas do projeto em questão.
Fica sempre a critério da pessoa responsável pela obra decidir qual é o tipo ideal para ser utilizado em cada obra.
Conheça as principais vantagens da laje protendida
Escolher uma laje protendida para a construção pode trazer algumas vantagens, como:
1. Conseguir montar a laje em grandes vãos, para obter um ganho de área útil
A laje protendida pode ser usada em diversos tipos de empreendimentos. As obras que apresentam grande área útil são as que mais utilizam o método.
No entanto, é possível fazê-lo em locais de pequenos portes como edifícios, assim como, é habitual usar esse tipo de laje em shoppings, hospitais e locais mais amplos em geral.
Dessa forma, é possível obter ganho de área útil, garantindo um método construtivo eficiente para o projeto em questão.
A laje protendida vão máximo é de 9 a 12 metros, enquanto a laje convencional supre demandas de 3,5 a 5 metros.
2. Menor espessura, reduzindo o peso próprio do concreto e da estrutura
Um aspecto relevante é que, a laje protendida permite uma altura menor de piso a piso. Dessa forma, é possível aproveitar mais a edificação, alcançando até mesmo mais pavimentos.
Um edifício alto, por exemplo, alcança uma altura final menor quando usa laje protendida como método de construção.
3. Maior resistência
Quando se trata de capacidade de carga, a laje protendida é mais eficiente. Por isso, evita o surgimento de fissuras na estrutura.
Outro ponto que é um diferencial significativo é que a laje protendida é mais rápida de executar, diminuindo o tempo para a retirada dos escoramentos.
Existem desvantagens da laje protendida?
Assim como em todos os métodos construtivos, existem desvantagens relacionadas ao método. Como a necessidade de usar equipamentos especiais para a execução da laje, que acaba encarecendo o processo.
Assim como, existe a necessidade de mão de obra especializada e demanda maior cuidado nas inspeções para que o monitoramento dos processos garanta a qualidade deles.
Justamente por causa dessas especificidades, é possível que o uso da técnica aumente o custo da obra, dependendo dos profissionais envolvidos em seu projeto e das escolhas feitas.
Vale a pena escolher a laje protendida?
Em alguns casos, não é meramente uma questão relacionada ao custo, uma vez que, o tipo de laje escolhido tem relação direta com a qualidade da construção e sua segurança.
No entanto, sempre é necessário deixar claro que cabe ao profissional responsável pela obra decidir a viabilidade do uso da laje protendida em cada caso.
De modo que, sua expertise possa contribuir para uma escolha assertiva que proporciona bons custos, eficiência e qualidade no acabamento final. Portanto, cada caso sempre deve ser analisado individualmente para que saiba se vale a pena ou não usar a laje protendida.