Inove, Inove, Inove! Esse é o mantra de 2019! Rendeu até trocadilhos nos cartões de Boas Festas! A inovação é a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental de outrora. É a bola da vez. E de repente todos estão correndo atrás de inventar novas formas: de fabricar, de vender, de se comunicar etc.
O que poucos se dão conta é que inovação, para acontecer de verdade, depende da adoção. É isso que a diferencia da invenção. E posso afirmar, sem medo de errar, que na construção civil é na adoção que mora o principal desafio do processo de inovação. Não faltam invenções engenhosas e promissoras e sim um mercado aberto a implementá-las.
Especificamente no assunto engenharia de custos, são diversas as metodologias inovadoras desenvolvidas por pesquisadores em todo o mundo já há bastante tempo. Mas as estimativas de custo dos novos empreendimentos continuam sendo feitas como sempre foram: por analogia simples. A famosa regra de 3 que aprendemos no antigo primário. Einstein já dizia que “Insanidade é fazer a mesma coisa repetidas vezes esperando resultados diferentes”.
Então precisamos inventar novas formas de estimar os custos na construção civil? Não precisa! Você só precisa adotar!
O uso das proporções entre os elementos da edificação como variáveis explicativas do custo e os modelos paramétricos utilizando regressão linear vêm sendo proposto por diversos autores em todo o mundo.
Mas muito pouco adotados na prática do mercado imobiliário.
Decidi então nesse primeiro post do ano, ao invés de compartilhar uma novidade a ser inventada, compartilhar minha biblioteca do tema. Ela está cheia de livros de custos com antiguidades já inventadas, apenas esperando quem as adote. E podem contribuir muito para a formação de quem pensa em fazer um curso de orçamento de obras ou uma pós em custos!
Aproveite e faça de 2019 um ano de adoção!
8 livros sobre inovação em custos na construção civil
Building Economics for Architects
Autor: Thorbjoern Mann
País: USA
Ano: 1992
Design and the Economic of Building
Autor: Ralph Morton, David Jagger
Editora: E & FN Spon
Ano: 1995
Pre-contract Studies -Third edition
Autor: Allan Ashworth
Editora: Blackwell Publishing
Ano: primeira edição-1996 / terceira edição-2008
Cost Studies of Buildings – Sixth edition
Autores: Allan Ashworth and Srinath Perera
Editora: Routledge
Ano: primeira edição-1998 / sexta edição-2015
Building Cost Planning for the Design Team – Third Edition
Autores: Jim Smith, David Jagger, Peter Love, Oluwole Alfred Olatunje
Editora: Routledge
Ano: primeira edição-1998 / terceira edição-2016
Building Design Cost Management
Autores: David Jagger, AndyRoss, Jim Smith & Peter Love.
Editora: Blackwell Publishing
Ano: 2002
From Product Description to Cost. A pratical Approach. Volume 1. The Parametric Approach.
Autor: Pierre Foussier
Editora: Springer
Ano: 2006
Dica EXTRA disponível para download!
Custo Unitário Geométrico: Uma Proposta de Método de Estimativa de Custos na Fase Preliminar do Projeto de Edificações
Autor: Flávia Lima
Editora: COPPE-UFRJ / Dissertação de Mestrado
Ano: 2013