Autoridade e relacionamento são duas coisas importantes numa empresa da construção. Autoridade para se firmar entre a concorrência e relacionamento para gerar clientes fiéis. E, por incrível que pareça, o Marketing Digital em empresas da Construção é a ferramenta perfeita para ambos os resultados.
Nascido junto à era da informação, o Marketing Digital vem nos mostrar um novo mundo. Com ele, existe muito mais que apenas divulgações e processos tradicionais. Antes de tudo, o marketing nos convida a construir passo a passo um posicionamento e uma identidade empresariais.
Inegavelmente, como organizações, nós precisamos do Marketing Digital para sobreviver. Sobretudo num setor competitivo como o da construção, é essencial que decifremos essa metodologia. Assim, aprendemos a aplicá-la com eficiência e assertividade nas nossas estratégias.
Hoje, nós vamos falar sobre o Marketing Digital em empresas da construção. Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe com a gente!
O que é o Marketing na Construção?
Semelhantemente a outros setores, o marketing digital em empresas da construção civil tem o objetivo primordial de aumentar os resultados de uma empresa. Através da boa presença digital, desejamos alcançar mais autoridade no universo da construção e, consequentemente, melhorar nossas vendas.
A grande diferença do setor é que se trata de um mercado bastante competitivo. A construção lida com investimentos de alto valor, e por isso tende a ser bastante acirrado em suas estratégias. Dessa forma, o marketing digital pode acabar sendo um meio de diferenciação entre empresas mais modernas e suas concorrentes tradicionais.
Além disso, o marketing busca priorizar o cliente, e para o mercado da construção civil não poderia ser diferente. O consumidor está na base das nossas estratégias. E, por conta disso, também é para onde converge a maioria dos nossos esforços como empresa.
Para construir uma estratégia de marketing na sua empresa da construção, é importante considerar alguns detalhes. E é sobre isso que falaremos agora.
Uma estratégia de marketing na construção deve ter:
1. Planejamento
O planejamento é a estrutura central de uma estratégia de marketing.
Ela concentrará todos os esforços, delimitará responsáveis e definirá todas as abordagens das ações de marketing digital. Portanto, é essencial contar com um planejamento bem elaborado de marketing.
Dentre outras coisas, o planejamento deve trazer um período de aplicação, um cenário do mercado, um estudo de público e uma lista das tarefas que serão realizadas. Isso acontece pois no marketing digital, todas as atividades devem ser bem definidas antes da execução.
Com isso, você diminui sobremaneira a possibilidade de erros, atrasos de entrega e equívocos no cumprimento de tarefas.
2. Orçamento
Assim como o planejamento, outra parte importantíssima do marketing digital na construção é a definição de orçamento. Através dele, será possível entender o que se pode ou não fazer em termos de marketing.
Apesar de parecer um grande passo, os orçamentos no marketing digital tendem a ser menores que os de marketing tradicional. Afinal de contas, você não estará divulgando peças em emissoras de TV e rádio, mas nas chamadas novas mídias.
Seus esforços se concentrarão no ambiente digital, o que possibilita uma economia expressiva de dinheiro e resultados igualmente positivos. Tudo isso, claro, quando o marketing digital é pensado com clareza e assertividade.
Seu orçamento deve deixar claro para onde será destinada cada porcentagem do seu caixa. Cada ação, de posts impulsionados a peças patrocinadas no Google, deve ter um valor atribuído para evitar ao máximo a possibilidade de erros.
3. Ação (ou ações)
As ações são as tarefas que serão executadas durante a estratégia. Até mesmo a contratação de um time de marketing deve constar no seu plano. Sendo assim, será necessário dar o máximo de informações possíveis sobre cada atividade.
Por exemplo, se uma equipe será contratada: quantas serão as pessoas? Quais serão seus cargos dentro da empresa? Quais serão as suas obrigações dentro das outras atividades requeridas? Essas e outras perguntas devem ser respondidas.
Suas ações precisam ter uma data de início e finalização, para que suas equipes se vejam mais motivadas a concluí-las. Analise todas as tarefas, crie metas de execução realistas e repasse isso para os seus times.
4. Acompanhamento
Por último, mas não menos importante, está o acompanhamento.
Embora pareça burocrático, o acompanhamento é indispensável. É através dele que sua empresa descobrirá quais estratégias funcionaram, quais não foram tão assertivas e quais as oportunidades para as estratégias seguintes.
Além do mais, uma estratégia de marketing digital cria a possibilidade de elaborarmos relatórios de execução. Por meio deles, temos a possibilidade de encontrar diversos indicadores de performance e metrificar nosso crescimento.
Ou seja, o acompanhamento é muito importante. E, ainda que seja negligenciado por muitas organizações, pode representar um diferencial imenso. Finalmente, ele pode ressignificar a forma como você lê e compreende os dados de performance que sua empresa quer te mostrar.
Por que o marketing digital é importante em empresas da construção civil?
Como falamos anteriormente, o marketing digital é uma ferramenta que possibilita dois grandes ganhos: autoridade e relacionamento. Quer saber mais sobre eles?
Autoridade
Em primeiro lugar, vamos falar sobre a autoridade. Com ela, é possível se posicionar entre a concorrência com muito mais profissionalismo e valor de mercado. Assim, você consegue agregar mais qualidade à sua marca e sofisticar sua imagem no setor.
Um bom marketing digital te permite trabalhar sua autoridade através da produção de conteúdo profissional. Essa produção de alto valor impacta novos públicos e constrói uma posição de maior base em meio a seus concorrentes.
Afinal, você passa a ser vista como a empresa que não tem medo de compartilhar seu conhecimento. Aos poucos, sua produção de conteúdo se torna tanto uma referência para outras empresas quanto um portfólio para a sua própria organização.
Relacionamento
Além da autoridade, outro benefício latente do marketing digital é a criação de um relacionamento.
Não é segredo nenhum que o novo consumidor deseja se sentir exclusivo. Muito mais que uma simples compra, o consumidor 4.0 deseja atendimento de qualidade, preços justos e a criação de um relacionamento que o beneficie.
Para isso, o marketing digital é perfeito. Junto ao marketing de relacionamento, a produção de conteúdo é um impulsionador da interação cliente-empresa. Nesse sentido, é criado um vínculo de troca, no qual seu lead te confia dados importantes em troca de conteúdos benéficos a ele.
O relacionamento pode significar a diferença entre uma compra feita e uma desistência. Por se sentir ligado à empresa de alguma forma, o lead se mostra mais apto à compra e mais confortável para fechar negócio.
Comece a aplicar o marketing digital em empresas da construção
Tendo entendido o que é o marketing digital em empresas da construção civil e seus principais pilares, chegamos ao momento de te ensinar como aplicá-lo à sua organização. Todavia, vale lembrar que não existe uma fórmula perfeita para isso.
O que existem, na verdade, são boas práticas. Com elas, você garante uma aplicação limpa e assertiva da sua estratégia. Dessa maneira, fica garantido que não sejam cometidos erros comuns e evitáveis dentro do seu marketing digital.
Agora, vamos conhecer as principais formas de aplicar a metodologia na sua empresa. Vamos lá?
Primeiro, conheça seu público-alvo
Antes de realizar qualquer tentativa de modernizar seus processos, é importante conhecer com quem você está conversando. Mas por quê?
É muito simples. Seus esforços devem estar completamente alinhados ao seu público. Tanto a linguagem que você utiliza nos seus conteúdos quanto às referências visuais que sua peça traz, tudo deve se comunicar com um grupo específico de pessoas.
Sem conhecer bem o seu perfil de público, acertar no seu apelo de vendas se torna praticamente impossível. Afinal de contas, é muito difícil conversar sem saber quem está do outro lado da linha, não é verdade?
Uma vez entendido o público, crie sua persona a partir dele. Uma persona nada mais é que um personagem que tem os principais atributos do seu público-alvo. Esse personagem deve refletir os desejos do seu público e é para ele que você deve produzir.
Em seguida, defina seu posicionamento
Agora é hora de entender como você irá se posicionar. Parece complicado, mas na verdade é muito fácil.
Tudo o que você precisa entender é: qual imagem minha empresa quer passar? Respondendo a essa pergunta, você terá em mãos o seu posicionamento. Sendo assim, sua organização pode ser mais moderna e jovial e tratar de temas políticos. Ou então, pode ser mais tradicional e tratar apenas de assuntos do universo da construção.
O que importa é que seu posicionamento esteja diretamente ligado ao seu tipo de público. Ele gostaria de consumir os assuntos sobre que você quer falar? Se sim, o seu posicionamento está perfeito.
Caso contrário, talvez seja melhor rever suas estratégias.
Crie um plano de marketing personalizado
Para criar um plano de marketing, você deve levar em consideração os 4 pilares citados acima, neste artigo. Defina planejamento, orçamento, plano de ação e metodologia de acompanhamento.
Em seguida, passe todas as informações possíveis para o seu documento. É essencial que ele seja coerente e traga um panorama realista do mercado da construção. Nesse momento, dados, índices e outros números atuais são de extrema importância para guiar a estratégia.
Marketing e Construção: o match perfeito
Viu como Marketing e Construção Civil se comunicam bem? Apesar de parecerem mundos distintos, os dois conceitos na verdade têm muito em comum e vêm provando que se juntaram para fazer a diferença no mercado.
Agora, cabe a você colocar seus novos conhecimentos em prática e fazer do Marketing Digital sua nova arma da construção. E então, o que você está esperando?
Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?
O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.
Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do Construtor de Vendas.
Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o blog do CV e nos siga no Instagram!
Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!
Leia mais!
Marketing imobiliário: 4 passos para encantar seus clientes
Jornada Completa do Cliente no Mercado Imobiliário