A metodologia MASP é uma prática muito eficiente quando aplicada corretamente no cotidiano. Tendo como principal objetivo o ganho de competitividade no mercado ao solucionar problemas de forma eficiente.
Aspecto que é fundamental para que um negócio tenha seu diferencial dentro de seu nicho, trazendo inovação para o mercado e satisfação para os clientes.
Por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre o MASP qualidade para que possa entender como funciona e identificar se vale a pena em seu contexto.
O que significa MASP?
O MASP qualidade significa Método de Análise e Solução de Problemas, trata-se de uma ferramenta de gestão.
Ao utilizar a ferramenta, o objetivo é maximizar os resultados e propor soluções efetivas e definitivas para os problemas enfrentados.
De modo que, os processos possam ser otimizados, trazendo resultados que impactam positivamente na qualidade e eficiência da empresa que usa o método.
O MASP é um método que foi criado no passado e que, somente por volta de 1980 começou a ser aplicado mais expressivamente nas empresas brasileiras.
A partir de sua implementação, houve um crescimento no padrão de qualidade de todos os setores que usavam o método.
Por isso mesmo, pode-se dizer que o uso do MASP como ferramenta de gestão é eficiente, testado e aprovado.
Metodologia MASP para que serve?
Em linhas gerais, é preciso ter clareza sobre a metodologia antes de simplesmente optar por implementá-la.
Afinal, é preciso ter certeza de que está escolhendo o método mais correto para que a implementação seja uma decisão assertiva em seu negócio. Em geral, o MASP serve para:
- Tratar o que não está conforme os parâmetros desejados, sejam eles parâmetros legais ou estratégicos;
- Mitigar eventuais desvios que possam impactar na qualidade do serviço prestado ao cliente;
- Eliminar os problemas definitivamente por meio de ações corretivas.
Portanto, o método é excelente para quem deseja ter um negócio de sucesso, usando uma ferramenta completa que irá servir para ajudar no dia a dia.
Visando que a empresa tenha o mais alto padrão de qualidade para que possa suprir as expectativas de seus clientes.
MASP – qualidade em uma ferramenta de 8 etapas
Ficou empolgado para implementar o MASP em seu negócio? A ferramenta é realmente excelente, por isso, nós vamos te explicar as 8 etapas de funcionamento do MASP, confira:
1. Identificar problemas
A primeira etapa é um levantamento detalhado dos problemas que são rotineiros na empresa. É levantado todo o histórico para que se possa compreender quais são esses problemas.
Ao longo do levantamento é importante ir listando quais são os problemas a serem resolvidos no cotidiano da empresa em ordem de prioridade.
De modo que, consiga começar a resolver tudo que foi identificado, daquilo que é mais grave e urgente até o que não demanda tanta urgência. Afinal, é impossível solucionar tudo de uma vez ao mesmo tempo.
2. Observação do problema
Com todos os problemas listados, é hora de analisar para compreender cada um dos problemas. De modo que, possa analisar as informações levantadas e na sequência, irá desvendar quais são as particularidades de cada um dos problemas.
Apresentar todos eles para a equipe para obter diferentes pontos de vista sobre os problemas, causas e possíveis soluções para tudo que está sendo levantado.
3. Análise das causas
Esse é o momento de analisar o que causou o problema que está sendo discutido pela equipe. Ter uma lista de causas principais e secundárias é útil para solucionar um eventual problema mais complexo.
Cruzar hipóteses e entender a causa do problema é importante para que se tenha um plano de ação coerente para a solução do mesmo.
4. Proposta de planos de ação
Após identificar a potencial causa, é hora de compreender quais são os possíveis planos de ação para corrigir o problema.
Traçar a solução dará clareza sobre as responsabilidades de cada um, quais são suas atribuições e como cada pessoa poderá desenvolver uma tarefa para que trará a solução para o problema.
Afinal, cada membro de sua equipe tem uma expertise. E por isso, é importante que cada um tenha suas atribuições específicas, para que todos trabalhem em conjunto em prol de resolver o problema.
5. Execução
Trata-se da etapa de executar as ações que foram planejadas anteriormente. Para que não ocorram falhas, o processo de execução deve ser claro nas atribuições e responsabilidades de todos.
Não se esqueça de manter um canal de comunicação sempre aberto para que um possa trocar experiência com o outro e todos possam colaborar entre si para ter os resultados esperados.
6. Verificação dos resultados
Para atingir o mais alto padrão de resultado, é necessário verificar o que foi conquistado com o plano de ação.
7. Padronização dos procedimentos
Ao identificar a qualidade daquilo que foi executado, é possível adotar um padrão. Dessa forma, é possível evitar que os problemas que acabaram de ser corrigidos voltem a ser repetidos.
8. Relatório de conclusão
Após concluir todas as ações, é importante documentar todo o aprendizado, para que possa saber pontos positivos, negativos e melhorar as próximas ações necessárias.
Qual o benefício de implementar MASP ferramenta?
O método MASP é uma importante ferramenta para a gestão e manutenção da empresa. Uma vez que, pode oferecer inúmeros benefícios para a empresa. Como por exemplo:
- Minimização de falhas que ocorrem e comprometem a produtividade do negócio;
- Processos organizacionais padronizados;
- Decisões muito mais assertivas;
- Redução de eventuais desperdícios;
- Recursos eficazes;
- Informações mais precisas para executar todas as atividades com clareza.
Portanto, é fundamental aproveitar a ferramenta como um método eficiente para que seja possível implementar todas as melhorias necessárias.
Garantindo que o negócio possa ter assertividade na gestão, o que é necessário para que a empresa cresça.
A boa notícia é que, independentemente de qual seja o setor de atuação da empresa, é possível implementar a ferramenta para uma gestão eficaz.
Aproveite que agora já sabe mais sobre o MASP como ferramenta de gestão, para que possa usufruir da melhor maneira possível. Uma vez que, melhorar a gestão é sempre um aspecto importante na estratégia de condução de um negócio de sucesso.