Quem nunca se pegou ouvindo um podcast? Seja para conhecimento, entretenimento ou até mesmo para abafar os ruídos exteriores, o consumo de programas de áudio está cada dia maior. E como o mercado imobiliário (e, mais especificamente, sua incorporadora) pode se apropriar da prática?
Bem, é mais fácil do que parece. Entenda melhor no artigo de hoje!
O que é um podcast?
Podcast é um programa veiculado no formato de áudio. Ele é consumido on demand, ou seja, assim como as séries da Netflix, determinado podcast fica disponível numa plataforma, e cabe ao usuário optar ou não por consumi-lo.
E por falar em plataforma, existem locais específicos para veicular um podcast. Dentre os mais conhecidos estão o Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e Castbox. Além disso, um mesmo podcast pode ser veiculado em diferentes plataformas, o que contribui para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo no espaço que julgarem melhor.
Os podcasts geralmente são feitos em episódios, assim como as séries. Esses episódios podem ser sequenciais, quando tratam de um mesmo tema contado em diversas partes, ou independentes, quando tratam de diferentes temas.
Como surgiu o podcast?
De acordo com a Unesco, o podcast teve início no começo dos anos 2000, em 2004, a partir das próprias emissoras de rádio. Com o advento da internet e a necessidade de se modernizar, as estações de rádio passaram a disponibilizar seus programas online para que pudessem ser acessados conforme a conveniência do ouvinte.
O que popularizou o podcast?
Um dos principais motivos para a popularidade do podcast é sua possibilidade de consumo cruzado, ou seja, realizado enquanto se pratica outra atividade. Pesquisa feita pelo Ibope e divulgada pela revista Terra (2022) mostra que 44% dos brasileiros consomem podcast enquanto realizam tarefas domésticas, 38% enquanto usam a internet e 24% enquanto trabalham ou estudam.
Podcast e mercado imobiliário
Dizer que podcast e mercado imobiliário se comunicam não é forçar a barra, muito pelo contrário.
O mercado imobiliário tem uma visão tradicionalista muito conectada a si. De tal maneira, entendê-lo como parte de um contexto de inovação, produção de conhecimento e tecnologia é, por vezes, bastante difícil.
Mas a verdade é que, sim, o mercado imobiliário pode ser um agente ativo nas mudanças e inovações do setor. E, para isso, o podcast chega como uma alternativa rentável, prática e bastante útil de unir o setor de imóveis à produção de conteúdo inovador.
Como podcasts geram conhecimento para o setor?
Os podcasts imobiliários costumam falar do que tem sido feito, claro. Mas eles não se resumem a isso: também adoram falar sobre possibilidades, novas perspectivas e cases de sucesso do setor.
Tudo isso gera novos conhecimentos e insights incríveis para o incorporador ouvinte. Você quer um bom exemplo? Ouça esse episódio do podcast CV na Prática, no qual se fala sobre o “futuro do pretérito do mercado imobiliário”:
Ouça o episódio gratuitamente!
Como podcasts influenciam estratégias no setor?
O mercado imobiliário é imenso, seus players são inúmeros e suas estratégias são as mais diversas. Podcasts te permitem aprender com quem sabe e aplicar o que achar melhor em sua própria estratégia.
Um podcast sobre alto padrão pode trazer inspiração para um incorporador de médio padrão. Do mesmo modo, uma estratégia aplicada a incorporadoras que atendem ao programa CVA pode suprir uma necessidade do incorporador de luxo. Por que não?
Nenhuma estratégia é exclusiva, todas podem ser reaproveitadas para outros segmentos, profissionais, cenários e nichos.
Como podcasts se tornam fonte de lucro no setor?
Agora, saímos do âmbito de consumo dos podcasts para a produção deles. Afinal, não basta consumir referências, é importante se tornar o próprio criador de conteúdo.
O podcast que sua incorporadora deve criar, no entanto, não é em nada parecido com aqueles que deve consumir. Seu público é o consumidor final, o cidadão que sonha com a casa própria ou que quer investir em imóveis. Portanto, é com ele que deve se comunicar.
Primeiro, saiba sobre o que falar
Existem muitas possibilidades de assunto num podcast imobiliário para consumidores finais. A ideia, aqui, é que você consiga resolver o máximo de problemas possíveis, de modo que o ouvinte tenha seu podcast (e você, consequentemente) como uma marca de confiança.
Isso fará com que ela pense em você ao pensar em comprar um novo imóvel.
Para engajar o ouvinte, solucionar problemas e se impor enquanto uma autoridade no assunto “compra de imóveis”, vale a pena falar, por exemplo, sobre:
- Documentos necessários para comprar o primeiro imóvel;
- Quais os critérios para comprar uma casa pelo programa Minha Casa Minha Vida;
- Quais são os principais juros e taxas ao comprar um imóvel;
- Já é possível investir num imóvel no metaverso?;
- Cases de sucesso: o que seu cliente tem a dizer?
Em seguida, saiba como estruturar seu podcast imobiliário
Todo podcast precisa de uma estrutura, mas isso não quer dizer que você deva gastar rios de dinheiro com investimento. Um podcast inicial precisa de pouca coisa e, desde que tenha um bom conteúdo e uma divulgação assertiva, pode acreditar que trará resultado.
Você precisará de:
- Um host (alguém que seja a “cara” do podcast e esteja presente em todos os episódios);
- Um título;
- Um microfone de qualidade;
- Um ambiente silencioso;
- Um ou mais convidados por episódio (para dialogar com o host);
- Um roteiro semiestruturado por episódio.
Tendo isso, seu podcast já está ótimo. Por se tratar de uma conversa orgânica e fluida, é normal que alguns podcasts não tenham cortes e edições elaboradas. Mas, se sentir que é necessário, realize breves edições nos episódios.
Seu podcast está pronto para ir ao ar!
Quero ouvir um podcast para me inspirar: o que você indica?
O que não falta no mercado imobiliário é podcast. Como falei anteriormente, engana-se quem pensa que o setor é averso à tecnologia. A verdade é que muitos players já entraram com tudo nessa onda!
Confira uma lista de podcasts imobiliários para conhecer:
Curtiu as dicas? Agora quero te ver colocá-las em prática! Você pode e deve se inserir no mercado da inovação para vender mais. As oportunidades estão por toda parte, basta querer se apropriar delas!
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