No texto anterior, nós falamos sobre as estratégias para um lançamento imobiliário. Agora, no pós-lançamento, é o momento de abordar todos os processos burocráticos da vendas dos imóveis e, finalmente, o trabalho terminou, certo? Não é bem assim!
Caso você acredite que o momento da venda é a última etapa da jornada do cliente, então você está muito equivocado! Essa é a hora para uma reavaliação completa e entender, definitivamente, o poder do pós-venda para o seu lançamento imobiliário.
Se o seu objetivo é tornar sua incorporadora ou construtora uma empresa de destaque e à frente da concorrência, precisa entender que o relacionamento a longo prazo com seus clientes é o foco de todo o processo da venda. Além disso, as chances de seus atuais compradores se tornarem vendedores da marca no futuro são maiores.
O ideal no pós-lançamento é o fortalecimento desse relacionamento. Para isso, é preciso trabalhar ações voltadas para o pós-venda. Entender que a venda não acaba com a entrega das chaves é essencial para esse processo, além disso você deve garantir que o consumidor se sinta satisfeito sob qualquer aspecto da sua nova aquisição.
Pensando nisso, resolvi te contar tudo o que você precisa saber sobre pós-venda para lançamentos imobiliários. A partir de agora, você vai conhecer informações precisas e dicas para dar um up na sua empresa. Vamos lá!
O que é o pós-lançamento imobiliário?
Para que você possa se aprofundar um pouco mais no processo do pós-venda, é importante entender sua conceituação. Em síntese, o pós-venda imobiliário é a etapa do estágio na qual o cliente já realizou a transação financeira e adquiriu o produto, ou seja, o imóvel.
Nesse caso, o seu cliente já esteve em contato com a sua incorporadora. Agora, no pós-lançamento, você e o seu time devem garantir que ele não se arrependa da compra e que possa ver a sua empresa como uma parceira para todas as horas.
Benefícios do pós-venda para lançamentos imobiliários
Você já sabe o que é e qual a importância de um bom pós-venda para os seus lançamentos imobiliários. No entanto, sabe quais são seus principais benefícios? É o que vamos conferir agora.
Fidelização pós-lançamento
A fidelização é o primeiro dos benefícios mais essenciais para o pós-lançamento. Dessa forma, é necessário a garantia de que o seu cliente receberá o suporte adequado após a compra do empreendimento. Assim, será maior a segurança que ele terá para realizar negócios com a sua incorporadora novamente.
Promoção
É um fato: clientes que se tornaram fãs da sua marca, farão marketing boca a boca voluntário. Em outras palavras, eles serão promotores do seu lançamento. Além disso, se satisfeitos, seu lançamento imobiliário será uma referência e passará a ser indicado para outros possíveis compradores sempre que houver uma oportunidade.
Você até deve concordar comigo que dessa maneira será mais fácil a captação de novos clientes e, consequentemente, o aumento das suas vendas.
Referência
É essencial ter um trabalho de pós-venda bem planejado, junto à fidelização e ao marketing boca a boca. Esses pontos juntos serão o diferencial do seu mais novo lançamento, fazendo com que ele vire uma referência no mercado.
Além disso, é de imaginar que para você, gestor, não consiga encaixar o seu negócio como um beneficiário destas ações, mas esse pensamento está errado. A partir de estratégias como essa, serão maiores as chances de obter o sucesso a partir das novas oportunidades que surgirão.
Pós-venda ativo e receptivo: qual a diferença?
Abrangendo um pouco mais a nossa conversa e trazendo a temática do pós-venda para o ramo imobiliário, é preciso saber diferenciar os dois momentos nos quais esse tipo de ação acontece. Estando por dentro desse tópico, seus resultados durante os lançamentos serão maiores. Confira agora o pós-venda ativo e o pós-venda receptivo!
Pós-venda ativo
O pós-venda ativo se caracteriza pela tomada de iniciativa realizada pelo seu próprio time, ou seja, a sua incorporadora busca o cliente para fazer uma avaliação da sua satisfação quanto à sua marca. Desde um telefonema até uma ação completa de e-mail marketing, são incontáveis as abordagens que podem ser executadas.
O objetivo desse contato é compreender quais problemas o cliente enfrentou e a partir disso propor soluções eficazes, dando o maior suporte possível a ele.
Pós-venda receptivo
E o pós-venda receptivo, quando acontece? Neste caso, é o próprio cliente que busca a incorporadora para tirar suas dúvidas ou até mesmo fazer reclamações logo após a entrega das chaves.
Dessa forma, é recomendado que você e o seu time busquem trabalhar ao máximo a qualidade do atendimento, demonstrando sempre disponibilidade para resolver os problemas apresentados e deixando os canais de comunicação visíveis e abertos.
Lembre-se que reverter uma impressão negativa é realmente muito difícil, mas se você e o seu time conseguem fazer essa reviravolta, a sua incorporadora estará no caminho certo para a fidelização do cliente.
Executando o pós-venda no lançamento imobiliário
Se chegou até aqui, então já descobriu o que é pós-venda e qual a sua importância para um lançamento imobiliário. Agora é a hora de conferir como executar e proporcionar uma experiência pós-venda de qualidade para os seus clientes durante os lançamentos. Vamos lá!
CRM
Uma coisa você deve ter em mente ao chegar neste ponto do texto é a importância das informações para as tomadas de estratégias. E se o seu objetivo é oferecer um atendimento personalizado e atender todas as demandas do seu cliente pós-lançamento, então é necessário descobrir quais são suas necessidades e, principalmente, qual foi o seu histórico durante toda a jornada da venda.
É neste momento que entra em cena o Customer Relationship Management (CRM), um software de gestão que auxiliará a sua incorporadora a gerenciar completamente as informações dos seus clientes durante o lançamento ou em qualquer outra venda da sua empresa.
Investindo em bons CRMs, como o Construtor de Venda, seus processos serão organizados e mais do que isso, automatizados. Dessa forma, é possível obter todas as informações do seu cliente e repassa-las para o time especializado em atendimento pós-venda.
Assim, é mais fácil acompanhar o seu cliente e conferir quais são as informações mais úteis para poder tomar uma decisão e planejar um atendimento 100% personalizado.
E-mail Marketing
Outra ferramenta eficaz para auxiliar a sua incorporadora em um bom pós-venda é o e-mail marketing. Durante o lançamento, você já obteve as informações sobre os seus clientes e, agora que eles já possuem um imóvel, é possível entrar em contato com eles para celebrar datas comemorativas através de mensagens, pesquisas de satisfação e até mesmo divulgar uma nova oportunidade de negócio.
Além disso, o e-mail marketing é uma abordagem super positiva pois é considerada pouco invasiva. Assim, conquistar a atenção do cliente e buscar a sua fidelidade não é mais uma dificuldade.
Follow-up
Embora pareça algo complicado, o follow up é uma técnica bem simples. Consiste em retornar para o cliente após a aquisição do seu mais novo empreendimento, seja por telefone ou até mesmo pessoalmente.
Essa técnica é adequada para garantir a satisfação do cliente e compreender qual o seu posicionamento acerca do oferecimento de novas oportunidades. Se o seu objetivo é o encantamento dos seus clientes, o follow up é a ferramenta certa. Através dele, são maiores as chances de se tornar um parceiro dos seus clientes.
Comunicação
Seus canais de comunicação estão facilmente visíveis e abertos para receber os seus clientes? Pode se WhatsApp, e-mail, redes sociais, telefone e até mesmo correspondência. O que importa aqui é o fornecimento dos mais variados canais de comunicação à disposição dos seus clientes.
A dica mais que essencial neste tópico é a forma que você responderá a eles. Seja cordial, se mostre pronto para resolver qualquer problema que seu cliente tenha apresentado e demonstre que foi ouvido e você ou seu time farão de tudo para buscar a sua solução.
Ética
Chegamos ao último ponto, mas não o menos importante, afinal todos são essenciais para a execução de um bom pós-lançamento. Durante um lançamento ou qualquer outra venda que seja, é fundamental que você e a sua equipe adotem uma postura ética. Sempre cumprir o que prometeu ao seu cliente e nem pensar em falar meias verdades. A transparência é essencial.
Caso você siga essa dica de forma adequada, pode ter certeza que os seus clientes confiarão na sua incorporadora. Além de se tornar um promotor, como já dito acima, ele verá a sua marca como uma parceira dele e isso poderá resultar em mais oportunidades de negócio.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um conteúdo e hoje foi possível conferir as maravilhas que um bom pós-venda pode ocasionar para os lançamentos imobiliários.
É fundamental entender que o ponto principal de uma venda não é a venda, mas sim o pós-lançamento. E sabe por quê? Porque a partir do momento que você e o seu time se aproximam do cliente e mantêm um atendimento personalizado, serão maiores as oportunidades de negócio, seja com ele ou com alguma indicação que ele fizer.
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Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo e que esteja pronto para colocar em prática tudo que aprendeu hoje. Lembre-se: as vendas não acabam no momento que se fecham, esse é o momento perfeito para começar a vender mais.
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