Em movimento de expansão inorgânica, Sienge adquire Collabo e se consolida na atuação de ponta a ponta.
O Sienge, plataforma especialista líder em gestão para a indústria da construção, acaba de anunciar a aquisição da Collabo, startup ligada à gestão de suprimentos que tem uma proposta bastante alinhada à visão de expandir e potencializar a troca de conhecimento no segmento.
O principal objetivo da Collabo é democratizar o acesso e organizar as informações técnicas de materiais e produtos utilizados no setor através de um modelo de Social Supply Chain, fomentando uma comunidade entre os profissionais da construção, que já soma 130 mil pessoas.
A estratégia de M&A faz parte de um movimento que a Softplan, empresa desenvolvedora do Sienge, criou para a união de expoentes do mercado. Vale lembrar que, em 2021, houve a incorporação do CV (Construtor de Vendas), principal CRM especializado do mercado imobiliário.
O mercado da construção civil ainda é muito fragmentado e regionalizado, o que acaba gerando ineficiência no setor. Um forte indicador é a quantidade de venda de insumos ainda no varejo, que passa de 70%. A partir da incorporação da Collabo, o Sienge expande seu portfólio de soluções para o mercado, atuando como integrador do segmento e alavancando a produtividade – movimento importante, que vai além do fornecimento de tecnologia, ingressando nas três etapas transacionais: pré-obra, obra e pós-obra.
“Com a chegada da Collabo, ampliamos o ecossistema de soluções que podem se conectar ao Sienge e nos tornamos pioneiros ao integrar de ponta a ponta toda a cadeia de produtividade do setor”, destaca Ionan Fernandes, Diretor Executivo do Sienge.
O incremento dessa produtividade poderá ser visto em curto prazo com a aquisição. “Essa parceria nasce conectada a mais de 4,5 mil construtoras, resultado da sinergia imediata com os clientes do Sienge”, comemora Celso Salazar Valentim, CEO da Collabo.
Para o diretor de Marketing e Estratégia do Sienge, Guilherme Quandt, “a Collabo se junta à família Sienge para fortalecer a estratégia de integração da cadeia e para facilitar uma série de tarefas na etapa pré-obra, como a padronização de cadastros e a organização das informações, pontos fundamentais para garantir previsibilidade e assertividade”.
Democratização do uso da plataforma
O Portal Collabo permite que o fabricante registre as especificações de todos os seus produtos. O acesso às informações é gratuito e simples, facilitando a busca por parte dos compradores e especificadores técnicos, que encontram em um lugar único os detalhes que precisam para a execução de um projeto.
“A Collabo é resultado de uma série de experiências que vivenciamos em várias outras empresas. Nossos projetos focam em aproximar as pessoas por meio de um modelo de construção de rede de colaboração”, explica Luiz Gripp, COO da Collabo.
De forma prática é muito comum que o projeto seja executado muito tempo depois de ser idealizado. Nesse intervalo de tempo é recorrente a atualização das especificações. Ou seja, o profissional que vai precisar das instruções de uso do componente na obra acaba consumindo uma informação desatualizada, o que pode gerar imprevistos ou atrasos.
Com o Portal Collabo essa possibilidade é significativamente reduzida, pois cada manutenção do item no fabricante é sincronizada imediatamente. Outro ponto a ser destacado é que muitos compradores não conhecem os detalhes técnicos dos produtos que estão solicitando e acabam fechando os pedidos por intuição. A Collabo organiza as informações, inclusive com fotos e outros documentos de cada item, promovendo segurança e previsibilidade na compra dos insumos para a execução do projeto.