Em mais um movimento de expansão inorgânica do Grupo Softplan, do qual o Sienge faz parte, plataforma fortalece estratégia de atender a cadeia da construção de ponta a ponta através da aquisição da eCustos.
O Sienge, ecossistema tecnológico líder em gestão para a indústria da construção, anunciou a aquisição da eCustos, construtech especializada em orçamento de obras, fortalecendo sua estratégia de atender de forma integral e sincronizada a cadeia de ponta a ponta. A empresa desenvolve um software altamente especializado para engenheiros de custos e orçamentistas, que otimiza e gera mais eficiência à fase de orçamentos. Atualmente, é uma solução utilizada por mais de 700 empresas.
O anúncio chega apenas quatro meses depois da aquisição da Collabo, empresa ligada à gestão de suprimentos que fomenta uma comunidade com mais de 130 mil especificadores técnicos vinculados a indústrias e construtoras. A estratégia de M&A faz parte do plano de crescimento inorgânico do Grupo Softplan, uma das maiores empresas de software do país e desenvolvedora do Sienge. Esta é a terceira aquisição focada na indústria da construção, movimento que teve início em 2021 com a aquisição do CV (Construtor de Vendas), principal CRM especializado do mercado imobiliário.
O objetivo é consolidar o Sienge como uma espécie de espinha dorsal tecnológica que conecta todas as etapas da cadeia da construção. A aquisição da eCustos deve solucionar grandes desafios da etapa de orçamentos, uma fase que exige altos níveis de assertividade e previsibilidade.
“Com a chegada da eCustos, o Sienge se torna a única plataforma de gestão a possuir uma solução própria para orçamento de obras. Isso significa oferecer ao mercado uma experiência pioneira, porém extremamente promissora em termos de eficiência operacional, previsibilidade e qualidade no resultado final”, argumenta Ionan Fernandes, Diretor Executivo do Sienge.
Para o CEO da eCustos, Gustavo Martins, os propósitos comuns entre os dois softwares impulsionaram uma parceria natural. “Tanto o eCustos quanto o Sienge se destacam por transformar conhecimento em tecnologia especializada. Quando conhecemos a estratégia do Sienge para atender a indústria da construção de ponta a ponta de forma integrada, ficamos seguros de que poderemos avançar muito em curtíssimo tempo, oferecendo mais poder de gestão e mais velocidade de informação”.
Integração da cadeia da construção: Um novo cenário à frente
Com o passo pioneiro em integrar uma tecnologia de orçamentos a uma plataforma para gestão especializada, uma nova realidade deve se consolidar em breve. A expertise da eCustos permite uma análise detalhada sobre a viabilidade orçamentária de um projeto e oferece mais segurança no momento de iniciar ou não uma obra.
“Orçamento é uma espécie de idioma da construção civil, pois é uma etapa fundamental que garante a saúde financeira dos empreendimentos. Essa transação vai garantir mais facilidade, confiança e previsibilidade à indústria. Será um marco importante, já que, a partir do momento em que tivermos uma integração completa da cadeia, levaremos o setor a outros patamares de eficiência operacional”, avalia Guilherme Quandt, Diretor de Marketing e Estratégia do Sienge.
O CTO (Chief Technology Officer) da eCustos, Guilherme Lobo, defende a integrabilidade como um ponto-chave. “Mais do que conectar todas as jornadas da construção, é garantir que as tecnologias das diferentes fases de uma obra se conectem. O orçamento sempre foi um ‘buraco’ no nosso mundo atual. O setor precisa de estratégias que viabilizem o processo digital de maneira automática e imperceptível. Ou seja, lidar com planilhas impede a verdadeira digitalização.”
A transação de M&A ainda expande o atendimento do Sienge a novos públicos dentro do segmento, já que a eCustos mantém uma comunidade com mais de 30 mil engenheiros de custos e orçamentistas. O Sienge acredita no desenvolvimento do setor através da troca de experiência e conhecimento, a exemplo do incentivo às iniciativas recorrentes da Collabo e do Sienge Comunidade.