Esse material é útil para
- Conhecer os índices de reajuste e de correção monetária utilizados na Construção Civil.
- Saber reajustar contratos de prestação de serviço, de aluguel e de compra/venda.
- Acompanhar os mais importantes indicadores do setor.
- Entender as vantagens de utilizar um ERP para a gestão de contratos.
Sobre o Material:
Indicado para:
- Sócio-proprietários
- Diretores
- Gerentes Administrativos
- Gerentes Financeiros
- Analistas financeiros
- Auxiliares administrativos
É útil porque: Apresenta as principais políticas para reajuste e correção monetária de contratos na construção civil. Além disso, mostra por que não somente esse tipo de cláusula, mas sim todo o ciclo de vida do contrato pode ser gerenciado de forma muito mais eficiente fazendo uso de um sistema de gestão especializado em construtoras e incorporadoras.
O assunto:
Em contratos de prestação de serviços, aluguel e compra e venda, geralmente existe uma cláusula prevendo um índice de reajuste. Sua inclusão, baseada em indicadores setoriais, tem o objetivo de evitar que a inflação comprometa o equilíbrio financeiro do contrato. Em outras palavras, a função da cláusula de reajuste é impedir a defasagem do valor estabelecido no contrato devido ao aumento do preço dos insumos utilizados.
Além disso, os contratos também podem prever índices de correção monetária. Eles refletem a desvalorização da moeda, atualizando os valores conforme a inflação.
As cláusulas que tratam dessas questões merecem atenção especial, pois frequentemente, são causa de litígios entre construtores e fornecedores, incorporadoras e compradores ou locadores e locatários.
Por isso, vamos apresentar neste ebook os índices que podem incidir sobre o reajuste e a correção monetária de contratos, bem como a legislação que regulamenta essa questão. Assim, sua empresa poderá fazer negócios com mais segurança. No decorrer da leitura, você também poderá entender como um sistema de gestão pode ajudá-lo na gestão de contratos.
Escrito por:
O Sienge Platform é um software de gestão – também chamado de ERP, ou Enterprise Resource Planning – especializado no setor da construção com mais de 2300 clientes em todo o Brasil.
O sistema é desenvolvido pela Softplan, uma empresa de tecnologia de Florianópolis que atua no mercado há mais de 25 anos.
A plataforma é composta por vários módulos interligados, assim é possível optar por quais e quantos contratar. Cada um deles é focado em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.