Atualizações:

  • Detalhamento dos Impostos: separamos o PIS/COFINS/ISS e o Imposto de Renda;
  • Configurada tendo como Taxa de Desconto de 100% do CDI (dos últimos 12 meses, entre jan-17 e jan-18);
  • Foi separado o Investimento Inicial dos Investimentos Mensais;
  • Corrigimos os  meses fixos (jan/2017, fev/2017….) para (Mês 1, Mês 2 ….);
  • Além da visualização dos indicadores (VPL, TIR e ROI), agora é mostrada uma DRE completa, o que facilita saber a receita, gastos e lucro consolidados por ano.

 

A Planilha de Viabilidade Econômica tem grande importância na hora de analisar se vale a pena ou não investir em um empreendimento. Seus dados mostram o potencial de uma nova construção através de indicadores de viabilidade.

As principais funcionalidades da Planilha de Viabilidade Econômica do Sienge são:

  • Cálculo da Taxa Interna de Retorno
  • Cálculo VPL (Valor Presente Líquido)
  • Fluxo de Caixa projetado

Muitos dos profissionais que utilizam a Planilha de Viabilidade Econômica estão com seus projetos em fase inicial ou em momento de encontrar alternativas para expandir os seus negócios. A planilha é a ferramenta ideal para quem trabalha em áreas estratégicas para os novos negócios da construção.

Com a Planilha de Viabilidade Econômica do Sienge, você conseguirá avaliar o plano de investimento a ser realizado, o tempo de retorno do investimento, demonstrar o lucro planejado e a viabilidade ou inviabilidade do projeto.

Com isso você tem informações sólidas para tomar decisões embasadas, ou então apresentá-las aos decisores. Assim há uma redução do impulso de “agir pelo feeling” ou dos “achismos”: você comprova suas decisões com dados, índices e projeções com parâmetros confiáveis, o que aumenta  a chance de sucesso das  novas empreitadas!

Utilize indicadores como EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda), Depreciação, Lucro Livre, Lucro Bruto e Lucro Livre Acumulado. Considere taxas como a Selic (Taxa básica de juros fixada pelo governo) e a TMA (Taxa Mínima de Atratividade).

De forma secundária, você conseguirá organizar melhor o setor financeiro da sua empresa antes de colocar seus planos em prática através do controle de:

  • Disposição de Receitas;
  • Gastos;
  • Investimentos;
  • Depreciações.

 

O Sienge preparou – em parceria com o Construct e o ConstruOn – o eBook Registro Fotográfico na Construção Civil: Tudo sobre como a fotografia contribui para processos mais eficientes na execução de obras.

Apenas no Brasil são 168 milhões de smartphones para uma população de 200 milhões! Cada um dos donos destes aparelhos utiliza-o, entre outras funções, para fotografar. E por que não usar das imagens para trabalhar? O registro fotográfico na construção pode ser um grande aliado!

Sempre que bem aproveitada, a tecnologia traz ganhos enormes para as empresas e as pessoas. Pense como seria a sua vida hoje sem a internet, por exemplo. É difícil de imaginar, não? Com certeza a internet está presente no seu trabalho de alguma forma no dia a dia. Mas e o seu smartphone, você aproveita-o da melhor forma para trabalhar? A fotografia é um dos recursos que acabamos negligenciando e que podem facilitar muito algumas tarefas!

No caso de quem trabalha com obras, o registro fotográfico na construção civil pode ser interessante em vários momentos, por exemplo:

 

  • Fotografia para acompanhamento de progresso de projeto

 

A evolução da obra fica muito mais fácil de acompanhar quando há o registro fotográfico na construção reportando cada etapa. A melhor forma é criar um álbum de fotos tiradas a partir da mesma perspectiva em etapas diferentes da obra e anexar uma pequena descrição das tarefas realizadas naquele momento. Dessa forma você tem um histórico da evolução do prédio, que pode ser utilizado para fins de auxiliar venda, exposições, análise de possíveis erros, consulta em caso de reforma, anexo ao diário de obras e muito mais!

Veja como utilizar o registro fotográfico na construção neste exemplo com as imagens da obra do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, que mostram a evolução da construção:

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  • Uso de imagens para checagem de qualidade de obra

 

As imagens podem ajudar a garantir que os procedimentos de segurança estão sendo observados e a monitorar o cumprimento das normas no canteiro de obras. No momento de uma visita técnica, por exemplo, pode-se registrar as imagens e anexá-las ao relatório das condições de segurança, comprovando o uso (ou não) dos equipamentos de segurança, por exemplo. Também pode-se usar o registro fotográfico na construção para complementar a Ficha de Verificação de Serviços (FVS) – parte essencial de alguns programas de qualidade, como o PBQP-h.

Outra ideia é utilizar das fotos para tirar dúvidas sobre anormalidades observadas na obra. Por exemplo, se o empreiteiro verificou que está acontecendo uma infiltração na laje da garagem, pode tirar uma foto e enviar para o Engenheiro responsável para pedir orientações. Esse tipo de atitude pode evitar uma visita técnica e economizar tempo dos profissionais, que não precisam ficar esperando ou se deslocando a toda hora. É claro que o registro fotográfico na construção não exclui a necessidade de um acompanhamento e fiscalização da obra pelo profissional responsável, mas pode ajudar muito para sanar solicitações pequenas.

 

  • Confirmação de pedidos e entregas de materiais

 

Você pode usar o registro fotográfico na construção para o controle de pedidos e estoque de materiais de construção ao registrar quando um pedido chega e enviar essa imagem à equipe que o solicitou. Assim pode-se ter certeza de que as quantidades estão de acordo com as necessidades. 

 

  • Fotografia como auxiliar na medição de obra

 

A fotografia de obra serve como um registro da evolução, uma prova incontornável da execução das atividades. É interessante que as empresas utilizem do registro fotográfico na construção civil para validar as medições da obra e confrontar as suas informações com os relatórios e planilhas.

Dessa forma o registro fotográfico na construção para acompanhamento de obra pode funcionar para resolver disputas entre a medição e a execução. Cada fotografia carrega consigo não apenas as informações visuais, mas também data e horário – um complemento interessante que pode ser utilizado até mesmo no diário de obras. Dessa forma a fotografia pode até mesmo ser o parâmetro para a liberação da verba de acordo com a medição!

 

  • Utilize as fotos para o marketing da sua empresa

 

Na hora de vender os imóveis construídos pela sua empresa, ou de conseguir novos clientes, as imagens de obras são um ótimo recurso para divulgar seus empreendimentos! Essa ideia é a mesma de usar uma maquete eletrônica ao invés da planta baixa para apresentar projetos para quem não entende muito do assunto. Utilize o registro fotográfico na construção ao seu favor!

Estas imagens da sua obra podem ser utilizadas para mostrar aos clientes em qual etapa a obra está, ou então para fazer folders e postagens nas redes sociais. Ao final da construção, você pode construir uma linha do tempo com as imagens mostrando as etapas e a evolução da sua obra. Também pode-se retratar as etapas importantes, como a pedra fundamental e a inauguração através do registro fotográfico na construção !

 

Este eBook foi feito para mostrar todos esses aspectos de como utilizar fotografia para melhorar e acompanhar a gestão das suas obras!


O material está organizado de acordo com os seguintes tópicos:

  • Como a popularização dos smartphones nos transformou em um país com 168 milhões de fotógrafos digitais: e o que isso significa para sua empresa de construção civil
  • Os processos que mais se beneficiam do uso da fotografia de obras:
    • Fotografia para acompanhamento de progresso de projeto
    • Documentação em fotos para melhoria contínua
    • Registro fotográfico na construção civil para checagem e controle da qualidade
    • Fotos para rastrear pedidos e entregas de materiais
    • Medição de obra: a fotografia como complemento
    • Registro fotográfico como aliado para redução de custos no canteiro de obras
  • Como utilizar o Construct App para capturar, organizar e gerenciar fotos dos seus projetos
  • Casos de sucesso: as empresas clientes do Construct que já se beneficiam do registro fotográfico na construção civil:
    1. Tecnisa
    2. Unic Projetos e Engenharia
    3. Blu Sistema de Água Premium
    4. Master Construtora
    5. Corbis Engenharia
    6. Construtora Valle Ribeiro
    7. G20 Empreendimentos e Soluções

 

 

 

Conheça mais sobre os autores deste ebook:

 

 

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O Sienge é um software de gestão (ERP) especializado no setor da construção. Com ele você reúne diversas funções gerenciais que ajudam a ter controle total sobre as suas obras!

 

O Sienge é um software de gestão – também chamado de ERP, ou Enterprise Resource Planning – especializado na Indústria da Construção com mais de 2500 clientes em todo o Brasil. É desenvolvido pela Softplan, empresa de tecnologia de Florianópolis que atua no mercado há mais de 25 anos. O software é composto por vários módulos interligados, assim é possível optar por quais e quantos contratar. Cada um deles é focado em resolver os problemas e facilitar o cotidiano de empresas que trabalham com construção.

Entre as facilidades que o Sienge oferece estão: fazer Orçamentos de obra e empresarial dentro do sistema, Estudos de Viabilidade, acompanhamento de Diário de Obra, compras de materiais e suprimentos dentro do sistema, gestão de ativos, gestão de qualidade, gerenciamento de contratos e notas fiscais, SPED fiscal e várias outras vantagens que simplificam o trabalho no ramo da construção, diminuindo o desperdício e aumentando a eficiência das empresas.

Organize as informações de todos os setores de sua empresa em um sistema único. Gerencie ativos, contratos, boletos, notas fiscais, SPED fiscal e várias outras vantagens que simplificam o trabalho no ramo da construção, diminuindo o desperdício e aumentando a eficiência das empresas.

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Se sua empresa precisa de uma ferramenta para organizar, gerenciar e documentar toda comunicação e informações sobre seus projetos de construção civil, você precisa utilizar o Construct App!

Grandes empresas inovadoras e de sucesso que já utilizam o aplicativo, como Tecnisa, Valle Ribeiro, Metroll, e muitas outras, e já conquistaram resultados expressivos graças a uma comunicação mais fluida e eficiente.

 

 

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Não estoure o orçamento e garanta os seus lucros. Controle os custos de suas obras com o ConstruOn, um sistema de gestão completo de fluxo de caixa e totalmente online.

Gerencie os cadastros de clientes, obras, insumos e composições.

Crie orçamentos com agilidade e muita eficiência, e depois acesse todos os relatórios e os exporte para suas planilhas em Excel.

Quem vivencia uma obra sabe da importância de ter um estoque abastecido e bem controlado. Por isso criamos essa planilha, para facilitar o seu trabalho no controle de estoque, almoxarifado ou depósito. Ela foi feita para que você escolha por trabalhar com um controle de estoque simplificado ou detalhado, então é só fazer o download e começar a trabalhar!

Controlar o estoque de suas obras é fundamental para evitar dor de cabeça. Para isso você precisa acompanhar informações do físico e financeiro do seu estoque.

Estoque é dinheiro! Pense no seu estoque como um banco, pois lá você deposita itens como matéria-prima, materiais e equipamentos que representam uma quantia significativa em valores monetários. E, mais do que a gestão monetária, um estoque bem controlado garante a quantidade de materiais necessários para o trabalho de sua equipe na construção – e ainda evita o desperdício.

Historicamente o controle de almoxarifados/ estoques não ganhavam atenção das empresas, eram alocados em locais afastados e geridos por mão de obra desqualificada.

Hoje a situação é diferente, uma empresa que quer eficiência nas suas obras precisa de um controle de estoque bom sob responsabilidade de um profissional qualificado para esta função.

O  controle de estoque envolve tarefas desde a contagem, conferência qualitativa e quantitativa, definição de local para armazenagem adequado à natureza e uso do item, registro das entradas e saídas, arquivo de documentos, por exemplo.

Ter um bom controle de estoque/ almoxarifado é crucial para o sucesso de uma construção. Seja para evitar falta de matéria, controlar a utilização de equipamentos ou acompanhar quantidade para evitar desperdício, toda obra precisa de mínimo controle em seu almoxarifado.

 

Com a planilha modelo que desenvolvemos para você trabalhar gratuitamente é possível:

Controle monetário do estoque da Construtora:

Cada material ou equipamento tem um valor, por isso esse controle considera custos permitindo acompanhar o valor unitário do item conforme a NF de compra e, consequentemente, o valor total em estoque.

Sua empresa pode controlar os custos do estoque através do método PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai – que considera o custo mais antigo da mercadoria nesta planilha, representado pelo custo de entrada do item quando criado o código de identificação. Vale destacar que o método PEPS e a Média Ponderada Móvel são os únicos permitidos no Brasil para fins de imposto de renda.

Controle de Entradas no estoque:

O controle de entradas é uma das funções mais básicas e a que exige maior detalhamento de informações sobre o item registrado. É nessa etapa que o item é conferido quanto à sua quantidade e qualidade, criado um código de rastreamento. Também descreve-se detalhadamente a sua unidade de medida, categoria, marca, fornecedor, número da nota fiscal, centro de custos e responsável pelo recebimento.

Controle de Saídas e devoluções do estoque:

O registro de saídas permite acompanhar desde o detalhamento dos itens, através do código de rastreio, até a quantidade retirada, centro de custo de destino e acompanhamento de quem retirou e autorizado por quem. Além disso é possível controlar as devoluções, principalmente para o caso de equipamentos, e assim manter o acompanhamento por data e responsável.

Alertas de estoque:

Para que sua obra não fique parada sem materiais, essa planilha de Controle de Estoque permite que sejam definidas quantidades mínimas para cada item, o que resulta em dois alertas para que o responsável pelo estoque interaja com a equipe de suprimentos. Faltando 20% para o atingimento da quantidade mínima é dado o primeiro alerta, e ao atingir a quantidade mínima, o alerta é atualizado para ‘comprar urgente’.

Com todos esses controles essa planilha ainda consegue ser simples, pois está  configurada com as fórmulas necessárias para facilitar e dar a praticidade para o trabalho diário, além de permitir que você escolha por trabalhar em dois modelos:

  • Ter um controle único, com registros diários da entrada e saída do almoxarifado com fórmulas que notificam com a cor vermelha quando determinado item está acabando;
  • Trabalhar com controle detalhado, através de relatórios separados de entradas onde as principais informações do item são preenchidas, paralelo a um controle de saída com informações vinculadas a autorização de retirada que resulta em um controle detalhado.

Lembre-se: sua gestão de estoque nas obras não se restringe à escolha da ferramenta de controle!

Seu controle de estoque/ almoxarifado deverá ser alinhado ao inventário, garantir que o item esteja na quantidade necessária e local correto, evitar perdas, permitir distribuição e atendimento eficientes e estar totalmente de acordo com o previsto  pela a equipe de suprimentos e planejamento da obra.

Para uma boa gestão de estoque, paralelo ao uso desta planilha, indicamos que sua obra atenda aos requisitos da NR18 que fala nos itens 18.24 sobre “armazenagem e estocagem de materiais” e as normas  ABNT NBR 15524 e 15524-2 que tratam sobre os sistema de armazenagem.

Vale dedicar atenção para que as negociações na hora de comprar considerem a entrega no método just-in-time, ou seja, atendendo à demanda do momento. Assim grandes compras podem ser entregues no canteiro de obras sem comprometer espaço no seu estoque.

É fundamental controlar o estoque de perto, também, para evitar que insumos com prazo de validade percam a utilidade e até que equipamentos em desuso depreciem. Antes que isso ocorra, algumas empresas têm a iniciativa de vender o item inutilizado, assim é possível reaver parte do valor investido.

Outro fator interessante, principalmente para quem possui mais de uma obra, é saber quais itens possui em estoque que podem ser aproveitados em outros centros de custo. Por exemplo, aberturas que venham a sobrar de uma construção podem ser alocadas para outro canteiro de obras sem a necessidade de uma nova compra.

Quando for planejar seu canteiro de obras, pense com cuidado sobre a armazenagem e transporte dos itens, para tanto considere: quais materiais serão recebidos; quais as quantidades; em que locais e atividades serão utilizados; o que é necessário para movimentá-los; entre outros. Com esse planejamento feito, crie um projeto do layout do canteiro, isso facilitará muito o recebimento e entrega de insumos e equipamentos, além de reduzir custos e otimizar o tempo de realização dos serviços da obra.

Independente o estoque da sua construtora está em um galpão, barracão ou outros espaço físico, ele precisa de organização, para isso defina o responsável e de a ele as ferramentas necessárias para uma boa gestão. Comece por essa planilha!

Importância da Planilha de Medição de Obras

A Planilha de Medição de Obras é de grande utilidade nas obras realizadas em regime de empreitada ou via licitação, pois nesses casos, normalmente, o pagamento do serviço é realizado por medição.

Como a Planilha de Medição de Obras do Sienge é de fácil utilização e entendimento, ajuda as empresas da construção no dia-a-dia do canteiro de obras, como também evitando que tenham problemas com a prestação de contas e a legislação atual.

 

Utilidade da Planilha de Medição de Obras

A sua utilidade principal é mostrar a evolução da produção da obra executada, mostrando cada medição individual ou através do Relatório de Medições Consolidadas gerado automaticamente após o preenchimento da medição de cada período.

 

Informações geradas pela Planilha de Medição de Obras do Sienge

  • Etapas das Obras;
  • Itens do Contrato;
  • Quantidade Contratada;
  • Valor Contratado;
  • Saldo total a Medir;
  • Quantidade Executada;
  • % Executado;
  • Valor Executado.

 

Diferenciais da Planilha de Medição de Obras do Sienge

  1. Mostrar os dados institucionais da obra e da empresa em cada medição e relatório, facilitando o envio dessas informações diretamente para o cliente ou o banco;
  2. Está estruturada para que você preencha o mínimo de informações possível, tornando o processo de medição de obras mais rápido e simples;
  3. Calcula o valor total considerando o impacto do BDI escolhido e Encargos Sociais (Impostos) de cada empresa.

 

Indicada para

Profissionais que buscam conhecer de forma completa o andamento da produção da obra. Os principais são:

  • Proprietários de pequenas empreiteiras ou construtoras;
  • Analistas e Chefes de Medição;
  • Gerentes e Supervisores da Construção Civil;
  • Responsáveis pelo setor de Engenharia.

 

Número de Medições disponíveis

Com objetivo de proporcionar um acompanhamento anual, a Planilha de Medição de Obras do Sienge possui estrutura para até 12 medições de uma obra.

Sabendo que usualmente é realizada uma medição mensal, é possível apenas com nossa planilha, ter uma visual anual da evolução da produção medida.

Como utilizar

É muito fácil utilizar a Planilha de Medição de Obras do Sienge, pois ela foi pensada para ajudar as pessoas de todos os níveis de conhecimento.

Veja os passos de preenchimento:

  • Preencher o BDI e Encargos Sociais;
  • Preencher os dados institucionais da sua empresa;
  • Preencher as Etapas da Obra;
  • Preencher os Itens de Cadastro;
  • Em cada Medição preencher apenas a Quantidade Contratada e a Executada.

Esta é a planilha de Gestão de Custo de Obras gratuita desenvolvida pelo Sienge. Criamos este material para auxiliar no seu dia a dia e facilitar o controle das operações de sua empresa. Nesta planilha você irá encontrar todas as informações necessárias para acompanhar os gastos em cada fase da sua obra, o custo global por mês e também o custo geral do ano das suas obras. Tudo de forma simples e fácil!

 

Previsibilidade é a chave para a gestão de custo de obras

Fazer uma boa gestão de custos de obra é o primeiro passo para ter uma boa previsibilidade de lucro e também saber o quanto sua empresa ficará dentro do orçamento previsto para cada obra. Manter a previsibilidade de lucro é o que toda empresa precisa para ter bons resultados e manter-se saudável financeiramente. Um empreendimento de sucesso necessita de um planejamento orçamentário efetivo, e é por isso que fazer uma boa gestão de custo de obras é o ideal para manter os números próximos da realidade e garantir resultados positivos.

 

Gerando visibilidade de tendências com a planilha

Na planilha é possível ver o desembolso mês a mês de suas obras, dessa forma fica mais fácil ter uma visibilidade melhor das tendências dos custos de cada uma das obras que sua empresa está realizando. Esta visibilidade permite que os gestores tenham um controle maior da direção para a qual a empresa está indo e melhorem as estratégias. Tudo com a intenção de continuar atuando dentro do mercado atual e se manter em crescimento. Dessa forma, a tomada de decisão fica mais fácil e o futuro da empresa fica melhor definido, tendo em vista que todas as obras já possuem uma previsão de orçamento.

 

O valor do histórico de custos

Um dos grandes benefícios estratégicos desta planilha, é fornecer para sua empresa um histórico confiável dos gastos envolvidos em cada uma das obras que sua empresa realizou. Desta forma fica mais fácil fazer os próximos orçamentos e ter informações mais precisas na hora de fazer o planejamento de um novo empreendimento. Estes dados permitem fazer análises, comparações e diagnosticar cenários com muito mais propriedade. Com certeza seus estudos de viabilidade ganharão em qualidade de informação! As informações gerenciais são de grande valia para diretores e gestores preocupados em analisar a real lucratividade da sua empresa e refinar estratégias para os próximos empreendimentos

Esse modelo de Recibo de Entrega de Chaves foi criado pela equipe do Sienge para facilitar o processo da entrega de chaves para os clientes da sua empresa. Este modelo possui as características básicas do documento, é aberto à edição e permite que sejam inseridas novas informações conforme a sua necessidade.

*A Planilha de orçamento de obra é gratuita e aberta a edições, portanto não nos responsabilizamos pelos conteúdos da mesma e os resultados apresentados.

Este modelo de recibo de quitação de imóvel foi criado para facilitar o dia a dia das empresas que trabalham com venda e entrega de imóveis. Este modelo foi produzido para facilitar a criação do recibo e agilizar todo o processo de entrega de imóveis com foco em otimizar a produtividade.. Tudo pensando em gerar praticidade e simplificar o trabalho para as pessoas da sua empresa e garantir a satisfação do seu cliente.

* A Planilha de orçamento de obra é gratuita e aberta a edições, portanto não nos responsabilizamos pelos conteúdos da mesma e os resultados apresentados.

 

O Manual do Proprietário de Imóveis é uma excelente ferramenta para assegurar um bom relacionamento com o cliente, afinal o contato não termina no fechamento da venda.

A sua construtora tem mais chances de se destacar quando aproveita obrigações exigidas por lei e as transforma em mais um item de conquista no relacionamento com o cliente no pós-entrega de imóveis.

 

Por lei, é obrigação da construtora entregar um Manual do Proprietário de Imóveis com informação clara, adequada, precisa e dentro das recomendações da Norma Brasileira (NBR 14037) e Código de Defesa do Consumidor.

Por outro lado, pesquisas apontam que o mau uso e a manutenção incorreta das edificações são responsáveis por cerca de 10% das falhas e defeitos dos imóveis.

 

É importante que a sua construtora mostre aos seus clientes o quanto é preocupada com a segurança e satisfação de quem compra seus empreendimentos, garantindo que o pós-entrega de imóveis seja um sucesso.

 

O Manual do Proprietário de Imóveis é um documento enviado ao cliente logo após a entrega do imóvel. Nele, estão contidas informações importantes a respeito do empreendimento, por exemplo, especificidades de infraestrutura, área, localização, técnicas colocadas em prática e materiais usados na edificação.

O manual do proprietário de imóveis é, portanto, uma ação de extensão da venda. Seu propósito é facilitar a vida do comprador do imóvel, dando a ele uma maior segurança, assim como minimizar uma série de problemas para a construtora. Ou seja, com vantagens mútuas, o manual do proprietário fortalece o relacionamento entre ambas as partes.

 

Com base nisso, desenvolvemos um modelo para que a sua construtora tenha o melhor Manual do Proprietário de Imóveis.

Selecionamos uma formatação que destaca informações valiosas de forma que a elaboração do manual do proprietário de cada empreendimento seja fácil e dinâmica. Também priorizamos uma estrutura simples que torne claras as informações para quem for lê-las.  


Baixe agora o modelo do Manual do Proprietário para a sua construtora!


Esse material contém um modelo para a sua construtora preencher de acordo com as informações de cada empreendimento. São 12 itens:

  1. Sobre a construtora
  2. Responsabilidades do proprietário
  3. Instalações elétricas
  4. Pisos e azulejos
  5. Caixilhos e esquadrias
  6. Forros de gesso, impermeabilizações e vedações
  7. Instalações hidráulicas
  8. Pintura
  9. Procedimentos de emergência
  10. Memorial Descritivo
  11. Certificado de garantia
  12. Contatos e assistência

Utilize bem esse material para ajudar e orientar os futuros moradores em caso de eventuais reformas e também para evitar que a sua empresa precise fazer manutenções ou reparos causados pelo mau uso!

Aproveite as dicas e mãos à obra!

A Planilha Cronograma Físico-Financeiro de Obras do Sienge vai te ajudar mostrando um forma de visualizar a programação das atividades que serão realizadas durante a construção. E por mostrar simultaneamente os gastos ao longo dos meses da obra, este material é considerado um Cronograma Físico-Financeiro.

 

É uma planilha flexível, que permitirá ter o nível de detalhamento adequado ao seu perfil de gestão e ao tipo de obra a ser realizada. Assim você pode contemplar apenas as etapas gerais da obra, como alvenaria e pintura, ou inserir etapas específicas, como a instalação da rede hidráulica e elétrica.

 

A importância de um Cronograma Físico-Financeiro na sua obra, é saber com boa previsibilidade quanto tempo os serviços irão durar e quanto irão custar. Dessa forma consegue-se ter um verdadeiro planejamento de obras, que é essencial para garantir construções de sucesso e fundamental antes de iniciar as atividades propriamente ditas.

 

Quando bem realizado, o cronograma de obras terá alterações futuras mínimas, diminuindo os desperdícios nas obras e aumentando o lucro final.

 

Quanto irei gastar?
Planejar os gastos estimados mensalmente em cada etapa permitirá às pessoas responsáveis pelo caixa de obra saberem exatamente o montante a ser gasto e quando ocorrerá o desembolso, evitando despesas e empréstimos imprevistos. Veja aqui as vantagens de fazer um cronograma financeiro de obra. 

 

Quanto tempo irá demorar?
Mostrando visualmente em quais meses começam e em quais terminam cada uma das etapas da obra, fica fácil verificar com agilidade o andamento das diferentes frentes de serviço. Assim, com o Cronograma Físico-Financeiro de Obras, você conseguirá definir as prioridades de execução, concentrando o foco nas equipes com histórico de atrasos realizados. Veja aqui como melhorar a utilização do seu cronograma de obra. 

 

Planejamento que pode ajudar a conseguir financiamento
Muitos bancos, para ter maior garantia na liberação de financiamentos, exigem que construtores apresentem o seu Cronograma Físico-Financeiro junto com outros documentos que validem a capacidade de pagamento, como a planilha orçamentária e um memorial descritivo de obras.

Baixe gratuitamente a planilha com o Quadro de Indicadores de Desperdício na Construção do Sienge e comece a identificar onde estão os desperdícios nas suas obras e na sua empresa.

Não deixe o desperdício matar o lucro da sua empresa!

 

 

Você já fez um diagnóstico do desperdício dentro da sua empresa? Já parou para identificar quais são suas perdas e como evitá-las?

 

 

O desperdício, ou perda na construção civil, é um dos maiores problemas da indústria da construção, pois causa prejuízos financeiros e as perdas – de tempo e materiais – que caminham contra princípios de produtividade e sustentabilidade.

 

 

Existe quem diga que a cada três prédios que são construídos um quarto prédio é desperdiçado, e temos certeza de que não é isso que as empresas querem! Sua empresa já passou por problemas como obra parada, perdas financeiras, desperdício de materiais ou dificuldades em ser sustentável? O desperdício oculto em seus processos pode ter influenciado!

 

 

Atacar o desperdício é uma grande oportunidade de economizar dinheiro.

 

Para ajudar nesse combate, preparamos esse Quadro de Indicadores de Desperdício que você pode utilizar para entender melhor onde estão os problemas da sua empresa.

 

 

Veja também o nosso ebook sobre como reduzir o desperdício na sua empresa!

 

 

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Reduzindo o desperdício na realidade: um caso que mostra como o Sienge atua para gerar economia na empresa

 

Com as informações proporcionadas por um software, é possível ter controle dos processos e identificar onde estão acontecendo os desperdícios. Para comprovar o que estamos falando, veja a história de Felipe Lordelo da empresa Ten Engenharia, cliente Sienge que conseguiu economizar R$30 mil com o uso do software e a economia que ele proporciona.

 

O caso da Ten Engenharia mostra como o software pode atuar na diminuição do desperdício e na economia de recursos. Na empresa, eles perceberam, através da observação do todo e da análise que o Sienge proporciona, que estavam perdendo 30 mil reais por mês com roubo de combustível. Felipe Lordelo conta o caso:

 

“Com o módulo de Gestão de Ativos, conseguimos acompanhar o consumo de combustível dos equipamentos, descobrimos equipamento com problema, uma perda de combustível de várias máquinas. Mesmo que fossem prejuízos pequenos, de 5 ou 10 litros cada um, de máquina em máquina, isso causava um rombo de cerca de R$30 mil/mês. Esse é um exemplo de como o Sienge nos proporciona uma economia absurda.”

 

Felipe ainda destaca o papel decisivo do Sienge na gestão financeira na empresa: “O módulo Financeiro é principalmente importante, é onde a gente sobrevive. Ajuda a prever lucros, ver se a obra vale a pena, se vale a pena aceitar tal projeto. É a melhor forma de conduzir para o custo ser melhor possível.”