Esse material é útil para

  • Identificar com antecedência eventuais irregularidades nas obras
  • Mais velocidade para a tomada de decisão em caso de irregularidade
  • Controlar a qualidade dos fornecedores, pois há um acompanhamento no processo de produção

Sobre o Material:

Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um registro que ajuda a garantir o atendimento a padrões de qualidade. Essa ficha ajuda a avaliar serviços, como por exemplo, dimensões, ângulos, aspectos visuais, defeitos, controles tecnológicos, entre outros cuidados. Acompanhando e avaliando desde o início do serviço, os parâmetros de controle durante a execução e a entrega, respeitando o PBQP-H.

 

O que é PBQP-H?

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é uma iniciativa do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil com a ONU-Habitat quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). Esse documento previa várias metas, e entre elas estão: a melhoria da qualidade das moradias, atender à pessoas sem moradia,  melhorar a infra-estrutura básica e serviços. Para resolver essas questões, o PBQP-H tem como foco a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Um dos projetos propulsores do PBQP-H é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9000.  No sentido de incentivar as melhorias tecnológicas, o SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica) é proposto para suprir, provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas.

 

Fichas FVSs no Sistema de Gestão de Qualidade

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) estabelece que 25 serviços sejam controlados dentro de um edifício. É recomendado que para cada um destes serviços haja uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) diferente e que cada uma dela passe pelas mãos de mais de um profissional antes de liberar o serviço ou etapa.  Com uma boa verificação e controle, evitam-se os custos com retrabalho, demolições, adequações e outras inconveniências que geram estresse no canteiro de obra e perda de tempo e dinheiro para a sua empresa.

Essa fichas são consideradas essenciais para os sistemas da qualidade, pois permitem controlar os detalhes da produção desde o princípio da construção até o final, apenas liberando a próxima etapa da execução quando a anterior estiver aprovada em questão de qualidade.  Há diversos modelos de ficha, as impressas que são preenchidas manualmente, e as eletrônicas, sendo que dentre elas existem as versões mais simples, baseadas em planilhas e sistemas sofisticados, com gráficos, parametrização de fichas e emissão de relatórios, o que de certa forma deixa a inspeção mais detalhada e segura.

 

Que tipo de informação as fichas devem conter?

Primeiramente, as Fichas de Verificação de Serviço devem ser claras, fáceis para preencher e com informações suficientes , afim de garantir o controle da execução e a qualidade do produto. As respostas devem ser objetivas, contemplando desde o início dos trabalhos até a a verificação final. É importante que cada serviço tenha sua ficha de verificação personalizada de acordo com os itens considerados importantes na área, essa designação e elaboração deve ficar a cargo dos gestores de qualidade e é muito importante para que todos consigam desempenhar bem o seu trabalho. Antes de liberar a próxima etapa da obra, deve-se fazer um controle de todas as FVSs que se referem à etapa anterior, analisar se cabe a liberação e só então partir para a próxima.

Para que você tenha um exemplo de como as fichas de verificação podem ser automatizadas, veja o exemplo da ficha de verificação do Sienge, que chama-se Ficha de Inspeção de Serviços e está disponível no módulo de Gestão da Qualidade do sistema. O seu preenchimento da ficha através do sistema é fácil, você pode fazer quando estiver fazendo as medições das obras, sendo pelo módulo de engenharia em campo ou no escritório pelo módulo de suprimentos. Tudo isso ainda conecta-se com o sistema de Gestão de Qualidade! 

 

O que melhora na sua empresa após a utilização das FVSs para PBQP-H?

Com essa inspeção sua empresa passa a identificar algumas irregularidades que antes podiam passar despercebidas, além do mais, consegue ser mais assertiva nas soluções, pois sabe onde é e quando o problema começa, evitando possíveis retrabalhos.

Outra melhoria pode ser o controle dos serviços dos seus fornecedores, você pode acompanhar o processo de produção, assim tem-se a garantia que o material fornecido tem a qualidade e está de acordo com que o empresa pediu. A ficha nunca dispensa outros controles, como ensaio de qualidade do aço fornecido e controle tecnológico do concreto.

Se usadas corretamente, as FVSs dão acesso a um conjunto de informações que permite ter do todo do que acontece na obra.
Elas permitem identificar e avaliar:

  • Produtividade de cada equipe de produção ou empreiteiro
  • Quais serviços requerem retrabalho
  • A principal dificuldade encontrada em cada serviço
  • A qualidade dos materiais: movimentação, uso, desperdício
  • O cumprimento dos procedimentos e prazos
  • Se há serviços conflitantes realizados simultaneamente
  • Se cabe o uso de novas tecnologias para a melhorar a qualidade
  • Cruzar os dados das fichas com problemas ocorridos na operação: determinar assistência técnica

 

  * O Modelo de Ficha de Verificação de Serviço é gratuito e aberto a edições, portanto não nos responsabilizamos pelos conteúdos do mesmo e os resultados apresentados.

Sobre:

Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um registro que ajuda a garantir o atendimento a padrões de qualidade. Essa ficha ajuda a avaliar serviços, como por exemplo, dimensões, ângulos, aspectos visuais, defeitos, controles tecnológicos, entre outros cuidados. Acompanhando e avaliando desde o início do serviço, os parâmetros de controle durante a execução e a entrega, respeitando o PBQP-H.

 

O que é PBQP-H?

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é uma iniciativa do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil com a ONU-Habitat quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). Esse documento previa várias metas, e entre elas estão: a melhoria da qualidade das moradias, atender à pessoas sem moradia,  melhorar a infra-estrutura básica e serviços. Para resolver essas questões, o PBQP-H tem como foco a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Um dos projetos propulsores do PBQP-H é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9000.  No sentido de incentivar as melhorias tecnológicas, o SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica) é proposto para suprir, provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas.

 

Fichas FVSs no Sistema de Gestão de Qualidade

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) estabelece que 25 serviços sejam controlados dentro de um edifício. É recomendado que para cada um destes serviços haja uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) diferente e que cada uma dela passe pelas mãos de mais de um profissional antes de liberar o serviço ou etapa.  Com uma boa verificação e controle, evitam-se os custos com retrabalho, demolições, adequações e outras inconveniências que geram estresse no canteiro de obra e perda de tempo e dinheiro para a sua empresa.

Essa fichas são consideradas essenciais para os sistemas da qualidade, pois permitem controlar os detalhes da produção desde o princípio da construção até o final, apenas liberando a próxima etapa da execução quando a anterior estiver aprovada em questão de qualidade.  Há diversos modelos de ficha, as impressas que são preenchidas manualmente, e as eletrônicas, sendo que dentre elas existem as versões mais simples, baseadas em planilhas e sistemas sofisticados, com gráficos, parametrização de fichas e emissão de relatórios, o que de certa forma deixa a inspeção mais detalhada e segura.

 

Que tipo de informação as fichas devem conter?

Primeiramente, as Fichas de Verificação de Serviço devem ser claras, fáceis para preencher e com informações suficientes , afim de garantir o controle da execução e a qualidade do produto. As respostas devem ser objetivas, contemplando desde o início dos trabalhos até a a verificação final. É importante que cada serviço tenha sua ficha de verificação personalizada de acordo com os itens considerados importantes na área, essa designação e elaboração deve ficar a cargo dos gestores de qualidade e é muito importante para que todos consigam desempenhar bem o seu trabalho. Antes de liberar a próxima etapa da obra, deve-se fazer um controle de todas as FVSs que se referem à etapa anterior, analisar se cabe a liberação e só então partir para a próxima.

Para que você tenha um exemplo de como as fichas de verificação podem ser automatizadas, veja o exemplo da ficha de verificação do Sienge, que chama-se Ficha de Inspeção de Serviços e está disponível no módulo de Gestão da Qualidade do sistema. O seu preenchimento da ficha através do sistema é fácil, você pode fazer quando estiver fazendo as medições das obras, sendo pelo módulo de engenharia em campo ou no escritório pelo módulo de suprimentos. Tudo isso ainda conecta-se com o sistema de Gestão de Qualidade! 

 

O que melhora na sua empresa após a utilização das FVSs para PBQP-H?

Com essa inspeção sua empresa passa a identificar algumas irregularidades que antes podiam passar despercebidas, além do mais, consegue ser mais assertiva nas soluções, pois sabe onde é e quando o problema começa, evitando possíveis retrabalhos.

Outra melhoria pode ser o controle dos serviços dos seus fornecedores, você pode acompanhar o processo de produção, assim tem-se a garantia que o material fornecido tem a qualidade e está de acordo com que o empresa pediu. A ficha nunca dispensa outros controles, como ensaio de qualidade do aço fornecido e controle tecnológico do concreto.

Se usadas corretamente, as FVSs dão acesso a um conjunto de informações que permite ter do todo do que acontece na obra.
Elas permitem identificar e avaliar:

  • Produtividade de cada equipe de produção ou empreiteiro
  • Quais serviços requerem retrabalho
  • A principal dificuldade encontrada em cada serviço
  • A qualidade dos materiais: movimentação, uso, desperdício
  • O cumprimento dos procedimentos e prazos
  • Se há serviços conflitantes realizados simultaneamente
  • Se cabe o uso de novas tecnologias para a melhorar a qualidade
  • Cruzar os dados das fichas com problemas ocorridos na operação: determinar assistência técnica

 

  * O Modelo de Ficha de Verificação de Serviço é gratuito e aberto a edições, portanto não nos responsabilizamos pelos conteúdos do mesmo e os resultados apresentados.