Tópicos Principais
- Uma das principais “dores” da construção;
- Diminuição dos riscos na contratação dos empreiteiros;
- Planejamento: essencial em qualquer obra;
- Controle do trabalho dos empreiteiros;
- Importância do sistema de gestão para precisão e controle dos custos de obra;
- Sienge, ferramentas para controle de atividades e medição;
- Integração do Sienge com o canteiro de obras.
Sobre a Palestra
Grande parte das construtoras contratam empreiteiras para suas obras e se deparam com problemas na gestão desses fornecedores, desde a contratação até o acompanhamento das atividades no canteiro de obras.
Até meados da década de 1990, a maioria das construtoras mantinham uma grande quantidade de funcionários em seus quadros, executando apenas serviços muito específicos com o auxílio de empreiteiros. No entanto, o custo da manutenção das grandes equipes começou a pesar e a saída para resolver tal problema foi enxugar os quadros de funcionários e equipamentos ao máximo, contratando empreiteiros para a execução de grande parte dos serviços.
Hoje, as empreiteiras passaram a ser parceiras das construtoras. Mas surgiu, durante essa transição e devido à ausência de um modelo de gestão voltado para a integração de diversos parceiros, uma série de problemas, como a contratação informal e a falha no acompanhamento do serviço, entre outros pontos. Mas você sabe qual o benefício de ter um processo adequado para a gestão desses parceiros? Você conhece os riscos da informalidade na hora da contratação dos empreiteiros? Sabe como subcontratar com qualidade e segurança? A falta de atenção nesse assunto pode gerar custos não previstos nos orçamentos e outras penalidades que perturbam a ordem dos trabalhos das empresas e de seus dirigentes.
Nessa edição do Ciclo Sienge, abordaremos o gerenciamento de contratos com empreiteiros, direcionando alguns cuidados na contratação e no acompanhamento dos serviços prestados, bem como alertando o empresário para a medição do resultado deste prestador de serviço, utilizando a ferramenta Sienge.