Captar leads é uma das práticas mais importantes no marketing digital, mas não só isso. Ela é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa, principalmente as do ramo imobiliário. Quando o assunto é incorporadora, já sabemos que, para seus gestores, a prática de captação de leads é essencial em todo o negócio.
Dessa forma, levar o processo de captação de leads para além da indicação e do círculo da influência do CEO é um passo fundamental para o crescimento de qualquer incorporadora. Mas, primeiramente, é preciso entender verdadeiramente o que são leads e todo o seu conceito.
De forma simples e resumida, lead é uma oportunidade de negócio para a incorporadora. Ou seja, o lead é um cliente em potencial. Para ser considerado um lead, a empresa precisa possuir alguma informação específica sobre a pessoa. Essa informação pode ser e-mail, nome ou qualquer outro dado que acredite ser útil para o plano de marketing da incorporadora.
São várias as alternativas para captar um lead, podendo ser a criação de conteúdo que o atraia de forma orgânica ou até mesmo a prospecção ativa, através de ligações ou visitas. Em outras palavras, um lead é alguém que demonstrou algum interesse no tema do seu negócio e que está possivelmente interessado em saber mais sobre os serviços.
Atualmente, é sugerido que a captação de leads seja diária. Pensando nisso, resolvi criar este conteúdo para que você, gestor de incorporadora, descubra como potencializar a sua captação de leads e alavancar os resultados do seu negócio. Vamos lá?
O que é captação de leads?
Como já falamos, um lead pode ser entendido como um cliente em potencial. Portanto, captar leads significa obter os dados dos seu mais novo potencial cliente. Este, por sua vez, de alguma forma acabou demonstrando interesse no seu produto ou serviço.
A título de demonstração, caso uma pessoa esteja com vontade de adquirir um novo apartamento, ela procurará na internet as melhores opções. É nessa busca que ela poderá encontrar o site da sua incorporadora que, além de oferecer alternativas de apartamentos, disponibiliza muitos conteúdos esclarecedores sobre o assunto.
Então, após ler um conteúdo em seu blog, a sua empresa como solução para a necessidade desta pessoa já é algo mais claro. Logo, após a pessoa se interessar, ela procurará por uma call to action em sua página, algo como:
“Cadastre-se e receba em seu e-mail nosso guia completo sobre como adquirir um apartamento na planta”
Caso deixe seus dados, o leitor passa a ser reconhecido como um lead. Assim, a captação de leads é um dos passos fundamentais para fazer a sua incorporadora crescer.
Mas, afinal, qual a importância de gerar leads?
Alcançar o sucesso no marketing imobiliário não é fácil. Por isso, a captação de leads é uma etapa fundamental para chegar lá! Através de um conteúdo útil e relevante, o objetivo dessa estratégia é a atração de clientes e o seu direcionamento através de todo o processo da compra.
Caso você e sua equipe consigam fazer isso adequadamente, seus leads se tornam clientes fiéis e, principalmente, advogados da marca.
Agora que você já viu um pouco mais sobre o que é captação de leads e qual sua importância para a incorporadora, podemos partir para a parte principal deste conteúdo: como captá-los. Vamos lá?
Dicas de como potencializar a captação de leads na sua incorporadora
Chegamos ao ponto crucial deste conteúdo: a captação de leads. Você sabe como ela pode auxiliar a sua incorporadora?
A partir de agora veremos as melhores estratégias para alcançar um resultado minimamente satisfatório nas suas vendas. Confira algumas dicas:
1. Ofereça um conteúdo interessante
Atualmente, existe uma crescente mudança no comportamento dos novos consumidores. Isso se deve ao fato de que eles estão buscando informações mais relevantes e conteúdos que podem ser úteis através da internet, e essa é a principal premissa do Inbound Marketing.
Porém, anúncios e propagandas são, costumeiramente, ignorados ou bloqueados.
Dessa forma, a melhor opção de apresentar sua incorporadora para novos clientes é oferecendo o que eles necessitam: guias, dicas, notícias e novidades. E, com toda certeza, sempre manter a coerência com sua marca e área de atuação. No caso, o mercado imobiliário.
2. Captando leads através de e-books
Como você já deve bem saber, os e-books são um novo formato extremamente útil e popular para a distribuição de conteúdo. Super relevante para seus leads, ele possui uma vantagem enorme: os seus potenciais clientes estão dispostos ao máximo a oferecer um endereço de e-mail para poder realizar o download do material.
Aliás, o e-mail é uma das informações mais essenciais que a sua incorporadora pode obter dos leads. E sabe por quê? Porque ele cria as oportunidades para futuras comunicações, como newsletters, avisos sobre promoções e alertas sobre novos produtos.
3. Podcasts e outras novas formas de conteúdo
Vale ressaltar também a importância de diversificar o seu conteúdo. Oferecer novas alternativas de conteúdo é uma excelente maneira de captar a atenção do seu público-alvo mais segmentado.
É um fato: atualmente, nem todo mundo vai ter tempo para ler notícias diariamente. Entretanto, com as agendas apertadas e longos períodos de transporte enfrentado pela maioria, podcasts e vídeos são uma boa alternativa de consumir conteúdo relevante.
4. Criação de kits de conteúdo
Sendo uma ótima maneira de utilizar conteúdos, os kits possuem a possibilidade de reutilizar conteúdos produzidos por você e alavancar a geração de leads a partir deles.
Assim, é viável realizar uma seleção de conteúdos com um tema em comum no mesmo ou em diferentes formatos, sendo oferecidos em conjunto para seus futuros clientes.
Por exemplo, é possível fazer um kit de planejamento de tarefas para corretores contendo:
- Apostila sobre a importância de agendar tarefas;
- E-book sobre como agendar tarefas para corretores de imóveis;
- Modelos de planilha para organizar as tarefas.
5. Infográficos
Você tem conhecimento sobre a importância dos infográficos? Atualmente, estão entre os conteúdos mais compartilhados. E isso tem um porquê. Além de serem fáceis de entender, são visualmente agradáveis e muito práticos.
Incentivar o leitor a compartilhar seus conteúdos nas redes sociais é uma tarefa bastante trabalhosa. Mas com o uso de infográficos, o seu material pode atrair muito mais o leitor e fazer com que ele compartilhe o seu material em suas redes sociais.
Além disso, essa é mais uma das formas de captação de leads.
6. Estimule a interação com seus leads
Com a evolução do marketing digital e criação de estratégias nas redes sociais, entendemos que a informação na internet deixou de ser uma via de mão única. Hoje em dia, os clientes estão em frequente interação com as empresas, em especial nas redes sociais.
Porém, existe uma necessidade de estimular essa conversa, pois, do contrário, ela ficaria em torno do “atendimento ao consumidor”. Caso isso aconteça, imagino que não quer que a página da sua incorporadora se torne apenas para problemas e pedidos, correto?
Dicas úteis nesse sentido são: faça perguntas, crie conteúdos interativos, como lives e enquetes, e peça opiniões e comentários. Assim, além de contar com um feedback valioso, é possível estreitar os laços do relacionamento dos clientes com a sua marca.
Dessa forma, você acaba potencializando os resultados tanto na captação de leads quanto nas conversões.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um conteúdo e pudemos ver como funciona a captação de leads em incorporadoras. Um dos pontos-chave para o crescimento de qualquer empresa, a captação de leads é essencial pois é através dela que a sua incorporadora pode alavancar resultados e, consequentemente, alcançar o sucesso.
Esperamos que, através deste conteúdo, você possa entender como funcionam as estratégias de captação e comece a pôr essas dicas em prática.
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