A gestão de empresas de serviços de construção civil precisa contar com um controle financeiro altamente eficaz para ser competitiva e eficiente na crise. Veja como fazer:
De um lado, uma recessão econômica que, já faz algum tempo, vem tirando o sono de colaboradores e dos que estão à frente de prestadoras de serviços de construção civil de todos os portes. Do outro, a grande propensão que as empresas têm em serem prejudicadas por cenários econômicos desfavoráveis como este, a exemplo das pequenas empresas de construção – como as que estão enquadradas no regime Simples Nacional. Um levantamento divulgado no início de 2016 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon/SP) mostrou que 514 mil postos de trabalho foram fechados no setor em todo o país. Saber de dados como esses é, sem dúvidas, preocupante, mas saiba também que passar por uma crise não é de todo ruim. A partir dela, muitos profissionais apostam na alternativa e na oportunidade de mostrar seu lado empreendedor e montar sua própria empresa de serviços de construção civil. Se você faz parte desse time, ou, então, já é há algum tempo proprietário de uma pequena construtora que quer se manter competitiva mesmo em tempos de recessão, este post chegou na hora certa!
Para começar, o primeiro ponto a se destacar aqui é que não, você não precisa colocar em prática nenhuma ação mirabolante para sustentar seus negócios no mercado, pelo contrário: são os processos do dia a dia que, quando bem gerenciados, são capazes de garantir vida longa à sua construtora, mesmo diante de crises como esta. E é em meio a esses itens que se inclui a gestão financeira. Nesse ponto, você pode até estar com a consciência tranquila por já dar atenção a esse aspecto dentro da sua pequena empresa de serviços em construção civil. Mas fica a pergunta: será que sua construtora sabe o que é e tem praticado uma gestão financeira eficiente de fato?
O que é uma gestão financeira eficiente e por que é importante nas pequenas empresas de construção
A administração ou gestão financeira é aplicada para controlar os recursos financeiros de uma empresa da forma mais produtiva possível. O processo compreende principalmente elaboração de planejamentos, acompanhamentos e análises para garantir equilíbrio entre entrada e saída de recursos e orientar os próximos passos de um negócio, visando sempre o desenvolvimento sustentável e a evolução da empresa de serviços de construção civil e possibilitando a identificação de oportunidades de investimento ou de redução de custos, como desperdícios e gastos desnecessários. Mas o que significa, afinal, ter uma gestão financeira adequada? Em geral, os principais sinais são:
#1 Custos, despesas, recebimentos e pagamentos na ponta do lápis
Ao ter conhecimento de seus custos e suas despesas é possível planejar-se de forma mais assertiva para não ser pego de surpresa no meio do caminho. Além disso, precificar de forma adequada cada serviço, de modo que o valor obtido seja justo, valorize seu trabalho, pague as contas e ainda ajude sua construtora a obter o lucro desejado. Saber o quanto sua pequena empresa de construção civil recebe e gasta, bem como de quem e para que, ajuda a controlar melhor o caixa e saber o quanto de lucro está sendo gerado e as fatias que você poderá usar para se manter e reinvestir no negócio.
#2 Contas a pagar e a receber funcionando em sintonia
Conciliar pagamentos e recebimentos ajuda, e muito, a alcançar e manter o equilíbrio financeiro da sua empresa de serviços de construção civil. Um exemplo dessa prática é combinar acertos de compras com fornecedores e pagamentos de salários, por exemplo, para alguns dias após a data em que os clientes fazem o pagamento das parcelas dos imóveis adquiridos.
#3 O que é da empresa, é da empresa
Sabe essa história de que “a empresa é minha e eu posso retirar dinheiro do caixa quando e para o que eu quiser”? Pois é, essa atitude não é nem um pouco recomendável, e, infelizmente, se repete com bastante frequência na gestão de pequenas empresas. Para evitar essa postura altamente prejudicial para o seu caixa e negócio de forma geral, a dica é estipular um “pró-labore” (uma espécie de “salário” fixo para o proprietário) alinhado à realidade da empresa. Isso facilita na hora de separar o dinheiro para seu uso pessoal e o valor que será destinado para a manutenção da pequena empresa de serviços em construção civil.
Como as pequenas empresas de construção podem chegar lá
Quantos dos sinais acima você conseguiu identificar dentro de seu negócio? Se a resposta para essa pergunta não for, lá, muito animadora e a organização das suas finanças estiver caminhando a passos mais lentos do que você gostaria, é bom saber que existem várias ferramentas que podem ajudar sua construtora a ter uma gestão financeira mais competitiva. Entre elas estão:
- Ferramentas de gestão de obras
Se as pequenas empresas de construção, além de prestarem serviços específicos, também trabalham com a execução de obras, é importante destacar que o primeiro passo a ser tomado antes de início de qualquer nova empreitada é a elaboração de orçamentos assertivos. Só assim você terá real ideia do quanto terá que desembolsar e poderá buscar meios para levantamento dos recursos e até enxergar oportunidades de economia e redução de custos. Importante: não caia na armadilha de achar que seus projetos não têm porte suficiente para precisarem passar por “formalidades” como essas – são em deslizes como esses que imprevistos acontecem, e o prejuízo gerado por eles pode prejudicar sua pequena empresa de serviços em construção civil! Já o cronograma físico-financeiro é considerado uma forma bastante eficiente de fazer o acompanhamento do consumo dos valores previstos no orçamento à medida que a obra avança. É gerado a partir da integração de informações do cronograma de obra e do orçamento e, por meio dele, a pequena construtora pode controlar se a obra está evoluindo de acordo com o que já foi gasto até então e identificar possíveis desvios, podendo colocar em prática ações corretivas em tempo hábil.
- A tecnologia
Uma solução tecnológica especializada em construção civil faz toda a diferença no desafio de implementar uma gestão financeira mais eficiente nas pequenas empresas de construção por diversos motivos: o sistema proporciona a integração e o acompanhamento de dados produzidos por ferramentas de gestão de obras, conforme citado no tópico acima; ajuda a empresa de serviços de construção civil a conciliar pagamentos e recebimentos e administrar melhor contas a pagar e a receber; e também permite o uso de recursos altamente tecnológicos e eficientes para aperfeiçoar a gestão financeira, como é o caso dos indicadores de Business Intelligence (BI), por exemplo; dentre inúmeras outras funcionalidades que disponibiliza com foco na administração mais eficiente de finanças. Essa visibilidade plena dos processos financeiros da gestão de pequenas empresas faz com que você tenha mais segurança para tomar decisões e também o ajuda a formar uma estrutura sólida e se preparar para enfrentar a crise e sair mais forte dela. Lembre-se: momentos de recessão são capazes de fortalecer seu negócio e torná-lo ainda mais preparado para aproveitar oportunidades tanto hoje quanto lá na frente, quando a poeira baixar. Cabe somente a você optar por esse caminho e garantir o lugar cativo da sua pequena empresa de serviços de construção civil no cenário econômico por muitos anos ainda! Este post faz parte da série que ajuda sua pequena construtora a se manter firme, forte e competitiva para garantir a sustentação dos seus negócios no mercado. Continue ligado no blog e não perca os próximos conteúdos que estão por vir!