O corretor de imóveis sempre foi conhecido por sua capacidade (ou necessidade) de ser multitarefas. E hoje, mais que nunca, a era da digitalização pede por um profissional com altas capacidades de, além de vender imóveis, vender sua própria imagem. É aí que entra o conteúdo para o corretor de imóveis.
Através da produção de conteúdo de valor, o corretor consegue criar autoridade de mercado, engajar o consumidor digital e ampliar sua zona de atuação.
Quer saber como? Acompanhe 5 ideias de conteúdo para o corretor de imóveis vender mais!
1. Conteúdo de aprendizado
Os conteúdos de aprendizado são aqueles que educam o mercado. Eles ensinam termos que geralmente não são entendidos, auxiliam o entendimento de assuntos importantes e fazem com que o lead se autoqualifique ao aprender mais.
Como seu público é aquele que está em busca de um novo imóvel, seus conteúdos de aprendizado devem ser voltados para essa necessidade. Esse é o único modo de gerar interesse no assunto e fisgar a atenção do público.
Alguns exemplos de conteúdo do tipo são:
- O que é assinatura eletrônica e como ela facilita a compra do primeiro imóvel?
- Você precisa passar pela análise de crédito? Aprenda tudo sobre ela!
- Imóvel pronto vs. Imóvel na planta: aprenda os benefícios de cada um antes de escolher o seu
Não existe limite de plataforma para tratar desses temas. Você pode abordá-los em blogposts, redes sociais e muito mais. Inclusive, é recomendado que você mescle as redes, falando diferentes coisas sobre o mesmo tema nos mais variados locais. Assim, você traz mais completude para o assunto tratado e gera bastante valor agregado a cada tema.
2. Conteúdo de solução
Diferentemente dos conteúdos de aprendizado, os conteúdos de solução não buscam resgatar um conceito ou de fato educar o mercado, mas sim resolver uma dor. Solucionar um problema do público é o passo perfeito para te fazer entrar na lista de melhores profissionais.
Esses materiais geralmente focam muito num problema mal resolvido da persona imobiliária.
Portanto, é necessário que, antes de tudo, você conheça bem a sua persona. Pessoas com foco num imóvel de alto padrão, por exemplo, possuem dores diferentes daquelas mais voltadas para imóveis CVA. Da mesma forma, um cliente investidor possui apelos distintos de quem está em busca do primeiro imóvel.
Exemplos de conteúdos de solução para corretor de imóveis são:
- Não sabe de quais documentos precisa para comprar um imóvel? Descubra agora!
- “Meu cônjuge está com o nome ‘sujo’: como comprar um imóvel assim?”
- Tudo o que você precisa saber sobre o parcelamento da entrada de imóvel
Junto aos conteúdos de aprendizado, os materiais de solução devem compor a maior parte da estratégia de conteúdo para corretor de imóveis. Entenda que seu público não quer ver uma vitrine de produtos, e sim uma gama de materiais com valor agregado.
3. Conteúdos estatísticos
O que não falta no mercado imobiliário é dado relevante. Por meio deles, seu público pode entender melhor os contextos do mercado e dar mais velocidade a sua decisão. Se possível, também é bom apostar em números autorais, resultantes de sua própria experiência.
Caso sua incorporadora utilize um CRM, ótimo. Os dados estarão ali para que você calcule e descubra informações importantes. Se esse não for o caso, tudo bem também. Você pode optar por levantar dados de mercado e entregá-los ao público.
Alguns exemplos de conteúdo dessa categoria são:
- Saiba como a compra da casa própria pode influenciar positivamente a qualidade de vida de 80% dos brasileiros
- 57% dos brasileiros desejam comprar um imóvel: como tornar esse sonho realidade?
- 48,1 milhões das moradias nacionais já são quitadas: quer fazer parte do grupo? Saiba mais!
Os números tornam a realidade mais palpável para quem lê. Por isso, por vezes não basta apenas dizer que a casa própria já é realidade para muitos brasileiros: é importante enfatizar que mais de 48 milhões de moradias próprias já estão quitadas, para que o cliente compreenda a realidade da qual ele pode fazer parte.
Está em busca de dados relevantes sobre pós-venda e atendimento ao cliente? Confira o novo Infográfico CV sobre o assunto!
4. Conteúdo de autoridade
Assim como as estatísticas, o conteúdo de autoridade tem como objetivo dar um choque de realidade no cliente. Mas, dessa vez, em vez de dados gerais, você trará números que agreguem valor diretamente a você, corretor.
O que isso significa?
Bem, a ideia é que você procure trazer materiais que vendam sua imagem de forma positiva para gerar mais autoridade. O que se busca aqui é trabalhar seu nome e sua expertise, de modo a gerar identificação e confiança para o público que deseja comprar.
Exemplos de conteúdo de autoridade são:
- Corretor Y: mais de R$ 10 milhões em venda da casa própria
- Mais de 300 pessoas já realizaram o sonho do primeiro imóvel comigo. Quer saber como você também pode?
- DICA EXTRA: Expor seus últimos cursos e especializações
Atenção, corretor: muito embora esses conteúdos sejam extremamente necessários, eles devem ser usados com cautela. Se você exagerar na medida, pode parecer pedante e, além disso, pode gastar números valiosos num curto período de tempo. Planeje sua estratégia de modo que os conteúdos de autoridade apareçam quando necessário.
5. Conteúdos de gatilho mental
Muitos conteúdos de gatilho mental podem se mesclar aos conteúdos mencionados acima para formar um único material. No entanto, é importante trazê-los separadamente, uma vez que existem ocasiões especiais em que apenas os gatilhos mentais funcionarão bem.
Os gatilhos mentais estão presentes em coisas como o copywriting imobiliário, as abordagens de venda e as campanhas e propagandas.
Contudo, eles podem estar em muitos outros lugares, como no seu e-mail marketing, nas conversas por telefone, nas visitas ao imóvel e outros. O que verdadeiramente importe é que você use estratégias para acelerar a conversão do lead em cliente, como você verá em seguida.
Bons exemplos de conteúdos de gatilho mental são:
- Aproveite enquanto as últimas unidades estão disponíveis (gatilho da escassez)
- Essas condições de pagamento terminam em menos de 24h (gatilho de tempo)
- Grandes celebridades estão apostando em imóveis assim (gatilho de prova social)
- Foram criados somente 3 empreendimentos do tipo em todo o país para um grupo seleto de pessoas (gatilho da exclusividade)
Perceba que os gatilhos mentais trabalham diretamente com os catalisadores de compra. Ao decodificar um desses catalisadores, o cérebro automaticamente sente a necessidade de aumentar a velocidade de decisão, diminuindo assim o ciclo de compra.
Considerações final: um bom conteúdo para corretor de imóveis é o conteúdo que vende
Não sei se você conseguiu notar, corretor, mas de alguma forma todos os conteúdos mencionados te ajudam a vender. Seja através da educação de mercado, solução de problemas ou apelo comercial, de alguma forma você estimula seu público.
Independentemente das redes sociais (ou plataformas quaisquer) onde você se encontre, cada um desses conteúdos pode ser aplicado. E até mesmo nas estratégias offline você pode usar e abusar das categorias mencionadas neste artigo.
Por exemplo: você pode marcar presença no stand de sua incorporadora para tirar dúvidas dos clientes, contemplando os pilares de aprendizado e solução. Pode criar flyers e panfletos mostrando mais sobre seu trabalho, o que entra nos conteúdos de autoridade. Pode, por fim, ministrar palestras dando dados de mercado e concluir com uma chamada para a ação, abordando materiais de estatística e gatilhos mentais.
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