A administração de pequenas construtoras passa por desafios constantes para garantir posicionamento competitivo e lucrativo no mercado imobiliário.
Se você é dono de uma pequena construtora, sabe que os desafios passam por diversas áreas dentro da empresa. Entre elas, a gestão de pessoas, o gerenciamento de projetos, a conformidade regulatória e, principalmente, a gestão financeira.
No artigo abaixo, trouxemos os principais desafios que pequenas construtoras enfrentam e quais são as melhores formas de solucioná-los.
Ao seguir as orientações abaixo, você consegue garantir um crescimento sustentável, lucrativo e manter uma posição competitiva no mercado.
De onde vêm os desafios na administração de pequenas construtoras?
O setor imobiliário possui características que tornam a administração de pequenas construtoras um desafio constante.
A própria natureza cíclica do mercado é uma das principais razões, principalmente pela sensibilidade às mudanças econômicas, políticas e sociais.
Por exemplo, crises econômicas afetam diretamente o poder de compra das pessoas, o que quase sempre resulta em uma queda na demanda por imóveis.
No âmbito político, diversas decisões impactam diretamente as taxas de juros. Quando elas estão mais altas, podem tornar empréstimos para a compra de imóveis uma alternativa pouco atraente para os compradores.
Em meio a uma série de fatores externos que impactam o mercado imobiliário e o poder de compra das pessoas, estão as pequenas construtoras.
A chave do sucesso é uma administração inteligente de recursos e pessoas
Por isso, a grande virada chave está na administração inteligente de recursos e pessoas. Dessa forma, pequenas construtoras conseguem se preparar para lidar com os fatores externos e garantir um crescimento sólido, estável e lucrativo.
Confira abaixo 10 desafios em três principais áreas da administração de pequenas construtoras e saiba como resolvê-los.
Desafios de gestão e gerenciamento de projetos
Desde a fase de planejamento até a conclusão de um projeto, é essencial ter uma equipe de gerenciamento integrada e capacitada que possa garantir que todas as etapas da obra sejam concluídas dentro do prazo, do orçamento e das conformidades regulatórias.
No entanto, para que isso ocorra, os administradores de pequenas construtoras precisam superar desafios de gestão e gerenciamento dos projetos.
1. Falta de comunicação assertiva no canteiro de obras
A falta de comunicação eficaz e assertiva no canteiro de obras é o primeiro desafio nesta área. Se os membros da equipe não estiverem em sintonia, isso pode afetar negativamente a qualidade de entrega do projeto e a satisfação do cliente final.
É importante estabelecer uma cultura de comunicação aberta e transparente, onde todos saibam suas responsabilidades e a quem recorrer em caso de imprevistos.
Além disso, o dono de uma pequena construtora deve estar ciente que precisa orientar e treinar seus funcionários para que saibam prever determinadas situações e agir com prontidão para minimizar prejuízos.
Para saber mais detalhes sobre como fazer uma comunicação assertiva no canteiro de obras, confira este e-book gratuito aqui.
2. Falta de treinamento e desenvolvimento
A falta de treinamento das equipes que trabalham no canteiro de obras também pode se tornar um desafio quando os profissionais não estão capacitados para as atividades que estão exercendo.
Com a constante evolução tecnológica na construção civil, não basta inserir novas ferramentas operacionais e administrativas. É preciso capacitar integralmente todos os envolvidos para que as ferramentas tecnológicas tenham um impacto positivo nos projetos.
O GO Gestor Obras preparou um material atualizado com as principais tecnologias em voga na construção civil em 2023, além da importância do uso adequado dessas ferramentas por pequenas construtoras.
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Desafios financeiros na administração de pequenas construtoras
Gerenciar as finanças em uma pequena construtora pode ser um dos maiores desafios, especialmente quando se trata de planejamento financeiro e gestão orçamentária.
3. Capital de giro insuficiente
Uma das maiores dificuldades financeiras é a falta de capital giro. Com uma maior dificuldade na obtenção de financiamento para projetos, muitas construtoras acabam recorrendo a empréstimos com altas taxas de juros.
4. Concorrência com grandes construtoras
O mercado imobiliário é altamente competitivo, o que pode tornar difícil para as pequenas construtoras competir com empresas maiores e mais estabelecidas.
Grandes construtoras têm mais recursos financeiros e podem oferecer preços mais baixos aos clientes. Por isso, as pequenas construtoras precisam encontrar maneiras de se destacar no mercado, seja com valores ou condições mais atrativas, ou até mesmo com diferenciais na elaboração do projeto.
5. Obtenção de financiamento
As pequenas construtoras também podem enfrentar dificuldades para obter financiamento para novos projetos. Como razão para isso, estão principalmente a falta de histórico de crédito, o baixo faturamento e a falta de garantias para oferecer ao solicitar um empréstimo.
Uma solução é recorrer a soluções de crédito específicas para pequenas empresas. Instituições financeiras ligadas ao Estado costumam oferecer alternativas viáveis, como o BNDES Crédito Pequenas Empresas e o Programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal.
Quando possível, uma pequena construtora também pode procurar investidores particulares para financiar projetos.
No entanto, para qualquer alternativa, é preciso possuir um plano de negócios sólido e ser capaz de demonstrar tanto a viabilidade da execução dos projetos quanto à adequação da construtora à legislação.
6. Elaboração de um planejamento financeiro bem estruturado
Elaborar um planejamento financeiro bem estruturado também é um desafio constante na administração de pequenas construtoras.
A falta de uma gestão financeira eficiente leva a decisões equivocadas e a falta de recursos para investir na continuidade dos projetos e no crescimento da empresa.
Por isso, é fundamental elaborar um plano de negócios que contenha projeções financeiras realistas e uma estratégia clara para atingir os objetivos da empresa.
Além disso, é preciso definir metas claras e monitorar constantemente os resultados. Assim é possível detectar com antecedência possíveis furos de orçamento e garantir formas de evitar prejuízos.
7. Gestão de fluxo de caixa
O monitoramento das entradas e saídas de caixa garante capital suficiente para a continuidade dos projetos e o financiamento de projetos futuros.
A flutuação de caixa é um desafio comum para pequenas construtoras, porque o pagamento pelos serviços prestados pode levar mais tempo do que o previsto.
Por outro lado, as despesas precisam ser pagas em dia e isso pode levar a escassez de recursos e ao atraso na entrega da obra.
A melhor forma de fazer uma gestão inteligente do fluxo de caixa em uma pequena construtora é elaborar um orçamento realista e monitorar de perto as finanças.
Para isso, são necessárias ferramentas de gestão financeira adequadas ao dia a dia da construtora. Nesse caso, o excesso de planilhas pode ser prejudicial, especialmente na falta de uma equipe dedicada ao preenchimento e acompanhamento contínuo das informações.
Atualmente, existem softwares de gestão financeira específicos para pequenas construtoras.
8. Flutuação nos preços de materiais
Os preços dos materiais utilizados na obra podem flutuar, e isso afeta diretamente o orçamento das pequenas construtoras que não possuem estoque.
Por isso, qualquer flutuação de preços ao longo da obra deve ser prevista no planejamento orçamentário.
Além disso, vale considerar firmar contratos de longo prazo com fornecedores de material para garantir preços estáveis.
9. Gerenciamento de dívidas
Gerenciar dívidas é um desafio para todas as empresas, mas pode ser especialmente difícil para pequenas construtoras.
Altas taxas de juros e pagamentos mensais podem prejudicar o fluxo de caixa e tornar difícil o crescimento estável da empresa.
A consolidação de dívidas pode reduzir os pagamentos mensais e, junto a isso, é importante negociar taxas de juros com credores e estabelecer um plano de pagamento viável.
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Com ele, você fica de olho nas melhores práticas de gestão de recursos e nas últimas tecnologias da construção civil. Fique ainda mais perto de alcançar as metas estipuladas para o crescimento do seu negócio.
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Desafios de adequação regulatória
Além da gestão de pessoas, gerenciamento de projetos e gestão financeira, a adequação regulatória também é um desafio na administração de pequenas construtoras.
Por isso, é imprescindível estar ciente de todas as regulamentações locais e nacionais para garantir a conformidade da construtora em todos os projetos.
10. Licenças e permissões
Embora algumas licenças e permissões sejam específicas para cada região, existem documentos que todos os projetos devem possuir para estarem adequados legalmente.
São eles:
- Requerimento de construção civil;
- Título de propriedade;
- Certidão de cadeia sucessória;
- Certidões negativas de ônus e ações reais;
- Alvará de licença para construção civil;
- Projeto arquitetônico;
- NBR 12.721;
- ART ou RRT;
- Alvará do Corpo de Bombeiros;
- PPRA e PCMSO;
- Certidão negativa de registro de imóveis;
- Certificado de regularidade fiscal;
- Certidão de tributos imobiliários.
Para garantir a adequação total da atividade das pequenas construtoras, é preciso verificar todos os itens dispostos no Código de Obras e Edificações do município no qual a obra será executada.
[EXTRA] Segurança no local de trabalho
A segurança no local de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos funcionários e a conformidade com as regulamentações locais e nacionais.
Alguns elementos imprescindíveis para se adequar legalmente às normas de segurança do trabalho na construção civil são:
- Equipamentos de proteção individual (EPIs): Os EPIs fundamentais para a construção civil incluem capacetes, óculos de proteção, luvas, botas e cintos de segurança. É importante que os equipamentos fornecidos sejam adequados para a atividade realizada e que todos os trabalhadores sejam treinados para que a utilização seja correta;
- Sinalização: Áreas de risco precisam ser sinalizadas com placas, fitas zebradas e cones. Além disso, os trabalhadores devem ser orientados sobre os riscos e os cuidados a serem tomados em cada área da obra;
- Inspeção de segurança: As áreas de risco devem ser inspecionadas regularmente por profissionais capacitados para identificar possíveis problemas e adotar medidas de prevenção. Além disso, os trabalhadores devem ser incentivados a reportar os problemas de segurança que identificarem para que possam ser tomadas medidas imediatas.
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Ambiente Regulatório: as principais normas e leis para 2023
Para garantir que a sua construtora está em conformidade com todas as normas vigentes para a construção civil, faça o download do manual de Ambiente Regulatório com as principais normas e leis para 2023.
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Qual a vantagem de substituir as planilhas por uma plataforma de gestão especializada para pequenas construtoras?
Embora as planilhas tenham sido as principais ferramentas de gestão em diversas empresas nas últimas décadas, nem sempre elas dão conta de oferecer um controle eficiente de todas as áreas de um negócio.
Seja pela falta de integração das áreas ou pela necessidade de uma equipe dedicada ao preenchimento e acompanhamento das informações, as pequenas construtoras vêm se beneficiando cada vez mais em utilizar um software específico.
Como vimos, grande parte dos desafios da administração de pequenas construtoras gira em torno da gestão financeira e do planejamento.
Dessa forma, possuir uma ferramenta adequada para dar conta do orçamento, do fluxo de caixa, da antecipação de imprevistos e do auxílio na tomada de decisão pode definir o sucesso ou não de uma construtora.
Faça uma gestão financeira eficiente da sua obra com o GO Gestor Obras
A lucratividade real só existe com gestão eficiente de recursos. E gestão eficiente de recursos é com o GO Gestor Obras
São 3 módulos integrados para você acompanhar em tempo real todas as movimentações financeiras de todas as fases da obra: Financeiro, Compras e Engenharia.
Tenha dados valiosos sempre à mão para fazer ajustes com mais assertividade e garantir a lucratividade final do projeto.
Conheça as vantagens do GO Gestor Obras para pequenas construtoras
- Controle total do orçamento
Controle de todas as movimentações financeiras, como recebimentos, pagamentos, despesas, entre outros. Isso permite uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros e ajuda a evitar problemas como a falta de dinheiro para pagar contas ou fazer investimentos.
- Apropriação de Custos por Etapas
A funcionalidade de Apropriação Por Etapas possibilita um controle em tempo real do Orçado x Realizado em cada etapa do projeto.
Dessa forma, você toma decisões mais assertivas para não exceder o orçamento total em caso de imprevistos.
- Automatização de processos
Ao contrário das planilhas, o GO Gestor Obras possui um dashboard dinâmico e intuitivo com relatórios completos das movimentações de todas as áreas da construtora.
- Consultoria especializada
Para facilitar ainda mais a administração de pequenas construtoras, o GO Gestor Obras também possui uma consultoria especializada para ajudá-lo a fazer uma gestão otimizada de recursos e processos.
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Conclusão
A administração de uma pequena construtora pode ser um desafio, mas com as ferramentas adequadas o sucesso é garantido.
O GO Gestor Obras possibilita que você faça um bom planejamento orçamentário, esteja preparado para imprevistos e tome decisões assertivas em todas as fases da obra. Conte com a gente!