Ficha de Verificação de Serviço (FVS) para atender ao PBQP-H

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

19 de setembro 2022| 13 min. de leitura

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Ficha de Verificação de Serviço (FVS) para atender ao PBQP-H

Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um registro que ajuda a garantir o atendimento a padrões de qualidade. Essa ficha ajuda a avaliar serviços, como por exemplo, dimensões, ângulos, aspectos visuais, defeitos, controles tecnológicos, entre outros cuidados. Acompanhando e avaliando desde o início do serviço, os parâmetros de controle durante a execução e a entrega, respeitando o PBQP-H.

O que é PBQP-H?

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é uma iniciativa do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil com a ONU-Habitat quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). Esse documento previa várias metas, e entre elas estão: a melhoria da qualidade das moradias, atender à pessoas sem moradia,  melhorar a infra-estrutura básica e serviços. Para resolver essas questões, o PBQP-H tem como foco a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Um dos projetos propulsores do PBQP-H é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9000.  No sentido de incentivar as melhorias tecnológicas, o SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica) é proposto para suprir, provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas.

Como participar

Para uma construtora conseguir a certificação PBQP-H, é necessário atender aos requisitos do Governo quanto à documentação e processos de gestão de qualidade. Uma forma de fazer isso é implementar um sistema de gestão de qualidade, como, por exemplo, o que o Sienge oferece.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, exige o certificado PBQP-H como pré-requisito para a concessão de financiamentos habitacionais, como o programa Minha Casa, Minha Vida. Alguns Governos Estaduais e Prefeituras também exigem o certificado para participar de obras públicas.

Quer saber mais sobre as vantagens de ter um software de gestão que te ajuda a atender ao PBQP-H?

Fichas FVSs no Sistema de Gestão de Qualidade

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) estabelece que 25 serviços sejam controlados dentro de um edifício. É recomendado que para cada um destes serviços haja uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) diferente e que cada uma delas passe pelas mãos de mais de um profissional antes de liberar o serviço ou etapa. Com uma boa verificação e controle, evitam-se os custos com retrabalho, demolições, adequações e outras inconveniências que geram estresse no canteiro de obra e perda de tempo e dinheiro para a sua empresa.

Essa fichas são consideradas essenciais para os sistemas da qualidade, pois permitem controlar os detalhes da produção desde o princípio da construção até o final, apenas liberando a próxima etapa da execução quando a anterior estiver aprovada em questão de qualidade.  Há diversos modelos de ficha, as impressas que são preenchidas manualmente, e as eletrônicas, sendo que dentre elas existem as versões mais simples, baseadas em planilhas e sistemas sofisticados, com gráficos, parametrização de fichas e emissão de relatórios, o que de certa forma deixa a inspeção mais detalhada e segura.

Ficha de Verificação de Materiais FVM

muitos profissionais têm dúvidas quanto à execução da Ficha de Verificação de Materiais. Sendo assim, confira as 6 dicas que trouxemos para te ajudar a não errar. Confira!

1. Escolha um modelo simples de ficha

Quanto mais simples o modelo de ficha, mais fácil de preencher sem demora, e maior a chance de que todos os envolvidos entendam a mesma coisa ao procurar informações no documento.

Ao contrário do que pode parecer, não se trata apenas de um documento de “fachada”, uma simples assinatura de recebimento de mercadoria. A FVM é a garantia de que o material que está no almoxarifado é o que deve ir para o canteiro e ser usado na obra.

2. Planeje a estrutura

Um bom modo de fazer esta divisão seria em 3 partes: cabeçalho, corpo e rodapé. No cabeçalho, você identifica a obra em questão, quem é o responsável pela avaliação, detalhes da nota fiscal, número interno de controle da própria FVM e data da verificação.

Por sua vez, no corpo você faz a avaliação de cada item, de acordo com o nível de detalhe que cada material exige. Aspectos como a quantidade de insumos, dimensões e especificações técnicas são úteis. 

Além disso, é importante ser muito claro em dizer se o material é aceitável e, caso não seja, dizer o motivo e como resolvê-lo.

Por fim, no rodapé, você deve colocar o espaço para assinatura do responsável pela avaliação, do responsável pela obra e, como opção, espaço para avaliar a entrega e o atendimento. Também é possível descrever detalhes adicionais de como guardar e manusear os materiais.

3. Não demore para preencher a ficha de verificação de materiais

O ideal é preencher a FVM assim que os materiais são entregues, até porque se encontrar algum problema o profissional responsável deve recusar o recebimento do produto. Caso contrário, isso pode causar sérios problemas com o fornecedor mais tarde.

Além disso, é mais fácil deixar os detalhes de lado e fazer uma verificação negligente se deixar muita coisa acumular no almoxarifado.

Então, percebe como o simples ato de adiar um pouco a avaliação pode comprometer o documento (e a obra) por inteiro? É bom não esperar.

4. Mantenha o documento preenchido acessível a todo momento

De que adianta preencher bem a ficha de verificação de materiais se ninguém conseguir consultá-la depois em um momento de necessidade? Tome o cuidado de guardar cada FVM em um lugar seguro e de fácil acesso, de preferência no próprio almoxarifado.

Uma solução ainda melhor é digitalizar as informações e registrar cada FVM e uma plataforma integrada de gestão. Com isso, todos os dados verificados estarão disponíveis em tempo real.

Mais que isso, com um bom sistema, você consegue descobrir não apenas se os materiais são adequados, mas se você está pagando mais do que deveria por eles ou não.

5. Defina critérios claros de avaliação para cada material

Outro cuidado indispensável para garantir que suas fichas de verificação tenham o efeito desejado é por definir critérios claros e precisos de como avaliar cada item. Sem isso, a verificação pode ficar muito subjetiva e atrapalhar a qualidade das obras.

É verdade que alguns pontos são bem óbvios na hora da verificação, como a quantidade de itens e a especificação dos materiais. Mas o aspecto visual também demanda atenção, e isso nem sempre é tão objetivo quanto se pensa. Assim, estabelecer critérios claros e aceitáveis pode ajudar bastante.

6. Avalie itens complexos com maior atenção

Itens complexos, como aqueles materiais que só funcionam com medidas ou fórmulas exatas, ou materiais de acabamento, também precisam de maior atenção. Um pequeno erro de verificação poderia significar prejuízo grande para a obra, além de atrasos e outros desafios.

E aqui não existe segredo:

O bom e velho olhar atento vai fazer diferença. Por isso, o profissional que vai verificar os materiais não deve fazer isso enquanto realiza outras tarefas, sem prestar muita atenção. É preciso reservar tempo só para isso se quiser evitar surpresas depois.

O bom preenchimento da Ficha de Verificação de Materiais evita problemas na construção civil

A ficha de verificação de materiais, ou FVM, é um recurso muito simples, mas bastante útil para garantir a qualidade das obras e evitar problemas sérios no canteiro. 

Tudo o que você precisa é definir o seu modelo de ficha, de preferência eletrônica, e tomar os cuidados ao trabalhar com ela. Assim, você otimiza o tempo da construção e ainda evita problemas como a falta de documentação adequada. 

Não deixe de seguir essas dicas e preencha sua Ficha de Verificação de Materiais de modo correto.

Que tipo de informação as fichas devem conter?

Primeiramente, as Fichas de Verificação de Serviço devem ser claras, fáceis para preencher e com informações suficientes, afim de garantir o controle da execução e a qualidade do produto. As respostas devem ser objetivas, contemplando desde o início dos trabalhos até a a verificação final. É importante que cada serviço tenha sua ficha de verificação personalizada de acordo com os itens considerados importantes na área, essa designação e elaboração deve ficar a cargo dos gestores de qualidade e é muito importante para que todos consigam desempenhar bem o seu trabalho. Antes de liberar a próxima etapa da obra, deve-se fazer um controle de todas as FVSs que se referem à etapa anterior, analisar se cabe a liberação e só então partir para a próxima.

Para que você tenha um exemplo de como as fichas de verificação podem ser automatizadas, veja o exemplo da ficha de verificação do Sienge, que chama-se Ficha de Inspeção de Serviços e está disponível no módulo de Gestão da Qualidade do sistema. O seu preenchimento da ficha através do sistema é fácil, você pode fazer quando estiver fazendo as medições das obras, sendo pelo módulo de engenharia em campo ou no escritório pelo módulo de suprimentos. Tudo isso ainda conecta-se com o sistema de Gestão de Qualidade! 

Ficha de Verificação PBQP-h
Ficha de Verificação

O que melhora na sua empresa após a utilização das FVSs para PBQP-H?

Com essa inspeção sua empresa passa a identificar algumas irregularidades que antes podiam passar despercebidas, além do mais, consegue ser mais assertiva nas soluções, pois sabe onde é e quando o problema começa, evitando possíveis retrabalhos.

Outra melhoria pode ser o controle dos serviços dos seus fornecedores, você pode acompanhar o processo de produção, assim tem-se a garantia que o material fornecido tem a qualidade e está de acordo com que o empresa pediu. A ficha nunca dispensa outros controles, como ensaio de qualidade do aço fornecido e controle tecnológico do concreto.

Se usadas corretamente, as FVSs dão acesso a um conjunto de informações que permite ter do todo do que acontece na obra.
Elas permitem identificar e avaliar:

  • Produtividade de cada equipe de produção ou empreiteiro
  • Quais serviços requerem retrabalho
  • A principal dificuldade encontrada em cada serviço
  • A qualidade dos materiais: movimentação, uso, desperdício
  • O cumprimento dos procedimentos e prazos
  • Se há serviços conflitantes realizados simultaneamente
  • Se cabe o uso de novas tecnologias para a melhorar a qualidade
  • Cruzar os dados das fichas com problemas ocorridos na operação: determinar assistência técnica

Baixe um modelo de ficha de verificação de serviço (FVS) gratuitamente aqui!

Qualquer dúvida a equipe Sienge está a disposição, nos chame em:
https://www.sienge.com.br/fale-conosco/ 

Fontes: Equipe de Obra Pini, Sienge, PBQP-H, SIAC