Para a sua construtora, já estão claros todos os passos para calcular o custo global dos empreendimentos? 

Como já dissemos em post anterior, o Custo global da construção é um valor que pode te ajudar a analisar lucros e definir preços de venda dos seus empreendimentos. Tendo em vista o objetivo de se manter competitivo no mercado, obter um empreendimento com preço de custo atraente e preço final de venda melhor ainda é essencial, e é aí que o cálculo do custo global do empreendimento pode entrar para ajudar.

Custo global da construção é o valor total mínimo que pode ser atribuído à edificação. Esse valor é calculado com base no custo unitário básico (CUB) praticado na região onde o imóvel está localizado. A multiplicação do CUB pela área total do empreendimento somada ao valor total que a construtora investiu para sua concretização resulta no custo global da construção.

A partir desse valor é que será obtido o custo unitário ou valor por metro quadrado da edificação, efetuando-se sua divisão pela área total do empreendimento e, com isso, estimando o valor de venda de cada uma de suas unidades. Daí a importância de se ter um custo global da construção atraente, uma vez que impacta no preço final oferecido ao consumidor.

Importante: quando se fala no valor total que a construtora investiu para tirar o projeto do papel é preciso fazer um levantamento bem completo desses custos, do início ao fim da obra, de forma a se chegar a um valor de venda justo e, ao mesmo tempo, rentável.

Entre os itens que devem ser considerados nessa conta estão pesquisas de mercado e estudos de viabilidade, custos com terreno, regularizações, elaboração de projetos, mão de obra, insumos e equipamentos.

Para te ajudar a não esquecer de nenhum item, o Sienge preparou o Infográfico Custo Global: 10 itens que você não pode esquecer no cálculo do Custo Global, falando exclusivamente sobre esse tema, faça download aqui:

https://www.sienge.com.br/custo-global/