O marketing hoje faz parte da nossa vida. Não importa onde estejamos ou o que façamos, o marketing está ali por nós e para nós. Tanto que até mesmo aquelas indicações que fazemos para um amigo podem ser consideradas marketing: são o que se conhece por marketing boca a boca. Da mesma forma, o marketing digital imobiliário também pode (e deve) fazer parte da rotina da sua empresa, e você aprenderá o porquê neste artigo.
O que é o marketing digital imobiliário?
Bem, para compreender o termo, é necessário antes entender cada um de seus componentes. Logo, vamos entender o conceito por partes.
Marketing: O marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias traçadas dentro de uma empresa, marca ou organização com o intuito de criar e entregar valor ao cliente, otimizando vendas e gerando mais resultados.
Marketing digital: O marketing digital, por sua vez, é a parcela do marketing voltada para as novas mídias online. Ou seja, o marketing digital trabalha diretamente sobre as novas demandas do cliente e do mercado, cada vez mais virtualizado e dependente da internet.
Marketing digital imobiliário: Por fim, o marketing digital imobiliário designa o setor para onde o marketing digital aponta: neste caso, o setor imobiliário. Todas as estratégias de marketing digital criadas com o intuito de atender às necessidades específicas do mercado de imóveis é considerado marketing digital imobiliário.
Assim como qualquer conjunto de estratégias nichadas, o marketing digital imobiliário existe por uma razão. O mercado de imóveis tem muitas particularidades, tanto em perfil de público quanto em metodologia e funil de vendas. Sabendo disso, é de extrema necessidade que exista uma estrutura suficientemente eficiente para elaborar planejamentos e executar atividades próprias para o segmento.
O papel do marketing digital imobiliário
É importante ressaltar que o marketing digital imobiliário não é uma mera reprodução do marketing digital para o setor. As propostas dele são pensadas e configuradas para atender às necessidades de diretores, gestores, corretores e consumidores imobiliários.
Vender e comprar imóveis é um desafio de ambos os lados. Vender, sobretudo em tempos de recesso econômico e alta competitividade de mercado, se tornou um grande pesadelo; por outro lado, comprar também é mais difícil, pois as opções são muitas e os investimentos são expressivos para o comprador.
Tendo isso em vista, o papel do marketing digital imobiliário é criar uma ponte entre os processos de compra e venda, assegurando uma boa promoção do serviço e, sobretudo, um relacionamento excepcional com o potencial cliente.
Dentre os muitos pontos de importância do marketing digital imobiliário, destaco:
- Horizontalização da concorrência entre pequenas e grandes empresas, uma vez que os players de menor porte agora podem se sustentar na internet para engajar o público e gerar vendas sem dispender o alto valor que a mídia tradicional cobra;
- Digitalização do processo de compra imobiliária: a venda que antes exigia tempo e deslocamento de clientes e corretores, hoje pode ser feita 100% online com as ferramentas corretas;
- Criação de autoridade online através de redes sociais, sites e outras estratégias que ensinarei ainda neste artigo;
- Aproximação do público com o uso de uma comunicação dialógica: a internet permite o diálogo e a interação com o público, coisa que as mídias tradicionais não possibilitavam.
Fazendo do marketing digital imobiliário uma arma de fidelização
Bom, se você é um usuário regular (ou até mesmo esporádico) da internet, já percebeu que a venda digital tomou todos os lugares. Segundo a Agência Conversion, o e-commerce brasileiro cresceu 11,3% no mês de março de 2022. Ainda segundo a plataforma, o mês anterior registrou, no comércio eletrônico nacional, 1,68 bilhão de visitas, somando 20,60 bilhões no último ano.
Esses resultados significativos são altamente influenciados pelo disparo no marketing digital. Hoje, muitas marcas se impõem online e lá expandem seu público, aumentam sua relevância e criam autoridade digital.
E o marketing digital imobiliário vem seguindo esses mesmos passos. Atualmente, não é incomum ver incorporadoras, urbanizadoras e até mesmo corretores de imóvel com forte presença digital.
Por isso, quero ensinar a você que ainda não se apropriou dos benefícios da internet a colocar diferentes práticas de marketing digital imobiliário para funcionar. Vamos lá?
Crie e alimente um site imobiliário
Como falei mais cedo, o e-commerce está crescendo. E parte disso é possibilitada pela existência dos websites. Os sites surgiram com os primórdios da internet, e ainda assim são algumas das ferramentas mais modernas que uma empresa pode ter.
Atemporais, os sites incorporam frequentemente novas funcionalidades e benefícios que te permitem criar um ambiente perfeito para expor produtos, se relacionar com o público, gerar leads e também vender.
Tenha um bom site imobiliário. Apresente seus empreendimentos (seja você um corretor ou uma incorporadora), tenha um espaço para realização de simulação, aposte num bom chatbot e responda seus clientes na hora certa. Só isso já garantirá um passo enorme na sua estratégia de marketing digital imobiliário.
Para aprender o que um bom site imobiliário deve ter, consulte o artigo “Como um bom site pode ajudar sua incorporadora a captar mais leads?”
Marque presença nas redes sociais
“Quem não é visto não é lembrado”. A máxima diz muito por si só, mas vale ressaltar o motivo para isso. Na internet, as informações vêm e vão com muita rapidez. Sendo assim, pode ser difícil gerar a conexão necessária com o seu cliente através de uma ou duas aparições em sua vida.
Mas a notícia boa é que existem coisas que te permitem ter um contato mais prolongado com o consumidor e progressivamente construir com ele um relacionamento: as redes sociais.
Isso acontece porque essas redes:
- São gratuitas tanto para usuários quanto para marcas
- Permitem a interação entre usuário e produtor de conteúdo
- Possibilitam uma quantidade altíssima de postagens
- Indicam para a marca quais são os horários em que o público está ativo
- Possuem a opção de impulsionar posts com poucas quantias de dinheiro
Utilize o e-mail marketing
Uma das estratégias mais prolíferas de marketing digital é o e-mail marketing. Por meio dele, pode-se disparar mensagens para diferentes bases de clientes, adequando sua mensagem ao perfil de público, etapa de compra etc.
No entanto, essa técnica deve ser muito bem pensada. Quando mal aplicado, o e-mail marketing pode te fazer cair no lixo eletrônico da sua base de contatos, o que influencia negativamente a autoridade não apenas do seu endereço de e-mail, mas da sua marca.
Aprenda como planejar e executar um bom e-mail marketing no texto “12 Dicas de e-mail marketing para sua empresa imobiliária”
Para fechar com chave de ouro: aposte num CRM
O CRM é tão bom, mas tão bom, que eu precisei deixar um capítulo especialmente para ele neste artigo, leitor.
É impossível negar os impactos que o uso do CRM imobiliário teve sobre as empresas. Hoje, ele é um dos melhores amigos das organizações imobiliárias. Além disso, seu bom uso pode aumentar em até 30% a produtividade das empresas do ramo. Ou seja, nada a reclamar, só a agradecer.
Um bom CRM para otimizar o marketing digital imobiliário é aquele que te oferece soluções em prospecção, venda e relacionamento. Através dele, é possível:
- Integrar com ferramentas de automação de marketing, telefonia, assistente virtual e muitas outras;
- Acompanhar o funil de vendas com direito a visualizar todo o histórico do lead com sua empresa ou serviço;
- Integrar seu site ao CRM, de modo que sua captação de leads esteja conciliada.
E muito mais! São muitas as possibilidades que um bom CRM oferece para seu marketing. O importante, antes de tudo, é que você esteja assegurado de adquirir uma plataforma completa, bem desenvolvida e, claro, específica para o seu segmento de mercado. Com isso em mãos, você está pronto para revolucionar seus negócios por meio do marketing digital imobiliário.
Gostou do artigo de hoje? Então volte algumas casas e aprimore seus conhecimentos checando as indicações de artigo que deixei no decorrer do texto!
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