Falar sobre marketing para corretores de imóvel pode parecer um tema difícil e complexo. De fato, essa área do conhecimento é bastante densa e está em constante transformação. A boa notícia, no entanto, é que mesmo quem está dando os primeiros passos no assunto já pode elaborar – e se beneficiar das – estratégias de sucesso para divulgação do próprio trabalho.
Os corretores de imóvel podem atuar de forma autônoma, associados a empresas ou a outros corretores. Seja qual for seu modelo de trabalho, uma coisa é certa: você precisa construir sua imagem, vender seu produto e criar uma reputação.
Para alcançar esses objetivos, existem diferentes abordagens de marketing que podem ser colocadas em prática. É como uma caixa de ferramentas que pode te ajudar a fortalecer o relacionamento entre sua marca (neste caso, você mesmo) e os leads, prospects e clientes.
Agora que você já entendeu qual a importância do assunto, vamos conhecer as particularidades do marketing para corretores de imóvel, seus benefícios e dicas práticas de como aplicá-lo no dia a dia.
Como um corretor de imóveis pode atrair clientes?
Primeiro, é preciso descrever qual o perfil ideal do seu cliente. Se você está no processo de vendas de um novo empreendimento, quais as características de seu possível comprador? É um imóvel de alto padrão ou um imóvel de valor mais acessível? É um apartamento de 4 dormitórios ou um studio de 30 metros quadrados? Isso determinará a sua estratégia de comunicação para atrair pessoas interessadas em sua oferta. Clientes mais jovens, por exemplo, pedem apelos comerciais distintos de um público mais experiente. Composição de renda, constituição familiar, e restrições geográficas também são fatores importantes para validar e qualificar seu cliente potencial.
Mas, apesar das diferenças, uma coisa é comum a todos os perfis de cliente: a necessidade de um bom relacionamento. Portanto, para atrair clientes, um corretor de imóveis deve se relacionar bem com eles. E, atualmente, existem ferramentas, metodologias e técnicas infalíveis de marketing com o objetivo de impulsionar esse relacionamento.
Quais são os melhores tipos de marketing para corretores de imóvel?
Como falamos, o Marketing é uma ampla área do conhecimento que se divide em diversas sub-áreas, cada uma delas com ferramentas adequadas a uma ou mais necessidades de relacionamento com o cliente. Entre as abordagens mais difundidas atualmente, destacamos as seguintes:
- Outbound Marketing;
- Inbound Marketing;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing Digital;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing Viral.
Entenda melhor cada um deles e como podem beneficiar sua prática de corretagem.
Outbound Marketing
Outbound Marketing também é conhecido como Marketing Tradicional. É aquele no qual a empresa vai ativamente ao encontro do cliente com campanhas, ligações, panfletagem e outros métodos tradicionais.
Inbound Marketing
É um marketing mais moderno, proveniente das novas tecnologias da informação. No Inbound, o cliente vai até a empresa, consumindo conteúdos, seguindo nas redes sociais e cumprindo com uma jornada de compra que culmina na conversão do cliente.
Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento é completamente focado em estratégias para dialogar com o cliente. Uma das coisas mais prezadas por esse tipo de marketing é a satisfação do cliente, então a metodologia atua no sentido de fidelizar e gerar uma experiência para o comprador.
Marketing Digital
Marketing Digital é aquele focado no ambiente digital, na internet e nas novas tecnologias. Pode ser feito de diferentes formas, contanto que esteja situado no universo digital. Além disso, pode mesclar o mundo real e o digital – por exemplo, com o uso de QR codes em nos tapumes do empreendimento em construção para apresentar suas características em vídeos ou em tour virtuais.
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo se refere ao planejamento e criação dos mais diferentes tipos de conteúdo, como ebooks, posts, blogposts, livros e outros materiais de valor agregado. Diferentemente do que se pensa, Marketing de Conteúdo não é o mesmo que Marketing Digital, embora as duas estratégias por vezes dialoguem.
Marketing Viral
É o marketing feito para viralizar, cair na boca do povo. É normalmente percebido em grandes empresas que têm uma “sacada” de marketing, mas também acontece em nichos inesperados, como é o caso do Cemitério Jardim da Ressurreição, que viralizou com sua abordagem bem humorada o tema da morte.
Como elaborar um plano de marketing imobiliário?
Antes de tudo, você deve entender que não irá pegar um ou outro tipo de marketing específico e aplicar à sua estratégia de forma exclusiva. O marketing para corretores de imóvel deve ser uma mescla de diferentes possibilidades, para que seja completo.
Portanto, os principais tipos de marketing que estarão presentes na sua estratégia serão: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Marketing Digital.
Claramente, você pode implementar sua estratégia com diferentes propostas e outros tipos de marketing, a depender do que funciona para a imagem que deseja passar. Sabendo disso, passamos para a fase de entender o que você precisa:
- uma marca autoral;
- perfil ativo nas redes sociais;
- calendário de postagens para essas redes sociais;
- um ou mais canais de comunicação direta com o lead / cliente;
- website ou blogsite.
Todas essas informações devem estar contidas no seu plano de marketing. Mas esse é apenas o início, o “briefing” do seu plano. Ele também deve trazer algumas informações associadas, como:
- objetivo (atrair mais clientes, reter clientes atuais, aumentar o número de leads ou outro);
- estratégias e plano de ação com calendário;
- métricas e análise.
O que postar sendo corretor de imóveis?
Existe uma dúvida muito grande sobre o que postar sendo corretor. Posto fotos em família para parecer acessível? Fotos de imóveis para gerar desejo de compra? Posto coisas do dia a dia para que meu público se identifique?
No marketing para corretores de imóvel, não existe resposta certa ou errada. Nenhuma das opções que dei deve ser desprezada, mas também não devem ser as únicas priorizadas. Para montar uma estratégia de longo prazo, você deve saber incorporar diferentes abordagens ao seu calendário de produção.
No artigo “15 dicas de conteúdo para as redes sociais do corretor de imóveis”, o Blog do CV vai a fundo nesse tema e fala exatamente quais conteúdos você deve postar para se sair bem nas redes sociais.
Como diminuir custos através do marketing?
Você deve se lembrar dos tipos de marketing que pontuei no decorrer do texto. Percebeu que em pouquíssimos momentos eu mencionei cartões de visitas, panfletos e outras formas de divulgação tradicionais?
Pois bem, fiz isso por um motivo. Eu e você compreendemos que ser corretor de imóveis é uma profissão bem remunerada, mas isso não significa que você pode sair gastando com o que não faz sentido. Portanto, quero pontuar algumas formas aplicáveis de diminuir custos através do marketing para corretores de imóvel.
- Migre do cartão de contato físico para o digital. Além de cortar gastos, amplia o alcance de público e pode ser compartilhado entre o próprio público;
- Capte seus clientes online: com as redes sociais, você pode patrocinar posts de divulgação somente para a sua área de atuação, atraindo clientes e gastando pouco;
- Diminua a quantidade de impressos usando o marketing digital para se promover;
- Reduza o custo por lead através de uma boa estratégia de captação.
Se você tem interesse em aprender mais sobre como captar, qualificar e converter leads, sugiro a leitura dos seguintes materiais:
Guia CV de qualificação de leads
Como atrair clientes e vender mais
Descubra o fenômeno da Pré-venda Imobiliária
O que colocar na bio de um corretor de imóveis?
Essa é mais uma questão muito comum quando o assunto é marketing para corretores de imóvel. A verdade é que muitos corretores não sabem por onde começar, e está tudo bem! Afinal, essa nova atribuição de criador de conteúdo só foi acoplada a corretagem de imóveis recentemente, com o nascimento do corretor 2.0.
Resumidamente, cada rede social pede por um tamanho, padrão e tipo de bio diferente. Mas o que todas têm em comum é o fato de que você deve ser breve, expor seus atributos (quantidade de imóveis vendidos, número de clientes e tempo de atuação são exemplos de atributos) e gerar uma promessa para o cliente (“Realizando sonhos em forma de imóvel” é um exemplo de promessa).
Além disso, e não menos importante, é deixar um meio de contato. Pode ser um link do linktree com suas outras redes sociais, um número de WhatsApp, seu e-mail ou qualquer que seja seu melhor ambiente para o primeiro contato.
FAQ: perguntas frequentes sobre o tema
Como um corretor de imóveis pode atrair clientes?
O marketing para corretores de imóvel é comumente utilizado para atrair clientes, gerar vendas e também fidelizar sua base. Pode ser feito de diferentes formas, desde que haja a priorização do relacionamento sobre a venda.
O que postar nas redes sociais de um corretor de imóveis?
Um corretor de imóveis pode postar dicas de turismo na região onde atua, fotos dos seus melhores imóveis, vídeos e textos dos clientes satisfeitos, datas comemorativas e muitas outras possibilidades.
Como elaborar um plano de marketing para vender imóveis?
Um plano de marketing imobiliário precisa de objetivo, persona, estratégia e plano de ação e, por fim, métricas e análises. Além disso, deve trazer um calendário de ações, um estudo de mercado e outras informações práticas.
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