Na Construção Civil, o orçamento de obra é indispensável para o sucesso das empresas em seus projetos. Ter todas as etapas e atividades desenhadas, estimar os recursos necessários e prever a composição das equipes de profissionais são apenas algumas das tarefas mais desafiadoras. No projeto da obra, o orçamento, requer atenção e foco dos profissionais envolvidos. Um bom orçamento na Construção Civil permite prever receitas e despesas futuras, controlar desvios e até projetar, com bastante precisão o resultado econômico a ser alcançado na conclusão do projeto.
O orçamento na Construção Civil deve contemplar todas as necessidades da obra – aquelas já apresentadas e também aquelas que estão por vir. Com um universo de possibilidades tão amplo, prever o custo das situações inusitadas, que fogem do roteiro da obra, é um dos maiores desafios e realizar um bom orçamento requer um trabalho minucioso e a contribuição de diversas áreas da empresa, como compras e recursos humanos.
Um orçamento na Construção Civil bem elaborado é a chave para o sucesso dos negócios.
Ainda assim, muitos se arriscam ao não se dedicar à sua elaboração e outros até iniciam a construção sem ter o orçamento pronto. O descuido nesta etapa impacta em todas as demais. Para quem corre o risco e começa uma construção sem orçamento, qual o tamanho do problema? Você pode conferir a resposta dessa pergunta nesta palestra, do consultor Ronaldo Machado Júnior.
Neste post, lançamos outra pergunta: orçamento na Construção Civil, quais as vantagens de ter um?
Muito além de um simples cálculo de preço de referência, o orçamento na Construção Civil tem como objetivo projetar com precisão o resultado econômico a ser obtido no momento da conclusão da obra. O orçamento é fundamental para a tomada das melhores decisões, seja na hora de negociar o prazo de um contrato de prestação de serviços de Construção Civil, seja para definir o preço do empreendimento imobiliário e iniciar as vendas.
Na obra e na empresa: vantagens e benefícios do orçamento na Construção Civil
Se sua construtora tem se deparado com baixo resultado financeiro nas obras, o vilão pode ser o orçamento mal elaborado ou, então, o pouco tempo dedicado a ele. Para mostrar as vantagens do orçamento na construção civil – na tentativa de convencer você a fazê-lo – elencamos cinco (boas) razões que justificam a elaboração para cada obra.
- Torna o planejamento da obra muito mais assertivo: o orçamento na Construção Civil divide-se em três etapas: estimativa de preços e prazos; detalhamento do planejamento e do orçamento; e acompanhamento por meio de sistema de gestão. Assim é possível fazer uma melhor gestão de obra e seguir à risca o planejamento.
- Permite a criação de uma boa base de insumos e composições: com um orçamento na Construção Civil completo, com todos os quantitativos de consumo de material, a construção flui com mais segurança, controle e menos desvios. Há clareza do que fazer, de quanto comprar e quanto pagar por cada insumo ou serviço.
- Gera um maior controle no canteiro de obras: com o orçamento na Construção Civil definido, todo o planejamento da obra é favorecido. Pode-se determinar a rotina da equipe no canteiro, planejar atividades com margem de tempo nos cronogramas, e garantir o controle dos custos do canteiro de obras, evitando gastos adicionais e inesperados.
- Garante mais rentabilidade nas vendas: quanto mais assertivo o orçamento na Construção Civil mais confiança ele gera sobre o custo da obra e o valor de venda, de modo que torna-se mais fácil identificar a rentabilidade de cada empreendimento.
- Resulta em credibilidade e confiança no mercado: a elaboração de um orçamento na Construção Civil assertivo ajuda na definição das datas de compras e aquisições de máquinas, equipamentos e insumos na hora certa para a obra começar e terminar. Tal controle evita possíveis atrasos, garantindo a confiança dos clientes e a credibilidade perante o mercado.
Orçamento na Construção Civil: mais controle e rentabilidade
Um estudo recente realizado pela consultoria Deloitte junto a construtoras aponta o desvio médio de 21,7% entre o orçado e o realizado em uma empresa. Neste cenário, diagnosticar os fatores que acarretam a imprecisão do orçamento na Construção Civil é o primeiro passo para reduzir a margem de riscos e manter os desvios controlados. Assim, o orçamento na Construção Civil é uma ferramenta e também um diferencial competitivo.
Na gestão de obras, o orçamento bem elaborado contribui para o levantamento dos recursos necessários e, principalmente, para o controle apurado de custos, garantindo a correta definição da margem de lucro da construtora e o seu alcance. Com o orçamento na Construção Civil, a empresa ganha maior poder de negociação junto aos fornecedores, e acesso a um histórico valioso de informações sobre os insumos e as correções mais comuns nas obras.
A compatibilização de projetos da construção (topográfico, estrutural, hidrossanitário, elétrico, de refrigeração e arquitetônico) também fica mais fácil, na prática, quando já está estipulada no orçamento. Com esse indicativo no orçamento, temos diminuição de custo e tempo no canteiro de obras, redução do desperdício e eliminação do retrabalho.
Orçamento na Construção Civil: construção colaborativa
Com tantos benefícios e vantagens não dá para deixar de se dedicar ao planejamento e ao orçamento na Construção Civil. O processo de elaboração é exigente, mas recompensador. O melhor é saber que, com o auxílio da tecnologia, a definição do orçamento na Construção Civil pode ser feita com a participação de todos os perfis profissionais envolvidos no planejamento e na execução da obra. Com o orçamento colaborativo, é possível evitar as oscilações entre a falta de insumos (que pode comprometer os prazos) e o excesso de estoque (cujo armazenamento inadequado pode resultar em desperdício de material).
Veja quais profissionais e áreas estratégicas podem participar e contribuir na fase de levantamento de custos da construção:
- Engenheiro da obra: é importante conhecer o perfil desse profissional e sua autonomia na tomada de decisões sobre custos. As informações preliminares dadas por ele podem evitar equívocos no orçamento na Construção Civil e retrabalho, evitando também trocas de fornecedores ou de tipo de material.
- Compras: o olhar desta área contribui para mitigar problemas no orçamento com fornecedores, por exemplo. Avaliar os prestadores de serviço evita que sua empresa dependa de um único fornecedor, o que pode gerar impactos e custos na obra.
- Planejamento: ter uma análise global do projeto contribui para dimensionar os custos com mais precisão. Assim, será possível prever o trabalho de logística ou ainda identificar melhores técnicas e serviços a serem adotados.
Métodos e ferramentas simplificam o orçamento na Construção Civil
Com a exigência e a competitividade no mercado, as construtoras têm o desafio de buscar e adotar ferramentas que permitam um o maior controle nos métodos de planejamento, e mais precisão no orçamento na Construção Civil e nas etapas de execução. Para a gestão das informações da obra e, principalmente, para apoiar o controle de custos, a curva ABC é uma metodologia facilitadora que permite estabelecer um orçamento na Construção Civil organizado, com foco na gestão do custo, e possibilidade de mensurar os custos de insumos, mão de obra e equipamentos, fatores que mais pesam no valor total da obra ou do serviço. E o melhor de tudo: ela pode ser feita utilizando o Excel ou por meio de um software especializado na Construção Civil.
Sistema para gestão de custos
Se a opção for usar um software para instituir a Curva ABC de Orçamento na Construção Civil, o sistema, dentre outras funções, é capaz de:
- Projetar a coleta de dados (memorial descritivo, projetos, encarregados, clientes);
- Capturar informações consultando, inclusive, a base de dados e o histórico gerado;
- Calcular o percentual de modo automatizado;
- Estruturar o relatório da curva ABC, com relatórios gerenciais e de engenharia, e o desenho da própria curva.
Na prática, a curva ABC indica os insumos mais utilizados; o que pode ser priorizado na redução de custos, e os impactos dados pela variação de preço dos insumos. Com o método e a adoção de um sistema, o gerente tem um maior controle sobre o orçamento na Construção Civil, negociando itens que mais representam o custo total, com maior potencial de barateamento. Como tem um maior domínio sobre o processo, o gestor pode delegar a outras pessoas a negociação de itens que não impactam tanto no orçamento geral.
Com um ERP (sistema de gestão integrado) especializado, desenvolvido especificamente para o setor da construção, é possível eliminar os controles paralelos que cada orçamentista e engenheiro de obra fazem da curva ABC e concentrar em uma única solução as informações, com mais organização e acuracidade, gerando inteligência competitiva para a construtora.
Se a estratégia é implantar um sistema de gestão para simplificar e integrar os processos, reduzindo custos, a questão é: como escolher a solução ideal para sua construtora? Quais critérios tornarão sua escolha assertiva e trarão ganhos rapidamente?
Para lhe ajudar nesta decisão, foram selecionados quatro critérios muito importantes que devem ser considerados nesta análise:
- Ter flexibilidade para simulações: a solução ideal para a confecção de seu orçamento na Construção Civil precisa permitir o registro de vários cenários, para que você possa trabalhar com várias opções até concluir qual será o oficial para a obra em questão.
- Permitir análises em níveis de agrupamento: uma solução tecnológica de qualidade deve permitir de forma fácil a confecção de planilhas orçamentárias a partir da configuração de composições, etapas e sub-etapas específicas de cada obra.
- Ter integração com outras áreas da empresa: a solução ideal aumenta a velocidade na montagem do orçamento na Construção Civil pelo reaproveitamento das informações já existentes em sua empresa. Para garantir assertividade no processo orçamentário, e dar uma visão física, econômica e financeira, a integração com as demais áreas é fundamental.
- Manter histórico dos orçamentos na Construção Civil: a possibilidade de revisitar orçamentos já concluídos ajuda demais sua empresa a reutilizar experiências já vividas. O reaproveitamento de orçamentos e a integração com as demais áreas contribuem para garantir maior assertividade e velocidade na confecção de novos orçamentos.
Planilha Orçamentária
Se a construtora visa trabalhar na fase de elaboração e acompanhamento do orçamento das obras, além do software, qual outro método pode ser usado?
Diante da importância e da necessidade de priorizar a gestão de custos, outro caminho possível para fazer a gestão de orçamentos na Construção Civil é adotar uma planilha de orçamento empresarial. Com o uso desta, a construtora garante eficácia no orçamento e na projeção de vendas e de investimentos, bem como assegura a correta elaboração do demonstrativo de resultados. A planilha de orçamento da obra permite ao gestor organizar e prever os gastos de cada obra, bem como fazer a gestão de quantitativos da mesma. Está tudo previsto e registrado: basta fomentar e acompanhar!
Tudo muito prático, mas por onde começar?
Para te ajudar, produzimos um Modelo Gratuito de Orçamento de Obra que você pode baixar clicando abaixo:
Veja como utilizar o nosso modelo neste vídeo: