Enterprise Resource Planning ou, para quem não domina o inglês, Planejamento dos Recursos da Empresa. Este é o significado de ERP, que vem do inglês e reúne diversas atividades comandadas por um software.
É desta tecnologia que vamos falar hoje! O software objetiva otimizar o fluxo de informações de uma empresa, disponibilizando em tempo real a performance de diversos setores, inclusive do canteiro de obras. O ERP facilita automaticamente o processo de tomada de decisão dos gestores de uma organização.
Ficou interessado? Então continue comigo e veja a seguir como esse Sistema de Gestão Empresarial atua no gerenciamento de processos dentro de uma construtora ou incorporadora!
Para que serve o ERP nos processos de gestão?
Se há um desafio na Construção Civil, podemos dar destaque à falta de controle total entre a gestão e o que acontece no canteiro de obras. Lidamos diariamente com situações complicadas devido à ausência de organização das informações entre os setores.
Esta falta de praticidade na tomada de decisões ocasiona retrabalhos e gastos que poderiam ser evitados. Se práticas preventivas de controle fossem aplicadas no gerenciamento da obra desde o início, haveria uma considerável diminuição de desperdício de tempo e de custos.
Quando pensamos em organização, de cara já pensamos em planilhas não é mesmo? E mais, uma planilha para cada função. Mas você já calculou o tempo gasto para gerenciar todos estes dados armazenados e a probabilidade de erros? Por conhecimento de causa, já te adianto que você gastaria MUITO tempo e cometeria erros acima das expectativas.
Afinal, gerir uma construtora é ser responsável pelas vendas, pedidos, folhas de pagamento, contas a pagar e a receber, estoque, nota fiscal e diversas outras demandas que o segmento exige.
Hoje vou mostrar como é possível fazer uma análise de todas as informações de maneira mais rápida dentro de um único sistema, pois é para isso que o software ERP existe. Para diminuir sua margem de erro, atuando com maior eficácia em seu gerenciamento.
Vamos lá?
Por que integrar informações?
Até aqui já deu para perceber que a comunicação entre os departamentos da empresa é a chave para a organização necessária dos processos. Mas sabemos que, quando o assunto é canteiro de obras este quesito se torna um pouco mais complicado. Vou citar um exemplo:
O setor de compras verifica que há uma matéria prima que está sendo pouco usada e decide não se preocupar com o estoque. Um belo dia o pessoal da produção decide utilizar esta matéria prima no lugar do material de costume e esquece de avisar ao departamento de compras. Dá para imaginar o fim dessa história?
A matéria prima irá acabar, a produção vai parar e se caso a empresa não tiver recursos financeiros disponíveis naquele momento, o prazo vai estourar e o cliente não vai gostar nada disso.
Agora imagine todas estas informações disponíveis em um único sistema! A comunicação entre os setores da empresa desde a produção ao financeiro seria beneficiada. Com um sistema de informações integradas, o gestor poderá elaborar estratégias e solucionar a tempo situações que podem ser prejudiciais a obra.
Agora vamos ver como funciona o software ERP.
Camadas do ERP
Separei de maneira resumida um pouco do mecanismo do sistema, para que você tenha conhecimento das três camadas que dividem o sistema.
Camadas:
- Apresentação: Nesta camada o usuário preenche os campos para que possa ter acesso ao sistema. Esta é a camada que iniciará a comunicação interna no sistema para que processamentos possam ser efetuados.
- Processamento lógico: Aqui as informações que o usuário forneceu na camada de apresentação são integradas com os módulos do sistema. Mediante uma solicitação do usuário, a resposta é fornecida pelo sistema e salva no banco de dados. É nesta camada que ficam armazenadas os processos empresariais, as novas atualizações, segurança do sistema e melhorias do desempenho. Ou seja, a integridade do sistema está localizada aqui.
- Armazenagem: Após o usuário passar pela camada do processamento lógico, as informações caem na camada de armazenagem para serem salvas em um banco de dados. Isso garante a confiabilidade de que as informações fiquem gravadas e que possam ser acessadas futuramente.
Você também tem a possibilidade de exportar informações de documentos e arquivos para o ERP.
Ao implantar um sistema ERP, melhorias perceptíveis tomarão espaço em pouco tempo. Uma dessas melhorias sem dúvidas será o fato de seus dados estarem armazenados de forma extremamente segura e sempre atualizados em tempo real evitando retrabalhos.
A empresa terá informações necessárias para planejar com mais qualidade, diminuir custos e elevar os processos de produção para um patamar superior. A gestão ganha uma nova dinâmica devido a segurança e rapidez na obtenção dos dados.
Agora que você já sabe que implementar o sistema ERP irá proporcionar resultados concretos à sua empresa, além da estrutura, organização e inúmeros benefícios, aproveite para conversar com um de nossos consultores e viabilize o sonho de crescimento contínuo do seu negócio!
Gostou do post? Lembre de curtir, compartilhar e não deixe de contar pra gente sua experiência com software ERP. Você já utilizou algum? O que achou?